segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Novas regras de segurança para viagens aos Estados Unidos

Novas regras de segurança para viagens aos Estados Unidos 04/01
Aeroportos americanos endurecem a segurança e aumentam a rigidez na triagem dos passageiros

Se você pretende viajar aos Estados Unidos ou irá simplesmente fazer conexão no país, é bom se preparar. Novas – e mais rígidas – medidas de segurança foram adotadas pelos aeroportos americanos após o ataque frustrado a um voo da Northwest Airlines com destino a Detroit durante o feriado de Natal.

Getty Images

Scanner corporal em uso nos Estados Unidos

Uma das novas determinações da Administração de Segurança dos Transportes (TSA), órgão americano que regulamenta os procedimentos de segurança nos transportes, foi a criação de mais um ponto para a inspeção dos passageiros. Além do raio X e do detector de metais ao entrar na sala de embarque, o viajante poderá passar por uma segunda revista no finger, o tubo que conecta o avião ao terminal.

Os principais aeroportos do país também adotaram scanners de corpo, mais eficientes na detecção de explosivos. A triagem dos passageiros não exclui a revista tradicional, por meio de apalpamento. O TSA ainda endureceu as regras para a comunicação dentro dos terminais, proibindo o uso de celulares, internet e sistemas de localização (GPS).

O governo americano declarou que passageiros provenientes dos países considerados ameaças à segurança nacional serão revistados de forma mais rígida. Os catorze países que fazem parte da lista negra são: Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Cuba, Iêmen, Irã, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Síria, Somália, Sudão. Turistas de outros países, no entanto, podem ser submetidos a revistas aleatórias.

A princípio, as novas regras de segurança se aplicam a todos os aeroportos e não se sabe até quando serão válidas. O TSA ainda ressalta que os turistas podem encontrar procedimentos diferentes dependendo da cidade em que estão. A recomendação geral é que os passageiros estejam preparados para levar mais tempo durante o embarque e desembarque em solo americano.

Mudanças durante o voo

As novas medidas de segurança também incluem procedimentos especiais durante o voo. O TSA informa que as tripulações estão autorizadas a limitar o acesso dos passageiros a seus pertences pessoais, além de pedir que desliguem aparelhos eletrônicos ou que permaneçam sentados durante momentos específicos da viagem.

As tripulações também foram instruídas a não informar aos passageiros a trajetória de voo enquanto estiverem sobre território americano. A localização exata da aeronave em relação às cidades sobrevoadas também deve ser mantida em sigilo.

Nenhum comentário: