terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Oração

Uma vez mais a semana universal de oração irá congregar as igrejas evangélicas em Portugal, num espírito de unidade de acção de graças e intercessão pela nação e pelo povo de Deus.

A Aliança Evangélica Portuguesa, que desde sempre dinamizou e apoiou esta iniciativa, congratula-se com mais esta realização e incentiva todas as igrejas e todos os cristãos evangélicos a envolverem-se.

O nosso lema como Aliança é juntos para transformar Portugal e não existe forma de o concretizar sem oração


Pr. João Cardoso

Presidente da Direcção da Aliança Evangélica Portuguesa


A primeira semana de oração da Aliança Evangélica começou pela primeira vez em Janeiro de 1861.

Agora esta semana faz parte da mais abrangente série de movimentos internacionais de oração que pode assumir muitas formas; acima de tudo continua a criar um contexto para que os europeus evangélicos orem em conjunto. Juntos, em vilas e cidades em todo o continente, passam o tempo com irmãos de igrejas diferentes, tendo Deus e o seu mundo como objectivo, orando principalmente sobre a tremenda necessidade espiritual no nosso continente obscuro.


Estas notas, este ano produzidas gentilmente pelos noruegueses, pretendem ser o rastilho na vossa imaginação. Queiram adaptá-las no que acharem necessário. Que as ideias corram livremente, sob a orientação de Deus, particularmente as que pensam ser úteis para encorajar jovens a orarem juntos.


Para mim, um dos sinais de esperança na Europa nesta etapa da história é o compromisso de muitos jovens em orarem juntos.

A nossa oração é que estas notas nos ajudem a todos, velhos e novos, homens e mulheres, de diferentes raças e nações, e com diferentes tradições eclesiásticas, a esperar mais de Deus em 2010.

Queira Deus ouvir e responder às nossas orações, enquanto o buscamos, juntos!


Gordon Showell-Rogers

Secretário-geral da Aliança Evangélica Europeia



O Conselho Norueguês para as Missões e Evangelismo (NORME) foi convidado a conceber este guia de oração para a semana de oração em Janeiro de 2010.
Escolhemos a oração de Jesus, ou antes a oração padrão de Jesus como tema para a semana universal de oração de 2010 (a oração do Pai nosso).

Acreditamos que esta oração é um bom guia tanto para as nossas orações individuais como em conjunto; que devemos focar-nos em Deus nosso Criador e Salvador e dar-lhe toda a glória e poder, mas devemos orar também por coisas específicas com as quais nos ocupamos, como o pão do dia a dia, saber qual a vontade de Deus na terra e como podemos sarar os nossos conflitos e desfrutarmos de melhores relacionamentos como filhos de Deus.


A oração de Jesus é, no fundo, a oração de uma criança, de um filho de Deus, que vai até ao seu Pai Celestial dizendo que o ama e que fala tanto das suas necessidades como do mundo que o rodeia.


Este guia foi criado para ser um guia para ajudar cada país a fazer as suas adaptações e adicionar os seus pedidos específicos de oração. São sugeridos alguns modelos de oração. Poderão ser usados em alguns dias da semana de oração para tornar a oração viva e eficaz.


Um comentador escreveu que “A oração padrão de Jesus deve ser o padrão de toda a oração, porque começa por dar a Deus o seu lugar correcto.”

Esta oração padrão ajuda a focar-nos no nome de Deus, no seu reino e na sua vontade, nas nossas necessidades práticas do dia a dia, nos nossos pecados, no nosso relacionamento com os outros, na nossa necessidade de protecção, do mundo e do diabo.


Métodos sugeridos: Jejum e oração

Fazer jejum é algo voluntário, privado, uma separação orientada pelo Espírito, das actividades normais da vida. Pode ser feito individualmente por membros da igreja, ao separar certos alimentos e líquidos da alimentação habitual. Normalmente o jejum é acompanhado de oração, tendo como objectivo focalizar, intensificar o fervor e ganhar controlo sobre os “espinhos da carne” e sobre a vontade humana.

Durante a semana de oração, os líderes da igreja podem recomendar o jejum.

O jejum pode ser curto ou longo. É recomendável começar com um jejum moderado, por exemplo do almoço até ao próximo pequeno-almoço. Durante o jejum é apropriado beber água. O objectivo principal é libertar tempo e concentração para a meditação e oração.

Existem várias formas de nos abstermos. Dos média por exemplo. Não seria tão benéfico abster-nos da informação de tempos a tempos, desligando o rádio, a TV, o telemóvel, ou a Internet, por metade do dia?

Existem circunstâncias que apelam ao jejum: a urgência do reavivamento; a convicção de pecado no meio do povo de Deus; o reconhecimento da necessidade de fé mais forte para alcançar as promessas de Deus; quando uma nova oportunidade no ministério aparece; quando queremos intensificar a devoção. Acima de tudo, o jejum deve ser feito com um coração puro e com o desejo de honrar Deus e ajudar outros.

O jejum nunca deve ser visto como uma forma de alcançar mérito, manipular ou “regatear” com Deus.

O objectivo não é mover Deus para que se alinhe connosco e com a nossa vontade, mas levar-nos mais perto de Deus e da sua vontade.


Tema: O nosso relacionamento com Deus – “Pai nosso que estás no céu”


“ Com estas palavras Deus ternamente convida-nos a crer que Ele é o nosso Pai verdadeiro e que nós somos seus filhos, para que tenhamos a mesma ousadia e confiança em pedir como a criança que pede ao seu pai.” Lutero


Uma mulher muçulmana converteu-se ao cristianismo e escreveu um livro com o título “Atrevi-me a chamar-lhe Pai!”.

Esta mensagem é exclusiva da fé cristã. Quando cremos em Jesus Cristo tornamo-nos filhos de Deus e podemos relacionar-nos intimamente com o nosso Pai Celestial, dar-lhe graças e pedir-lhe todas as coisas que normalmente as crianças pedem.


Leitura: Gálatas 4:4-7

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adopção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”


Louve - Dê graças:

- Damos graças porque por Jesus Cristo recebemos a adopção como filhos, o Espírito Santo no nosso coração ajuda-nos a clamar Aba Pai, e pela nossa futura herança.


Confissão:

- Confessamos a nossa falta de zelo e compromisso no nosso relacionamento diário com Deus, com a Sua Palavra e na oração.


Petições:

- Oramos pedindo a Deus para nos dar fome da Sua presença, de oração e da Sua Palavra. (Salmo 73:1-3).

- Oramos pelos obreiros, pastores e restante liderança das nossas igrejas, bem como pelas suas famílias.

- Oramos por aqueles que não foram alcançados pelo Evangelho no nosso país, e por todos os grupos de pessoas no mundo, para que tenham conhecimento da salvação por Jesus Cristo e se convertam em filhos de Deus.


- Oramos pela Alemanha, Albânia, Andorra, Arménia, Áustria, Azerbeijão, Bielo-Rússia e Bélgica.


- Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar)



Tema: A nossa adoração a Deus – “Santificado seja o Teu nome”


“O nome de Deus é certamente santo em si mesmo, mas nós oramos para que possa ser santificado também entre nós.” Lutero


O nosso mundo tem vindo a tornar-se cada vez mais secular, com uma forte influência do modernismo, pós-modernismo e humanismo, colocando o EU e os direitos individuais no centro de tudo.

Muitos têm um grande ego mas um Deus pequeno. O nome de Deus não é santificado nos nossos países.

Que Deus nos ajude a começar a entender quão perfeito, tremendo, santo e digno de louvor, honra e glória Ele é!


Leitura: Romanos 11:33-36

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amem!”


Louve – Dê Graças:

Adoramos a Deus porque Ele é Santo. (Salmo 96:9)


Confissão:

- Confessamos que temos sido influenciados pelo humanismo e secularismo, e não temos santificado o nome de Deus entre nós como devemos.

- Confessamos e pedimos perdão pelos pecados de pedofilia, pornografia e promiscuidade sexual no nosso país.


Petições:

- Oramos por nós e pelas nossas congregações, para que tenhamos a reverência certa por Deus, adorando-O como Santo, Santo, Santo. (Hebreus 12:28-29).

- Oramos por nós para que sejamos verdadeiros adoradores.

- Oramos pelos músicos e cantores das igrejas para que sejam verdadeiros adoradores.


- Oramos pela Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa e Dinamarca.


- Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar):


Tema: A soberania de Deus no mundo – “Venha o Teu reino”


“Na verdade o reino de Deus vem por si mesmo, sem a nossa oração. Mas nós oramos para que este mesmo reino venha também sobre nós.” Lutero


Aceitamos o seu reino e soberania nos nossos corações, nos nossos países e até aos confins da terra.

Oramos para que Cristo breve venha e estabeleça na terra o seu reino de justiça.


Leitura: Actos 1:6-9

“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.”


Louve – Dê Graças:

- Damos graças a Deus pela dádiva da liberdade da pregação do Evangelho no nosso país.


Confissão:

Confessamos a nossa falta de compromisso com a grande comissão.


Petições:

- Oramos para que o reino de Deus venha aos nossos corações, aos nossos países e até aos confins da terra.

- Oramos para que o projecto Missão Global 2015 e outros projectos a nível nacional alcancem os seus alvos cumprindo assim a vontade de Deus na Terra.

- Oramos pelo aumento de assistência nas igrejas e pelo estabelecimento de muitas novas igrejas no nosso país.

- Oramos por missionários inter-culturais “desde Jerusalém, Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Também oramos pelos missionários que virão para o nosso país ajudar-nos.


- Oramos pela Aliança Evangélica Mundial, uma rede global composta por 7 alianças regionais e 121 alianças evangélicas nacionais, 104 organizações ministeriais e 6 ministérios específicos que servem a igreja mundial através da Aliança Evangélica Mundial.

- Oramos pela Aliança Evangélica Portuguesa, sua direcção, projectos e eleições dos próximos corpos directivos.

- Oramos pela organização da Assembleia-geral da Aliança Evangélica Europeia a realizar em Portugal em Outubro de 2005.


- Oramos pela Espanha, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia e França.


Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar)


Tema: A soberania de Deus e a nossa obediência. – “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”


“A boa e graciosa vontade de Deus é feita mesmo sem a nossa oração, mas ao orarmos desta forma algo será feito no nosso meio também.” Lutero


Necessitamos de orar para que a Sua vontade seja feita nas nossas vidas, para o glorificarmos na terra como Ele é glorificado no céu. Necessitamos de fazer as coisas à Sua maneira, em vez de egoisticamente fazermos as coisas à nossa maneira, e satisfazermos os nossos desejos.


Leitura: Filipenses 2:12-18

“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efectuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.”


Louve – Dê Graças:

- Damos graças por Deus ter revelado a Sua vontade entre nós, e ao mundo.


Confissão:

- Confessamos a nossa desobediência à Sua vontade e ao Seu propósito na nossa vida, na Igreja e no nosso país.

- Confessamos e pedimos perdão pelo desrespeito pela vida humana, na qual incluímos o aborto.


Petições:

- Oramos para que não nos conformemos com os padrões deste mundo, mas para que sejamos transformados pela renovação das nossas mentes. (Romanos 12:1)


- Oramos para que a vontade de Deus influencie a legislação e leis na nossa sociedade. Oramos por políticos cristãos e por legisladores que estão a tentar assegurar a visão cristã do Homem, dos direitos humanos e liberdade religiosa na nossa sociedade.

- Oramos pelo ministério e equipe que nos representa junto da União Europeia sobre assuntos de interesse comum, como a liberdade religiosa e questões éticas.

- Oramos pelos nossos governantes e suas famílias para que o reino de Deus e a Sua vontade seja acolhida nos seus corações.


- Oramos pela COMACEP para que através do ensino da disciplina de Educação Moral Religiosa Evangélica nas escolas públicas seja um meio de influenciar a sociedade trazendo assim a vontade de Deus à Terra.


Oramos pela Geórgia, Holanda, Ilhas Faroé, Islândia e Jugoslávia.


- Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar)


Tema: Necessidades diárias – “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”


“O pão de cada dia inclui tudo o que tem a ver com o suprimento e necessidades do nosso corpo, como comida, bebida, roupa, sapatos, casa, lar, propriedades, animais, dinheiro, bens materiais, um cônjuge devoto, filhos devotos, trabalhadores devotos, bons patrões, bom governo, bom tempo, paz, saúde, auto-controle, boa reputação, bons amigos, vizinhos fiéis, etc.” Lutero


Devemos pedir diariamente ao nosso Pai o suprimento das nossas necessidades, como Ele promete na Sua Palavra. A Bíblia diz que não temos porque não pedimos. Claro que temos de primeiro conhecer Deus através do seu Filho, nosso Senhor e Salvador. E assim teremos as nossas necessidades supridas.


Leitura: Hebreus 13: 1-6

“Permaneça a caridade fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei nem te desampararei. E, assim com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.”


Louve – Dê Graças:

- Damos graças por tudo o que temos recebido e expressamos a nossa disponibilidade em partilhar os nossos recursos com os que têm menos.

- Damos graças também pela Palavra de Deus ser o nosso alimento espiritual diário.


Confissão:

- Confessamos que nem sempre somos bom exemplo para o mundo na área do apoio social.


Petições:

- Oramos para que os cristãos se envolvam em projectos sociais, de auxílio e reabilitação, e por projectos de reinserção social.

- Oramos pela Assessoria de Acção Social da Aliança Evangélica Portuguesa.

- Oramos pelas IPSS - Instituições particulares de solidariedade social de inspiração evangélica.

- Oramos para que Deus intervenha na crise económica na nossa nação, na Europa e nas nossas igrejas.


- Oramos pelo Kazaquistão, Liechstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta e Moldávia.


- Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar).


Tema: Sermos filhos e irmãos – “Perdoa-nos as nossas transgressões assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”


Esta passagem fala-nos de perdão entre toda e qualquer pessoa nas nossas vidas com quem contactamos e relacionamos social ou profissionalmente. Se não conseguimos perdoar aos outros, não podemos esperar que o nosso Pai celestial nos perdoe!


Leitura: Colossenses 3:11-14

“ Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.”


Louve – Dê Graças:

- Louvamos a Deus por cada pessoa que reconhece Cristo, como Seu Salvador e Senhor independentemente da denominação evangélica que frequenta.


Confissão:

- Deus misericordioso, confessamos que temos pecado contra Ti em pensamentos, palavras e actos, pelo que temos feito e deixámos de fazer. Nem sempre Te temos amado de todo o nosso coração, e nem sempre temos amado o nosso próximo como a nós mesmos. Estamos arrependidos e pedimos-Te que a nossa conversão seja efectiva. Por Jesus Cristo, tem misericórdia de nós e perdoa-nos, para que Te obedeçamos com alegria e caminhemos como Tu queres para a glória do Teu nome.


Petições:

- Oramos pela reconciliação entre líderes e membros nas nossas igrejas, que tantas vezes são fragilizados pela luta do poder, divisões, separações e amargura.

- Oramos pela unidade do Corpo de Cristo em Portugal e no mundo.


- Oramos pelo bom relacionamento entre grupos étnicos e religiosos no nosso próprio continente, no Médio Oriente e outras áreas de tensão por todo o mundo.


- Oramos pelo Mónaco, Noruega, Polónia e Portugal.


- Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar).



Tema: A direcção de Deus quando sofremos pressões ou tentações – “Não nos deixes cair em tentação mas livra-nos do mal”


“Deus a ninguém tenta. Nesta oração pedimos que Deus nos guarde e que não sejamos enganados pelo diabo, pelo mundo e pela nossa natureza pecaminosa, para que deixemos de crer ou até desfalecer. Apesar de sofrermos ataques de todas estas coisas, oramos para que possamos ter vitória sobre elas, e triunfar.”

Lutero

Na nossa fragilidade, ao sermos tentados podemos ser levados a duvidar da bondade de Deus. Satanás e o nosso egoísmo levam-nos a procurar refúgio em todos os lugares menos em Deus. A vida de um cristão é uma luta constante. Estamos expostos a vários tipos de maldade: indiferença, ódio, inveja, egoísmo e o desejo de poder. Por um lado somos atraídos para o pecado e escuridão, e por outro lado pela fé e luz. Mesmo nas tribulações mais severas, podemos olhar para Deus e para as promessas da sua Palavra. Ele dar-nos-á força para permanecer.


Leitura: Efésios 6: 10-18

“ No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos de lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”


Louve. – Dê Graças:

- Damos graças a Deus pela Sua Palavra que tem sido a nossa fortaleza e protecção contra o mal e contra as heresias.

Confissão:

- Confessamos que o Senhor Jesus não tem sido a única autoridade em toda a nossa vida, e por isso algumas vezes temos sido mais influenciados pelo mundo do que o influenciamos.

Petições:

- Oramos pela realização do Musifest – Festival Evangélico de Juventude a organizar pela Assessoria da Juventude da Aliança Evangélica Portuguesa.
- Oramos pelas esposas dos obreiros, pastores e restante liderança sujeitas a uma grande pressão física, emocional e espiritual, bem como pelas suas famílias.

- Oramos pelos cristãos perseguidos em todo o mundo e pelo importante trabalho do comité de liberdade religiosa sob a supervisão da Aliança Evangélica Mundial (WEA).

- Oramos pelos judeus e árabes e contra todo o racismo no nosso continente.

- Oramos pela Roménia, Rússia, Reino Unido e São Marino.

- Oramos especificamente por assuntos da igreja local. (a mencionar).



Tema: Adoração, outra vez! – “Porque Teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amén.”

Este final na oração de Jesus enfatiza o louvor e a glória do nosso Deus e Pai. Um final glorioso para a oração modelo!

Leitura: Filipenses 2:5-11

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

No final desta semana de oração “Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque, com tais sacrifícios, Deus se agrada.” (Hebreus 13:15-16)

Louve – Dê Graças:

- Louvor e glória para Deus, nosso Pai pela salvação, pelas respostas às nossas orações, pela reconciliação e pela protecção do mal por Jesus Cristo, o Filho!


Confissão:

- Confessamos que a nossa adoração por vezes não passa de palavras, quando deveria ser de todo o coração. (Isaías 29:13)

Petições:

- Oramos pelas famílias das nossas igrejas locais e por todas as famílias que vivem na nossa nação.

- Oramos pela organização e a realização da Marcha por Jesus,para que seja um meio de trazer unidade ao Corpo de Cristo nesta nação e levantar o nome de Jesus neste país.

- Oramos pela organização e a realização do Dia do Evangélico.
- Oramos pelos programas de televisão da Aliança Evangélica Portuguesa, a “Luz das Nações” e “Caminhos – 3º Domingo” bem como por todos os meios de comunicação da comunidade evangélica.

- Oramos pelos seguintes países: Suécia, Suiça, Turquia e Ucrânia.


- Oramos especificamente por assuntos da igreja local (a mencionar).

O Dr. A.T. Pierson disse uma vez: “Nunca houve um reavivamento em qualquer país ou localidade que não tenha começado com a oração, em conjunto.”

Num artigo de J. Edwin Orr é descrito a imoralidade na Grã-Bretanha e outros países europeus em 1780. E depois continua com o que os líderes cristãos fizeram para reverter a situação: “ Começou com um concerto de oração (ou aliança). Havia um ministro presbiteriano escocês em Edimburgo de nome John Erskine, que publicou um memorial (como o chamou) que apelava ao povo da Escócia e arredores a unir orações para o reavivamento. Enviou uma cópia do seu pequeno livro a Jonathan Edwards em Inglaterra. Este grande teólogo ficou tão movido que fez uma carta de resposta tão extensa que acabou por se tornar um livro com o título – ‘Uma tentativa humilde para promover um acordo explícito e a visível união de todo o povo de Deus na oração extraordinária para o reavivamento e o avanço do reino de Cristo na terra, de acordo com as promessas e profecias das Escrituras…’ Não é isto que está a faltar nos nossos esforços evangelísticos – um acordo explícito, uma união visível e oração sobrenatural?”

Isto resultou no segundo grande reavivamento que mudou vários países de muitas maneiras.

II Crónicas 7:14

“ Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”


Textos extraídos da Bíblia Sagrada:

Versão revista e corrigida de João Ferreira de Almeida


Artigo publicado por: Aliança Evangélica Portuguesa

Nenhum comentário: