sábado, 9 de janeiro de 2010

O Segredo Para a Prosperidade à luz da Bíblia


"A lei da atração e a lei da semeadura e da colheita"

A Lei da Atração está muito em voga hoje em dia, principalmente depois da publicação do livro e filme “O Segredo”, de Rhonda Byrne. Muitos outros autores pegaram carona no sucesso mundial de “O Segredo”, e lançaram outras publicações explorando os mesmos princípios, ensinando sobre como conquistar o sucesso, ficar rico, ou conseguir realizar todos os seus sonhos...

Há quem diga que a “Lei da Atração” é a “Lei da Semeadura e da Colheita” da Bíblia! Bem, eu não concordo com esta afirmação, embora reconheça que haja muitos pontos em comum, entre uma e outra. Acredito que os construtores da “Lei da Atração” possam até ter se inspirado na Bíblia, mas entre a “Lei da Atração” e a “Lei Bíblica da Semeadura e da Colheita”, é muito melhor abraçar e seguir os princípios da Palavra de Deus, que são muito superiores.

Eu li o livro, e assisti ao filme “O Segredo” de Rhonda Byrne, e também li “Muito Além do Segredo” do pastor americano Ed Gungor, e quero destacar aqui algumas diferenças entre a “Lei da Atração” e a “Lei da Semeadura e da Colheita”, ensinada na Palavra de Deus.

A semelhança entre a “Lei da Atração” e a “Lei bíblica da Semeadura e da Colheita”, está na máxima: “NESTA VIDA SE COLHE AQUILO QUE SE PLANTA”, ou seja, o que pensamos, os pensamentos que exteriorizamos, a forma como nos portamos, e as nossas realizações nesta vida, é a semeadura que fazemos; e, de acordo com esta semeadura, nós colheremos, o bem, ou o mal, segundo a espécie da semente que tivermos plantado. Intrinsecamente há, nestas duas leis, uma “Lei do Retorno”, indicando que:- AQUILO QUE QUEREMOS QUE RETORNE PARA NÓS, É A SEMENTE QUE DEVEREMOS PLANTAR. A ciência corrobora com este princípio, ao afirmar, na terceira lei de Newton, que toda ação corresponde a uma reação igual, em sentido contrário. Os princípios que regem estas leis são aplicáveis a todas as áreas do viver humano:- financeira; emocional; sentimental (relacionamentos); saúde, etc.

Contudo, são acentuadas as diferenças, entre a “Lei da Atração” e a “Lei bíblica da Semeadura e da Colheita”. Ao omitir as dificuldades, obstáculos e adversidades, que poderão interferir, prejudicar, e até mesmo impedir a colheita, a “Lei da Atração” induz à crença de que se pode ter, ser ou fazer qualquer coisa, ilimitadamente; que se poderá angariar (atrair para si) todo o sucesso, a felicidade, a satisfação e a abundância, de forma rápida e fácil, através do pensamento positivo; e carregando, ao máximo, de sentimento (emoção), os desejos, de forma a emanar (exteriorizar) os pensamentos (desejos), através de ondas energéticas que serão captadas pelo “universo”, que conspirará a favor, e providenciará a realização de todos esses desejos.

Ao contrário disto, conquanto a “Lei da Semeadura e da Colheita” também aponte para o sucesso, e colheita abundante, difere da “Lei da Atração”, nos seguintes aspectos, dentre outros:- 1) para colher abundantemente, é preciso primeiro arar a terra e semear criteriosamente as sementes; 2) deixa claro que há um longo tempo de espera, entre a semeadura e a colheita; 3) faz saber que, nem todas as sementes prosperarão, umas cairão à beira do caminho, e serão comidas por pássaros; outras cairão entre espinheiros, e serão sufocadas; outras cairão sobre pedras, secarão, e morrerão; só frutificarão as sementes que caírem em boa terra; 4) na semeadura feita com base nos princípios da Palavra de Deus, a crença numa boa colheita é consistente; a fé é depositada unicamente em Deus; o semeador não se fia no poder da mente humana, ou no “eu acredito, porque acredito”; 5) na lei bíblica, o semeador não precisa “energizar”, e propagar em ondas energéticas os seus desejos; a exteriorização dos desejos é feita através de orações dirigidas a Deus Pai; 6) É Deus quem trabalha a favor do semeador, e não o “universo”. Deus dá ao semeador: a terra, a semente, o sol, a chuva que rega a terra, e faz nascer a semente; afasta as pragas, os gafanhotos devoradores, as calamidades, dá o crescimento à semente, e multiplica abundantemente a colheita.

Embora eu faça restrições com relação à aplicação da “Lei da Atração”, os inúmeros testemunhos e relatos pessoais evidenciam que de fato ela funciona. Porém, não creio nesta fórmula simplista, de que pensamentos positivos geram resultados positivos. Creio sim que é Deus quem realiza em nós, tanto o querer como o realizar. Ele é o nosso Pai Celestial, Senhor e Provedor das nossas vidas. Para conquistar o que se deseja; para gerar resultados positivos; não basta sonhar, desejar, ter pensamentos positivos. Concomitantemente, é preciso ter um comportamento positivo, norteado pelos princípios da Palavra de Deus, e trabalhar muito, com afinco e dedicação. Vejamos alguns textos bíblicos que embasam o que estamos afirmando:-

a) A Parábola do Semeador principia assim: “Eis que o semeador saiu a semear...”; Mateus 13:3
b) “Semeia pela manhã a tua semente, e à tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas.” Eclesiastes 11:6
c) "E isto afirmo: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará.” II Coríntios 9:6
d) “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” Gálatas 6:9

Em relação aos pensamentos negativos, devemos sim evitá-los, por serem contraditórios à fé cristã, e porque, de fato, eles atraem coisas negativas. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;” Provérbios 23:7 “Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.” Jó 3:25. Nossos pensamentos e sentimentos são refletidos em nossas vidas - eles criam as circunstâncias que nos cercam. Precisamos sim evitar os maus pensamentos e sentimentos, e abraçar os bons em seu lugar. Porém, o fixar-se somente nos "bons sentimentos" não é uma maneira eficiente de aplicar essas idéias. Para evitar as coisas negativas, e cercar-se do bem, e da bondade das pessoas, é necessário primeiro semear sementes do bem, e da bondade. Comece a ser melhor para as pessoas, não hesite em estender a sua mão para ajudar aos necessitados que Deus colocar em seu caminho; seja um despenseiro da paz! “aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.” I Pedro 3:11

Concluindo, creio que “Lei da Atração” tenha utilidade. A maioria dos princípios contidos na “Lei da Atração” foram extraídos da Bíblia, mas é incompleta e omissa em relação a muitos outros princípios da Palavra de Deus, e tem as suas sutilezas, como por exemplo a atribuição do resultado, do sucesso, do retorno, ao “universo”, afirmando que ele conspirará a nosso favor. Quem tem a Deus por Pai, Senhor e Provedor, e a Bíblia como única regra de fé e prática, sabe, com muita firmeza que, todas as bênçãos que recebemos acontecem em “Deus, que é a causa primária, contudo, pela mesma providência, Deus ordena que elas sucedam conforme a natureza das causas secundárias, necessárias, livre ou contingentemente. Na sua providência ordinária Deus emprega meios; todavia, ele é livre para operar sem eles, sobre eles ou contra eles, segundo o seu arbítrio.” – Confissões de Fé de Westminster, Cap. V, II e III – “Deus, o grande Criador de todas as cousas, para o louvor da glória da sua sabedoria, poder, justiça, bondade e misericórdia, sustenta, dirige, dispõe e governa todas as cousas, desde a maior até a menor.” – Confissões de Fé de Westminster, Cap. V, “I” – Sendo o “universo” obra da criação de Deus, e estando debaixo da sua direção e governo, Deus, em sua soberania, domínio e poder, pode subjugá-lo, e dele se utilizar para nos abençoar. Porém, mesmo quando a bênção nos chega conforme a natureza das causas secundárias, sempre será proveniente de Deus. Portanto, é a Ele que devemos agradecer, e não ao "universo".

Finalizando, a “Lei da Semeadura e da Colheita” é, na realidade, uma lei de atração, muito mais completa, abrangente, e, em perfeita harmonia com os demais ensinamentos da Palavra de Deus. "O Segredo" para a prosperidade está na lei da Bíblia! É melhor dela nos utilizarmos em nosso viver diário, em nosso caminho; não de forma egoísta e mesquinha, e apenas para conquistar sucesso, dinheiro e poder, mas também para objetivos que vão além da satisfação pessoal. Precisamos aprender a utilizar essa lei para aspirações maiores, e não apenas para a satisfação dos desejos pessoais, ou interesses próprios. Antes de formularmos as nossas listas, ou quadros de sonhos ou desejos, devemos buscar conhecer qual é o propósito e a vontade de Deus para as nossas vidas, e buscar também valores pessoais e sociais mais elevados.

Nenhum comentário: