sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O NOME DE DEUS ESTÁ PRESENTE EM MINHA VIDA

O Nome do meu Senhor é tremendo e me satisfaz

Para o povo de Deus do passado, assim como do presente e do futuro, o Senhor Deus é Todo-Poderoso e imutável. É o mesmo de ontem, de hoje e eternamente. É O Deus de amor, de bondade, de justiça e de misericórdia. É o Criador do homem e de todas as coisas e o Sustentador do Universo.

O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua) - "Josué", que significa "Iavé é salvação". A Septuaginta (tradução grega do Velho Testamento) usou o nome Iesus para Yehoshua; Portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua.

ELOÌM ou Elohim – (plural אלחים) é a idéia do Deus da Providência; Deus da Criação. É a idéia do Deus Uno que se manifesta na Trindade; e Eloah – (singular ה׀לא) Deus. Este é o primeiro nome de Deus que surge na Bíblia: “No princípio criou Deus (Elohim – אלחים) os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Elohim – אלחים aparece 2498 vezes e Eloah – ה׀לא aparece 57 vezes e desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. El-Berit = Deus que faz pacto ou aliança (Gênesis 31:13, 35:1-3); (Gênesis 1:1), e aqui o nome encontra-se em sua forma plural, mas o verbo continua no singular, indicando a Triunidade de Deus na unidade do seu Ser. Este nome mostra a grandiosidade e o poder de Deus. Este nome encontra-se somente no relato da criação (Gênesis 1:1-2:4); é o Seu nome de criação. Eloím é sempre traduzido no português, como Deus em nossa Bíblia.

YHWH – (יהוה) = Adonay –– Senhor. O “Tetragrama Sagrado - יהוה escrito apenas por quatro consoantes: yod, he, vav, he (o alfabeto hebraico não possuía vogal): YHWH.. Iavé, na pronúncia hebraica ou Jeová, na pronúncia latina, significando O Senhor. Encontrado em mais de sete mil versos bíblicos. Nome Santo, conforme ordem divina era proibido tomar o nome do Senhor (YHWH) em vão. Assim temiam e temem pronunciar o tetragrama e, em seu lugar, substituem-no por Adonai = Senhor ou “O Nome” ou “há’Shem - em conversas informais” em hebraico.

NOMES DE DEUS COM A PRONUNCIA LATINA

Jeová Jiré – O Senhor Proverá. (Gen 22.14). Precisamos ter a convicção que o Senhor há de prover, mesmo quando não vemos a solução.

Jeová Nissi – O Senhor é Minha Bandeira. (Ex 17.15). Devemos mostrar a todos que servimos ao Senhor e que Ele é nosso estandarte.

Jeová Shalom – O Senhor envia a Paz – (Juízes 6.24). Somos um povo de Paz e vivemos na Paz do Senhor, promovendo a harmonia entre as pessoas.

Jeová Samá – O Senhor está ali. (Deus está presente). (Eze 48.35). O Senhor está presente no destino do seu povo, está presente na Cidade Santa, permanentemente presente junto aos seus.

Jeová Tsidkenu – O Senhor Justiça Nossa. (Jer 23.6; 33.16). O Senhor é a nossa justiça e o nosso Juiz Supremo. Nele devemos basear nossa forma de fazer justiça..

Jeová Sebhã’oth – O Senhor dos Exércitos (1Sam 1.3;17.45) O Senhor das hostes celestiais, Anjos e Estrelas. Todos os que lutam pelos Servos do Senhor. OS

JEOVÁ-HOSENU, "Senhor nosso criador". Salmo 95:6.

JEOVÁ-RAFÁ, "O Senhor que te cura". Êxodo 15:26.

JEOVÁ-M?KADDÉS, "O Senhor que te santifica". Levítico 20:8.

JEOVÁ-ELOENU, "O Senhor nosso Deus". Salmo 99:5 e 8.

JEOVÁ-ELOEKA, "O Senhor teu Deus". Êxodo 20:2,5,7.

JEOVÁ-ELOAI, "O Senhor meu Deus". Zacarias 14:5.

JEOVÁ-ROÍ, "O Senhor é meu pastor". Salmo 23:1.

JEOVÁ-HELEIÓN, "O Senhor o altíssimo". Salmo 7:17; 47:2.

JEOVÁ-TSIDKENU, "O Senhor nossa justiça". Jeremias 23:6.

EL-SHADAI

Este nome composto é traduzido "Deus o Todo poderoso" (El é Deus e Shadai é Todo poderoso). O título El é Deus no singular, e significa forte ou poderoso. El é traduzido 250 vezes no Velho Testamento como Deus. Este título é geralmente associado com algum atributo ou perfeição de Deus, como Deus Todo poderoso (Gênesis 17:3); Deus Eterno (Gênesis. 21:33); Deus zeloso (Êxodo 20:5); Deus vivo (Josué 3:10).

Shadai, sempre traduzido Todo-poderoso, significa suficiente ou rico em recursos. Deus é El-Shadai - O poderoso para abençoar.

El (אל) = Deus, “aquele que vai adiante ou começa as coisas” Singular e ocorre 250 vezes. Pode ser usado como “deus” para falsos deuses, mas também “Deus” para o verdadeiro Deus Eterno.

El-Elyon (עליוןאל) = Deus Altíssimo; Deus da aliança (Gênesis 31:13, 35:1-3); O Excelente, o alto, o Deus Glorioso”.
El-Ne‘eman = Deus de graça e misericórdia (Deuteronômio 7:9);
El-Nosse = Deus de compaixão (Salmos 99:8);
El-Olan (םאלעל) = Deus eterno, da eternidade (Gênesis 21:33);
El-Qana = Deus zeloso (Êxodo 20:5; 34:14);
El-Ro‘i = Deus da vista (Gênesis 16:13);
El-Sale‘i = Deus é minha rocha, o meu refúgio (Salmos 42:9-10);


OS NOMES DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

1. TEOS. No Novo Testamento grego este é geralmente o nome de Deus, e corresponde a Eloim no Velho Testamento hebraico. É usado para todas as três pessoas da Trindade, mas especialmente para Deus, o Pai.

2. PATER. Este nome corresponde ao Jeová do V. T., e denota a relação que temos com Deus através de Cristo. É usado para Deus duzentas e sessenta e cinco vezes e é sempre traduzido como Pai.

3. KÚRIOS. Este nome é encontrado centenas de vezes e traduzido como; Senhor (referendo a Jesus), senhor (referendo ao homem), Mestre (referendo a Jesus), mestre (referendo ao homem) e dono. Em citações do hebraico usa-se muitas vezes em lugar de Jeová. É um título do Senhor Jesus como mestre e dono.

4. CHRISTUS. O Ungido - Cristo. É o nome do Messias ou Salvador por muito tempo esperado. O NOVO TESTAMENTO utiliza este nome exclusivamente para Jesus de Nazaré.

Todos os nomes do Senhor Deus nos mostram que Ele é Amor, Bondade, Misericordioso, Eterno, Imutável, Imanente e Transcendente sendo o alvo de nossa adoração e louvor.

Ele está presente em minha vida constantemente com todos os significados de seu nome. Ele é o meu sustento e a minha alegria, assim como o meu Senhor Eterno. Está Ele presente na sua vida também?

2 comentários:

Anônimo disse...

Se ele vai voltar, você poderia me responder quando isso irá acontecer?
Já se passaram 2010 anos e a mesma espera ainda não aconteceu.
Se souber informe o dia, a hora e o local.
Caso contrário não fale perguntas infundadas.

renatacosta.d disse...

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1 Coríntios 1:23
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1 Coríntios 3:19