terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Voz do Espírito Santo

Certamente você tem observado que, com muita freqüência, falamos da 'Palavra vivificada em seu espírito pelo Espírito Santo', que é a voz do Espírito em você. Pois bem, senti que talvez seja necessário explicar isso melhor
No meu dia-a-dia, estou sempre atento àquilo que o Espírito Santo diz no meu coração. Não são coisas que eu penso, não são atividades da minha mente; na verdade, é uma sensibilidade muito simples, de modo que eu sei quando algo vem 'do Espírito' e quando é apenas produto do meu pensamento. Quando 'sou eu' que penso, falta a convicção a respeito daquilo no meu espírito. Mas não quero que você imagine que isso é algo 'especial', pois não é. Todo aquele que realmente vive em Deus e tem seu espírito edificado através da oração em línguas, segundo 1 Cor.14:4 e Judas 20 etc, desfruta dessa 'sensibilidade interior.

E ouvir a voz do Espírito e submeter-se a Ela é, ao mesmo tempo, simples e grandioso. Mas temos sempre de rejeitar todo pensamento de Satanás que diz que 'é você mesmo que está pensando isso'. Você não tem como 'inventar' a voz do Espírito dentro de você, pois ela é singela e inconfundível: você simplesmente sabe, tem consciência de que é.

Observe que a 'voz do Espírito' não é captada (percebida) pela audição natural - você não ouve um 'grito do céu'. A voz do Espírito é percebida como "um cicio tranqüilo e suave"(1 Reis 19:12), que é uma firme convicção da Verdade em nosso íntimo. O apóstolo Paulo diz que "há muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, sem sentido" (1 Coríntios14;10), e certamente você sabe disso e experimenta isso no seu dia-a-dia. Mas a voz do Espírito se distingue de todas as demais vozes porque ela 'soa' dentro de nós.

E qual é o objetivo disso? O que o Espírito pretende quando vivifica uma Verdade dentro de nós? O apóstolo Pedro diz que é para que nós "vivamos no espírito (humano) segundo Deus" (1 Pedro 4:6), ou seja: Deus desperta você para que você passe a 'viver como Ele mesmo vive'. Você acha que isso é impossível? Considerando isso naturalmente, é impossível, sim, mas em termos do que Deus fez para nós em Cristo, dando-nos a 'natureza divina' (2 Pedro 1:4), viver como Deus é uma realidade manifesta.

E o que significa, na prática, 'viver como Deus'? Em Cristo - através da obra de redenção - Deus deu a toda pessoa que crê a condição de (a) viver justificada segundo 2 Coríntios 4:21; (b) viver livre da corrupção segundo Gálatas 5:1 e (c) viver fora de tudo o que Satanás pode aprontar contra nós segundo Lucas 10:19. Quando eu considero o que eu era há alguns anos atrás e o que consigo viver em Deus agora, eu sei que o Espírito Santo tem operado no meu espírito humano com muita eficiência. É claro que tenho muito a aprender ainda, mas eu sei que "O que a mim me concerne, o Senhor (e é só Ele) levará a bom termo" (Salmo 138:8). Não sei como isso acontece, mas sei que é isso mesmo que acontece: uma operação silenciosa e paciente do Espírito Santo.

É muito importante que você se conscientize de que Deus tem mais interesse em falar com você que você em ouvi-lO. Por isso o Espírito Santo habita em você e opera com muita paciência para te ajudar a ser sensível à Sua voz.

Que você preste mais atenção à voz do Espírito em todos os momentos e situações de sua vida!

Nenhum comentário: