domingo, 27 de janeiro de 2008

Aborto

Definição: Aborto é a expulsão de um embrião ou de um feto que normalmente não pode viver fora do útero. Pode acontecer aborto espontâneo devido a imperfeição humana ou acidente. O aborto provocado deliberadamente, só para se evitar o nascimento de uma criança não desejada, é tirar de modo intencional uma vida humana.

Como deve a Fonte da vida humana influir no nosso conceito sobre este assunto?
Atos 17:28: "Por meio dele [Deus] temos vida, e nos movemos, e existimos."
Sal. 36:9: "Contigo [Deus] está a fonte da vida."
Rom. 14:12: "Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus."

Considera Deus preciosa a vida de uma criança mesmo quando está bem no início dos estágios de desenvolvimento após a concepção?
Sal. 139:13-16: "Tu [Deus] . . . mantiveste-me abrigado no ventre de minha mãe. . . . Teus olhos viram até mesmo meu embrião, e todas as suas partes estavam assentadas por escrito no teu livro."

Declarou Deus alguma vez que uma pessoa seria chamada a prestação de contas pelo dano causado a um nascituro?
Êxo. 21:22, 23: "Caso homens briguem entre si, e eles realmente firam uma mulher grávida e deveras saiam os filhos dela, mas não haja acidente fatal, sem falta se lhe deve impor uma indenização segundo o que o dono da mulher lhe impuser; e ele tem de dá-la por intermédio dos magistrados. Mas se acontecer um acidente fatal, então terás de dar alma por alma." (Algumas traduções fazem parecer que nesta lei dada a Israel a questão crucial era o que acontecia à mãe, não ao feto. O texto original em hebraico, porém, referia-se a um acidente fatal que sobreviesse ou à mãe ou à criança.)

Quão sério é tirar intencionalmente uma vida humana por um motivo não autorizado por Deus?
Gên. 9:6: "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem será derramado o seu próprio sangue, pois à imagem de Deus fez ele o homem."
1 João 3:15: "Nenhum homicida tem permanecente nele a vida eterna."
Êxo. 20:13: "Não deves assassinar."

Justifica um aborto a opinião de um médico de que, se se deixar que certa gravidez chegue a pleno termo, irá prejudicar a saúde da mãe?
Às vezes, as opiniões dos médicos são erradas. Seria justo matarmos nosso semelhante porque este poderia causar dano ao seu próximo? Se, no momento de dar à luz, é preciso fazer uma escolha entre a vida da mãe e a da criança, cabe aos envolvidos fazer a escolha. Entretanto, os progressos da medicina em muitos países tornaram essa situação muito rara.

Nenhum comentário: