domingo, 27 de janeiro de 2008

LEIA A BÍBLIA

- E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e,
vendo, vereis, mas não percebereis.
- Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou
os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e
se converta, e Eu o cure.
- Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
- Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o
viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. (Mt.13:14-17)

O Homem sem Deus...
Sem Deus o Homem nada é. Não passa de um viajante que trafega sem direção, sem caminho certo, um navegante que navega sem rumo. Sem Deus o Homem não encontra o seu trajeto, não parte nem chega. Perde-se em sua realidade existencial, sem finalidade, desligado de si mesmo por não se encontrar em Deus, de onde veio, para os fins e desígnios que lhe foram traçados por Ele. Ocupa um lugar privilegiado no quadro existencial da Criação e sem Deus fica deslocado gravitacionalmente, não girando em torno do eixo certo. Só em Deus pode se encontrar e se orientar, por ter vindo diretamente dEle. Se todo Homem seguisse os mandamentos de Deus, ele iria conduzir tudo a uma eficácia ideal, mediando entre as coisas, as criaturas, e Deus. O Homem que é matéria e ao mesmo tempo sopro de Deus seria o encontro de ambos. A expressão divina da matéria, eis o Homem, "imagem e semelhança de Deus" e, também, "barro", "pó". O Homem é a divinização da matéria criada, a expressão máxima da Criação, sem o quê, a Criação para nada serviria, sem nenhuma finalidade. É no Homem que a própria natureza das coisas se encontra consigo mesma e se realiza em plenitude material.

Criação que é uma dádiva de Deus, um transbordar do amor em ato divino. Ato criador, dom que se irradia em matizes infinitos; uma dinâmica que faz acontecer, desenvolver e ser a vida pululante e bela; uma realidade que se fundamenta na intimidade de Deus e explode no Homem a "submeter e dominar" (Gn 1,28) a terra e a todos os seres criados, a tudo ordenando conforme as leis que lhe são próprias. Leis que descobre como emulsão das próprias coisas e seres criados. É do Homem o universo todo, assim Deus o destinou. Não apenas isso. Estabeleceu também um modo particular de convívio, um relacionamento específico, especial, chamando-o a uma vida mais íntima e partilhada familiarmente.
"Por mais que seja a maldade do homem - a bondade de Deus é ainda incomparavelmente maior"
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam." (I Coríntios 2:9)
Que mais poderia o homem desejar para fruir genuína alegria e paz perfeita?

* * *

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus é o supremo criador.