sábado, 9 de janeiro de 2010

Tende bom ânimo!


“No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo,
eu venci o mundo” - João 16:33b

Muitas são as aflições pelas quais temos que passar... Afligimo-nos com:- problemas; decepções causadas pelas pessoas; quando erramos; cometemos gafes; não conseguimos alcançar as nossas metas; quando a vida nos impõe perdas; quando enfermamos; quando temos carência ou falta de alguma cousa; com os tempos de espera; quando recebemos um não como resposta...

Por serem as aflições inerentes à vida, e ocorrerem em todas as fases da existência humana, precisamos aprender a conviver com elas, e a superá-las, para não cairmos no erro de muitos, de achar que “todo viver é sofrer”, ou que “depois da tempestade, vem outra ainda maior”...

É claro que podemos e devemos agir preventivamente e evitar muitas provações, porém nem todas! Muitas são as aflições imprevisíveis pelas quais teremos que passar! Mas existe um diferencial: a atitude de cada um durante o enfrentamento das aflições. Quando conhecemos a Jesus, aquele que venceu o mundo, ao contrário de nos desesperarmos, somos encorajados a recobrar o ânimo, a renovar a esperança, a recuperar a alegria! O Senhor diz: “...mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

O Senhor Jesus sempre procurava reanimar os necessitados de cura, ou aos seus discípulos, dizendo: “tem bom ânimo”! Ele ministrou bom ânimo ao paralítico (Mt 9:2). Quando foi ter com os discípulos, andando por sobre as águas, e eles tomados de medo gritaram, o Senhor Jesus disse: “Tende bom ânimo...” ( Mt 14:27 ). E ainda hoje, quando estamos em meio a mar revolto, passando por aflições e provas, ele fala ao nosso coração: “Tende bom ânimo, sou Eu, não temais...”( Mc 6:50 ).

Essas ministrações de “bom ânimo” do Mestre visavam estimular a fé das pessoas. No texto em análise, também tem esse objetivo. Quando Ele diz: “...eu venci o mundo”, está subentendido que, da mesma forma como o Senhor Jesus enfrentou e venceu as aflições em seu ministério terreno, se tivermos “bom ânimo” (ou seja: fé), nós também venceremos. Assim como Jesus venceu o mundo, pela fé nós também venceremos! “...porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” ( I João 5:4 ).

Ter bom ânimo é: não desanimar; não ter medo; não dar lugar a tristeza; manter viva a esperança; tomar coragem; recobrar o ânimo; ter ousadia; ficar confiante; é ter uma nova disposição mental; é não olhar para as circunstâncias, mas avaliar a vida do ponto de vista da fé; é ter fé no Senhor Jesus, e crer que, em todas as provas seremos mais que vencedores ( veja Romanos 8:37 ).

Tende bom ânimo!

Nenhum comentário: