quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A Bíblia "JUDAICA"


A Bíblia "JUDAICA" compõe-se de textos que foram reunidos pelos hebreus e preservados através dos séculos como o Livro Sagrado do Povo Judeu, consiste em três divisões:

1º A Torá (os cinco livros de Moisés, também denominados de Pentateuco no grego);

2º Os Profetas;

3º Salmos e Provérbios;

A TORÁ é um relato dos acontecimentos desde o princípio do mundo até a morte de Moisés, entremeados de leis e mandamentos.

Com o passar do tempo, o povo Judeu foi desenvolvendo uma série de leis suplementares e eram transmitidas "oralmente" de geração a geração.

Com o retorno dos judeus do Exílio Babilônico, Esdras começou a compila-la e comentá-la, e continuou através de vários sábios, quando então o “Rabi Yehuda Ha' Nassi” (O Príncipe) acabou de concluí-la. A esse código deu-se o nome de "MISHNÁ".

A "MISHINÁ", juntamente com a GEMARÁ (Comentários e interpretações rabínicas das leis da Mishná), compõe o Talmud.

Existem duas versões do Talmud:

1ª A versão de Jerusalém;

2ª A versão Babilônica, que diferem apenas em certos aspectos.

O mais completo é o Babilônico, elaborado entre os séculos III e V, foi iniciado por Rabi Rav Ashi, chefe da academia de Sura sob o domínio dos persas e árabes, no ano 367 e continuado por seus discípulos até a metade do século VI.

Sendo o registro de discussões faladas, o Talmud não é nada sistemático ou conciso. É entretanto um tesouro de leis, tradições e costumes, que tem influenciado o pensamento e a prática judaica, e constitui uma valiosa fonte de consulta para o estudo e as decisões legais.

Nenhum comentário: