terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Agora, Já

Quero compartilhar com você três verdades que o Espírito Santo acaba de me mostrar, e que se encontram em uma afirmação do apóstolo Paulo que não é bem entendida no meio cristão. Veja o que Paulo disse: "Agora, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da Vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte"(Rm.8:1,2).

Devido à influência de várias doutrinas falsas e perniciosas que circulam no meio das igrejas, e da tradição religiosa que impera no íntimo de quase todos, não tem sido fácil convencer os irmãos da real grandeza da obra redentora que Cristo realizou e finalizou ao clamar na cruz: "Está Consumado"!(João 19:30). Por isso entendo que as 'três Verdades' enfatizadas na afirmação do apóstolo Paulo podem te ajudar a viver, no dia-a-dia, a grande mudança do Evangelho.

A primeira Verdade contida nesta afirmação de Paulo é: "Agora, já".

Sempre afirmamos que a vinda de Jesus ao mundo mudou totalmente a condição do homem em relação a Deus. Digo que mudou a condição 'do homem' porque a condição 'de Deus' em relação a nós jamais mudo. Ele sempre "nos amou com amor eterno"(Jer.31:3), não obstante a rebeldia do nosso coração. O que mudou para nós é que, "agora", Cristo Jesus "é a propiciação (condição de paz) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro" (1 João 2:2). Ou, como Paulo disse: "Ele é a nossa Paz" (Efés.2:14); "Temos Paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm.5:1). Ao invés de esperar que nós fizéssemos o impossível: mudássemos a nossa própria condição, "Deus (Ele mesmo) enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar (livrar totalmente) os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos" (Gal.4:4,5). Por isso Jesus mesmo disse: "Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou" (João 14:27). Ele deixou a condição dEle para sua vida. "Agora", sem que você precise fazer nada, Jesus é a sua Paz com Deus; Ele representa você diante do Pai, pois "O castigo que nos traz a Paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados" (Is.53:5). Fomos feitos inteiramente livres daquilo que nos separava de Deus.

A segunda Verdade da afirmação de Paulo é: "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus".

Por que não? Porque, segundo Jesus mesmo afirmou, "Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3:17). Jesus não julga (João 8:15), e, portanto, não condena, "porque o que não crê (em Cristo) já está julgado"(João3:18). E o julgamento (condenação em que vive aquele que não crê) é "que a Luz (Vida em Cristo) veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a Luz; porque as suas obras eram más" (v19). Assim, observamos que Jesus Cristo mudou a nossa condição de 'condenação' para 'nenhuma condenação'. Aquele que "está em Cristo Jesus" não pode ser condenado, porque "Aquele que não conheceu pecado (Jesus Cristo), Deus O fez pecado por nós; para que nEle (sem nenhum esforço da nossa parte) fôssemos feitos filhos de Deus"(2 Cor.5:21).

A terceira Verdade da afirmação de Paulo se refere à mudança no que é estabelecido: "a lei do Espírito da Vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte".

Pelo "Espírito da Vida" que operava em Cristo Jesus aqui na Terra, Ele mesmo estabeleceu uma nova condição para nós. Isso contradiz aqueles dizem que devemos fazer algo para estabelecer nossa própria condição perante Deus. Aquele que crê vive na grandeza da condição (lei) estabelecida pelo "Espírito da Vida em Cristo Jesus", isto é: ao invés de procurar o impossível (tentar viver a vida de Cristo, que é o engano de alguns), mediante a fé, Cristo vive a Sua Vida em nós. E o que esta "lei da Vida em Cristo" fez e faz em nós? Ela nos "livrou (e livra) da lei do pecado e da morte (a condição em que nascemos, estabelecida pela desobediência de Adão). Todo aquele que crê vive na confiança plena da obra redentora de Jesus: a nova condição estabelecida pelo "Espírito da Vida", que operava e que está em Cristo Jesus. Como Paulo afirmou triunfantemente: "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim"(Gal.2:20); e, justamente por isso, "agora, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". Você vive na condição que o Espírito da Vida em Cristo Jesus já estabeleceu por você?

Para se conscientizar da grandeza de tudo o que Cristo fez por nós, observe: "estando nós mortos em nossos delitos, (Deus) nos deu vida juntamente com Cristo (...) e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus"(Efés.2:5,6). Quem nos "deu vida"? Quem nos "ressuscitou"(fez viver de novo)? Quem nos fez "assentar nos lugares celestiais"?

Será que você realmente sabe o quanto Deus ama você?

Nenhum comentário: