terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Huichole do México - Efatah
    Link to Efatah Missões » Missões

    * Huichole do México
    * Hui da China
    * Hazara do Afeganistão
    * Hausa da Nigéria

Huichole do México


Missoes

Os huicholes são um pequeno grupo tribal que após viver muito tempo isolado nas áreas montanhosas de Jalisco Nayarit e Durango ao noroeste da Cidade do México está começando a tomar parte na sociedade e economia mexicana. São descendentes dos caçadores chichimecas que viviam perto da divisa com os astecas. Dedicam-se à agricultura de subsistência: semeiam milho feijão e “ayotes”. Alguns obtêm seu sustento econômico principal da criação e venda de gado aos mestiços. A poligamia é aceita e vivem em famílias extensas que são a base da sociedade. Também é permitido o divórcio por causa de esterilidade ou maltratos por parte de qualquer um dos cônjuges. O adultério é muito freqüente.

Os huicholes rendem culto aos santos e às suas divindades e há muita mistura de sua religião com o catolicismo. Rendem culto ao “peyote” o milho e o “ciervo” os três constituem a trindade fundamental na adoração dos huicholes. Do peyote extraem uma substância alucinógena que provoca os momentos de êxtase que são fundamentais para seu culto e também para quando designam as autoridades da comunidade.

Huichole do México

O POVO
Nome do Povo: Huichole
País: México
População: 20000
Maior Religião:
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Sem dados
Evangélicos (desse povo no país): 0 (4%)

Fonte: Adote um Povo



Hui da China

Missoes

Os huis são um povo muçulmano que remonta sua origem ao início do nono século (Dinastia Tang) descendendo de muçulmanos árabes e persas. Hoje pode-se encontrar huis dispersos em grande parte da China embora a maioria esteja concentrada na região minoritária hui das províncias de Ningxia e Gansu no centro-norte da China.

Etnicamente os huis ainda se assemelham muito aos chineses hans como resultado de casamentos mistos. Entretanto mesmo sendo culturalmente parecidos a influência do islamismo separa dos huis de seus vizinhos hans. Nos últimos anos os huis e outros povos minoritários muçulmanos da China têm sido perseguidos pelo governo chinês. Desde que assumiram o poder no final da década de 1940 os comunistas vêm destruindo a maioria das mesquitas chinesas e muitas das que hoje existem foram reconstruídas pelos huis. Em geral essas mesquitas com sua arquitetura chinesa singular lembram templos budistas.

Hui da China

O POVO
Nome do Povo: Hui
País: China
Sua língua: Mandarim
População: 8602978
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Sem dados
Evangélicos (desse povo no país): 50 (.01%)

Fonte: Adote um Povo

Hazara do Afeganistão

Missoes

As tradições dos hazares demostram que originam-se dos mongóis. Segundo suas lendas escritas eles procedem do exército de ocupação de Gensis Khan. Desde o século XVI os hazares haviam se estabelecido na zona montanhosa que atualmente ocupam e por causa da inacessibilidade da região e ao seu espírito guerreiro conseguiram manter a independência de seu território até 1892 quando foram derrotados e ficaram debaixo da administração do Afeganistão.

Dedicam a maior parte das terras cultivadas ao trigo cevada folhagens ou verduras e nas zonas meridionais ao milho. Próximo aos povoados se criam vacas ovelhas cabras para leite e carne. Usam bois para arrastar arados junto com burros e cavalos como animais de carga. São um povo auto-suficiente que produz tudo o que precisa salvo alguns artigos que não são de primeira necessidade como o chá e o açúcar.

Muitos hazares precisam imigrar às cidades para trabalharem como garçons varredores ou outro ofício parecido. Vivem em casas feitas de tijolos de barro e cobertas por uma cúpula do mesmo material e que parece com o material usado pelos nômades da Ásia Central (casas móveis de feltro sobreposto em chão de tábuas e porta de madeira). As mulheres tecem fazem cerâmica e preparam queijo manteiga e outros derivados de leite. Nunca foi um povo politicamente unido. Tradicionalmente estavam agrupados em unidades tribais governadas por chefes hereditários e semi-feudais com nome de Khan.

Hazara do Afeganistão

O POVO
Nome do Povo: Hazara
País: Afeganistão
Sua língua: Hazaragi
População: 1403000
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .05%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Porções Bíbl
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

Fonte: Adote um Povo

Charles Noerenberg - Efatah Miss?es
Banco Bradesco - Ag?ncia 3326 - Conta Corrente 27109-8

Hausa da Nigéria

Missoes

Os hausas consistem em inúmeros grupos sudaneses que vivem na savana ao norte da Nigéria do Chade de Níger e de Burkina. São basicamente granjeiros ou boiadeiros estabelecidos em cidades e povoados que dependem de camelos para o comércio. Converteram-se ao islamismo no século XI.

Os hausas formavam várias cidades-estados poderosas e centralizadas que aumentaram sua influência mediante o controle das rotas comerciais que atravessavam o Saara. No início do século passado foram conquistados pelos fulanis em uma ‘jihad’ (guerra santa) e desde então encontram-se sob o domínio de Sokoto.

A cultura hausa é fortemente ligada ao islã o que torna difícil a penetração do Evangelho. Eles são muito preconceituosos quanto aos cristãos do sul da Nigéria e há forte perseguição aos hausas que se tornam cristãos.

Hausa da Nigéria

O POVO
Nome do Povo: Hausa
País: Nigéria
Sua língua: Hausa
População: 23180000
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .1%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Bíblia
Evangélicos (desse povo no país): 9270 (.04%)

Fonte: Adote um Povo

Nenhum comentário: