sábado, 9 de janeiro de 2010

Levanta-te!


Por: (*) Edemar Vitorino

“O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.” - Salmos 37:23-24
“Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.” – Isaías 41:13

Não há um ser humano sobre a terra que nunca tenha sofrido algum tipo de queda! Se nunca caiu depois de adulto, caiu quando era criança... Mas, deixando de lado os tombos físicos, consideremos que as quedas na vida podem ocorrer em muitas outras áreas: financeira, profissional, sentimental, religiosa, psicológica, saúde, etc.

A vida é bela e vale a pena ser vivida, mas o viver a vida exige sabedoria, determinação e ânimo dobre. Na corrida da vida, há barreiras e obstáculos que exigem o dispêndio de muita energia, para serem transpostos com perícia... Como nem sempre o estado físico, emocional e espiritual está cem por cento, podem ocorrer quedas... O quê deve fazer o caído? Se quer realmente lograr bom êxito, atingir suas metas, realizar seus sonhos, alcançar vitória, deve levantar-se e retomar a caminhada, o quanto antes! As criancinhas aprendem a andar porque elas não têm medo de cair; e, quando caem, logo se levantam e tentam andar novamente...

O “levantar-se” não se restringe ao “reerguer-se” ou ao “por-se de pé”. Significa também: “dispor-se novamente”; “reanimar-se”; “recobrar o ânimo”... Mas, como reanimar-se, recobrar o ânimo, quando as portas se fecham, o dinheiro acaba, as dívidas aumentam, não há u´a mão amiga, e as estratégias já se esgotaram? Pode-se e deve-se levantar, pela fé, confiando única e exclusivamente em Deus!

O Senhor Jesus Cristo. Antes de ministrar cura aos enfermos, costumava ordenar: “Levanta-te”! Ele disse ao paralítico: “...a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” - Marcos 2:11; à filha de Jairo Ele falou: “Menina, a ti te digo, levanta-te.” - Mc 5:41; ao pobre homem que tinha a mão atrofiada, o Mestre falou: “Levanta-te e vem para o meio.” E ainda hoje Ele continua dizendo ao caído: “Levanta-te”!


O Salmista afirmou: “O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.” - Salmos 37:23-24. Deus falou pela boca do profeta Isaías, dizendo: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.” – Isaías 41:13. O Senhor Jesus convida ao cansado, oprimido e sobrecarregado, dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” - Mateus 11:28. Com base nas promessas do Senhor, é costume dizer-se: “o cair é do homem, mas o levantar é de Deus”!

É verdade! Deus não nos deu pernas para tropeçarmos e cairmos, mas para que nos levantemos, permaneçamos de pé, e caminhemos! Deus deseja ver-nos de pé! Avancemos, pois, pela fé, confiados no Senhor, certos de que, se cairmos o Senhor nos levanta! Assim como éramos estimulados pelo nosso pai terreno, a nos levantarmos quando caíamos, Deus, o nosso Pai Celestial, nos estende as suas poderosas mãos e nos encoraja, dizendo: “Levanta-te, não temas, eu sou contigo”!

Nenhum comentário: