quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BIBLIOLOGIA - I

    Unidade I

 1.      QUE É A BÍBLIA. A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. Esta atitude para com a Bíblia é de capital importância para o êxito no seu estudo. Nossa atitude para com a Bíblia  mostra nossa atitude para com Deus. Sendo  a Bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus. Ignorar a Bíblia é ignorar essa vontade. Certo autor anônimo corretamente declarou: “A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando!”

-        O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, Crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo..

ð      Porque devemos estudar a Bíblia – Dentre as muitas razões, algumas são:

ð      Porque ela ilumina o caminho para Deus (Sl 119.105,130)

ð      Porque ela é alimento espiritual para o crescimento de todos (Jr 15.16: I pe 2.1,2) sabemos que a boa saúda aguça o apetite.

ð      Porque ela é o instrumento que o Espírito Santo usa na sua operação (Ef 6.17)

ð      A Bíblia é um livro de compreensão fácil e ao mesmo tempo difícil, mas, se conhecermos o seu autor a compreensão torna-se mais fácil.

ð      Leia a Bíblia aplicando a si próprio – Não devemos “importar” mensagem para a Bíblia e sim “exportar” dela. Muitos não recebem nada da Bíblia, porque já se acercam dela com suas próprias idéias, sua própria “teologia”, querendo enxertar tudo isso na revelação divina.

ð      Como podemos entender a Bíblia – Crendo nós sem duvidar, no que ela ensina. A Dúvida é um impecílio à compreensão das escrituras (Lc 24.21,25).

2.      Observações úteis e práticas no manuseio e estudo da Bíblia.

Ø      Apontamentos individuais – Habitue-se a tomar notas de suas meditações na Palavra de Deus. A memória falha com o tempo. Distribua seus apontamentos por assuntos previamente escolhidos e destacados uns dos outros. (ex. índice de assuntos)

Ø      Ler e escrever referências bíblicas – o sistema mais simples e rápido para escrever referências bíblicas é o adotado pela SBB: duas letras, sem ponto abreviativo, para cada livro da Bíblia. Entre capítulo e versículo põe-se apenas um ponto. EX: I Jo 2.4 /  Jn 2.4   /   Mt 24.35

3.      Diferença entre texto, contexto, referência, inferência.

a)      Texto – São as palavras contidas numa passagem.

b)      Contexto – é a parte que fica antes e depois do texto que estamos lendo. O contexto poder ser imediato ou remoto.

c)      Referência – é a conexão direta sobre determinado assunto. Além de indicar livro, capítulo e Versículo, a referência pode levar outras indicações; depende da clareza que se queira dar, como:

Ex. Indicação da parte inicial de um versículo:                                                  Rm 11.17a.

       Indicação da parte final de um versículo:                                                   Rm 11.17b.

Indicação do versículo que se segue:                                                     Rm 11.17s.

Indicação de versículos que se seguem ou não até o fim do capítulo em estudo:      Rm 11.17ss

Recomendação para que se compare; confira ou confronte o texto indicado “cf” vem do latim “confere”.

d)      Inferência – É uma conexão indireta entre assuntos. Uma dedução ou conclusão que se faz.

4.      Siglas das diferentes versões em vernáculo:

ARC: Almeida Revista e Corrigida – é a Bíblia antiga que vem sendo impressa desde 1951 pela IBB

ARA: Almeida Revista e Atualizada – é a Bíblia de Almeida publicada pela SBB desde 1958.

FIG: Antônio Pereira de Figueiredo – atualmente impressa pela SB Britânica estrangeira, Londres.

SOARES: Matos Soares. – Versão popular dos católicos brasileiros (Edições Paulinas)

TR BR: Tradução Brasileira – publicada inicialmente em 1917.



5.      A BÍBLIA E SUA HISTÓRIA



Ø      Materiais em que a Bíblia foi originalmente escrita – Os principais foram dois: papiro e pergaminho. O papiro era extraído de uma planta aquática desse mesmo nome. Há várias menções dele na Bíblia, EX: Jó 8.11; Ex 2.3; Is 18.2; II Jo v.12. de papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem de 3.000 a.C, no Egito. Pergaminho é material superior ao papiro, porém de uso mais recente do que aquele. Teve seu uso generalizado, a partir do início do século I, na Ásia. É também citado na Bíblia, EX: II Tm 4.13.

Ø      Formatos primitivos da Bíblia – Foram dois: rolos e códices. O rolo de fato, feito de papiro ou pergaminho. Era preso a dois cabos de madeira. Cada livro da bíblia era um rolo em separado. Naquele tempo ninguém podia conduzir pessoalmente a Bíblia como fazemos hoje... o que tornou isso possível foi a invenção do papel no século II pelos chineses.  O Códice é uma obra no formato de livro de grandes proporções.

Ø      As línguas originais da Bíblia – as principais são duas: hebraica, para o Antigo Testamento, e a Grega, para o Novo Testamento. Foi nessas línguas que a bíblia foi inspirada. As traduções só conservam a inspiração quando reproduzem fielmente o original.

Ø      Os escritores da Bíblia – a existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor: Deus é seu autor. Foram cerca de 40 escritores da Bíblia. Esses homens pertenceram às mais variadas profissões e atividades, escreveram e viveram distante uns dos outros em épocas e condições diferentes. Levaram 1500 anos para escrever a Bíblia. Apesar de todas essas dificuldades, ela não contém erros nem contradições.



6.      Unidade Física da Bíblia - A unidade e existência física da Bíblia até os nossos dias só pode ser explicada como um milagre. Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos ( ± 1500 anos ). Esses homens tinham diferentes atividades e escreveram sob diferentes situações. Na maior parte dos casos não se conheceram. Viveram em lugares distantes, de três continentes, escrevendo em duas línguas principais. Devido a essas circunstâncias, os autores nada sabiam sobre o que já havia sido escrito. Muitas vezes um autor iniciava um assunto e, séculos depois um outro completava-o.  Entre os escritores houve príncipes, legisladores, generais, reis, poetas, estadistas, sacerdotes, profetas, pescadores, teólogos, boiadeiros, músicos, funcionários públicos, ministro, etc... daí surgindo uma toda diversidade de estilos. Os escritores escreveram ora na cidade, campo, prisões, palácios, em ilhas,  deserto, exílio; tudo isso somado num livro puramente humano daria uma babel indecifrável. Porém os escritos desses homens completam-se apresentando uma só mensagem poderosa e coerente!

·         Quanto a unidade física da bíblia, ninguém sabe ao certo como os 66 livros encontraram-se num só volume; isso é obra de Deus.



Ø      Origem do nome Bíblia – O vocábulo Bíblia significa etimologicamente “coleção de livros pequenos” isto porque os livros da Bíblia são pequenos, formanos todos um volume não muito grande como tão bem conhecenos. De fato a Bíblia é uma coleção de livros, porém perfeitamente hamônicos entre si. É devido a isso que a palavra bíblia sendo plural no grego (biblos) passou a ser singular nas línguas modernas.



7.      Famosas Traduções da Bíblia

a)      Setuaginta – Foi a primeira tradução da bíblia. Local: Alexandria, no Egito. Período: cerca de 285 a.C. a tradução foi feita do hebraico para o grego. Compreendia só o AT, é evidentge. Foi a Bíblia que Jesus e seus apóstolos usaram.

b)      Vulgata – É uma tradução da Bíblia toda, feita por Jerônimo, concluída em 405 d.C. Local: Belém – Palestina. Jerônimo foi um notável erudito da egreja que estava em roma, a qual nesse tempo ainda mantinha pureza espiritual. A tradução foi feita do hebraico para o latim.

c)      A bíblia em português – A primeira tradução da Bíblia em português foi feita por um evangélico: o pastor João Ferreira a d’Almeida. Fato interessante é que o trabalho foi realizado fora de Portugal. A cidade foi batávia, na ilha de Java, no Oceano  Índico. Hoje essa cidade chama-se Djacarta, capital da república da Indonésia. Almeida foi Ministro do Evangelho da Igreja reformada Holandesa, a mesma que evanglizou o Brasil, com sede em Recife durante a ocupação holandesa, no Século XVII. Nasceu em Portugal, perto de Lisboa, em 1628. Faleceu em Java em 1691. A igreja católica através do tribunal da Inquisição, não tendo podido queima-lo vivo, queimou-o em estátua, em goa, antiga possessão portuguesa na ìndia.

d)       A versão Autorizada ou versão do rei tiago. Local da tradução: Inglaterra. Período: 1611 d.C. Essa versão é até hoje a predileta dos povos de origem inglesa. O povo inglês tem alta veneração pela Bíblia.



8.      A BÍBLIA CATÓLICA – Estas têm 7 livros a mais, perfazendo 73 ao todo. Estes livros a mais são os chamados “apócrifos”, palavra que no sentido religioso significa não genuíno, espúrio. São livros não inspirados por Deus. Os 7 livros estão inseridos no AT. Isso foi feito muito depois de encerrado o cânon do AT, por conveniência da Igreja Romana.  Provação deles, por essa igreja deu-se no Concílio de Treno em 1546 em meio a muita controvérsia. Seus títulos são:

¨       Tobias; Judite; Sabedoria de Salomão; Eclesiástico; Baruque; I Macabeus; II Macabeus.

¨       Além dos sete livros acima, a Bíblia  de edição romana têm mais 4 acréscimos a livros canônicos, que sãos os seguintes:

Ester (ao livro de Ester)

Cântico dos três santos filhos (Ao livro de Daniel)

História de Suzana (ao livro de Daniel)

Bel e o Dragão (ao livro de Daniel)

CONCLUSÃO: Cancelados os livros apócrifos e as notas complementares acima, as Bíblias católicas e protestantes são idênticas.

9.      UNIDADE FÍSICA DA BÍBLIA - A unidade e existência física da Bíblia até os nossos dias só pode ser explicada como um milagre. Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos ( ± 1500 anos ). Esses homens tinham diferentes atividades e escreveram sob diferentes situações. Na maior parte dos casos não se conheceram. Viveram em lugares distantes, de três continentes, escrevendo em duas línguas principais. Devido a essas circunstâncias, os autores nada sabiam sobre o que já havia sido escrito. Muitas vezes um autor iniciava um assunto e, séculos depois um outro completava-o.  Entre os escritores houve príncipes, legisladores, generais, reis, poetas, estadistas, sacerdotes, profetas, pescadores, teólogos, boiadeiros, músicos, funcionários públicos, etc... daí surgindo uma toda diversidade de estilos. Os escritores escreveram ora na cidade, campo, prisões, palácios, em ilhas,  deserto, exílio; tudo isso somado num livro puramente humano daria uma babel indecifrável. Porém os escritos desses homens completam-se apresentando uma só mensagem poderosa e coerente!

·         Quanto a unidade física da bíblia, ninguém sabe ao certo como os 66 livros encontraram-se num só volume; isso é obra de Deus.

8.      A ESTRUTURA DA BÍBLIA - São duas: AT (39 livros) e NT (27 livros) a maior livro é o dos Salmos; e o menor é III João. São 1.189 Cp, sendo 929 no AT e 260 no NT. O maior cap. É o Sl 119 e o menor é o Sl 117. Para ler a Bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos ao domingos e 3 nos demais dias da semana. São 31.173 versículos, sendo 23.214 no AT e 7.959 no NT. O maior versículo está em Ester 8.9 e o menor em Êx. 20.13, na ARC; em Lc 20.30 na TR BR; em Jó 3.2 na ARA; Jo 11.35 na ARA. Como se vê depende da versão.

9.      CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS - Os 66 livros estão classificados ou agrupados por assuntos, sem ordem cronológica. é bom ter isso em mente ao estudar a Bíblia, pois evitará muito mal entendido, especialmente na esfera da história, da profecia bíblica e no desenvolvimento da doutrina.

·         O Antigo Testamento:          Seus 39 livros estão divididos em 4 classes: LEI, HISTÓRIA, POESIA. Os livros de cada classe sãos os seguintes:

-        LEI: 5 LIVROS - de Gênesis a Deuteronômio.

-        HISTÓRIA: 12 LIVROS - de Josué a Ester.

-        POESIA: 5 LIVROS - de Jó a Cantares.

-        PROFECIA: 17 LIVROS - de Isaías a Malaquias.

-        O Novo Testamento: Seus 27 livros também estão divididos em 4 classes: BIOGRAFIA, HISTÓRIA, DOUTRINA, PROFECIA. Os livros de cada classe sãos os seguintes:

-        BIOGRAFIA: Sãos os quatro evangelho.

-        HISTÓRIA: é o livro de Atos dos Apóstolos.

-        DOUTRINA - São vinte e um livros chamados Epístolas ou cartas. Vão de Romanos a Judas.

-        PROFESSIA: é o livro de Apocalipse.



10.  FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA. - Os livros de Ester e Cantares não falam em Deus, porém sua presença é iniludível nos mesmos. Há na Bíblia 8000 menções  de Deus entre seus vários nomes, e 117 menções do diabo sob seus vários nomes.

-        A vinda de Jesus é referida 1845 vezes, sendo 1527 no AT e 318 no NT.

-        O salmo 119 tem em hebraico 22 seções de 8 versículos cada. O número 22 corresponde ao de letras do alfabeto hebraico. Cada uma das 22 seções inicia com uma letra do referido alfabeto, e em cada seção todos os versículos começam com a letra da respectiva seção. Caso semelhante há no livro de Lamentações de Jeremias. Ali, em hebraico, os caps. 1,2,4 têm 22 versículos cada. Correspondendo as 22 letras do alfabeto, de Álefe a Tau. Porém o cap. 3 tem 66 versículos, levando cada três deles a mesma letra do alfabeto. Há outros casos assim na estrutura da Bíblia. Isso jamais poderia Ter sido obra do acaso. Por exemplo: o Salmo 22 é alfabético - um versículo para cada letra hebraica.

-        O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondendo aos 66 livros. A primeira seção te 39 capítulos correspondendo à mensagem do AT. A Segunda seção tem 27 capítulos, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo ao NT. O nome Isaías  quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus: Jeová é Salvação.

-        A frase "não temas", ocorre 365 vezes em toda Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

-        O Capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías.

-        Antigo Testamento encerra citando a palavra "maldição"; o NT encerra citando "a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo."

-        A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invenção do prelo; isso deu-se em 1452 na Alemanha.



A BÍBLIA COMO CIÊNCIA DE DEUS E AS TEORIAS CINTÍFICAS DO HOMEM.



A idéia de que a Terra era o maior de todos os astros e o centro dos movimentos celestes prevaleceu por muitos séculos. E quanto mais nos afastamos no tempo, mais generalizada encontramos essa teoria. Todavia, é surpreendente a declaração do patriarca Jó, registrada uns dezoito séculos antes de Cristo, de que o nosso sistema planetário, ou melhor, aquilo que se pode ver a olho nu, são “...apenas as orlas do caminho de Deus”, ou seja, apenas uma pequena parte das suas obras. Jó 26.14.



Copérnico, o grande sábio do passado revolucionou com sua grande descoberta declarando que a terra era redonda, indo mais além afirmou  que ela não estava parada concordando em parte com Anaximandro quanto ao apoio da terra (este concluiu que  era cilíndrica que se mantinha imóvel no centro do universo em virtude de uma igual pressão de ar por todos os lados.) Muitos Séculos antes ainda surgiram Pitágoras e Aristarco afirmando no terceiro século a .C. que a terra era muito menor que o sol e se movia em redor dele. Entretanto, uns duzentos anos antes da primeira teoria (pitágoras), o profeta Isaías registrou que Deus “é o que está assentado sobre o globo da terra” Is 40.22 Em outras traduções encontramos termos equivalentes a globo, como “redondeza”, “esfera”, etc. E quanto ao apoio do nosso planeta, disse Jó treze séculos antes de Anaximandro e pitágoras: “Deus... suspende a terra sobre o nada” Jó 26.27.



VER O DIA LONGO:

Js 10 1-27

Is 38ss



BIBLIOGRAFIA:

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL

ANTÔNIO GILBERTO – 3ª EDIÇÃO 1976
DEUS, A BÍBLIA E O UNIVERSO

ABRÃO DE ALMEIDA – 2ª EDIÇÃO 1982

Nenhum comentário: