sábado, 16 de abril de 2011

Sete Atitudes Para Alcançar As Vitórias


Sete Atitudes Para Alcançar As Vitórias Nas Provações
Tema (II Cr. 31.20,21) “21 - E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus. 22 - E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou”. (IICr. 32. 1-8, 21-23) “1 - Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. 2 - Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém, 3 - Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 4 - Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? 5 - E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. 6 - E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: 7 - Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. 8 - Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. 21 - Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. 22 - Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou. 23 - E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações.

Introdução

Se você quiser alcançar as vitórias do Senhor nos tempos de provações, aprenda com este grande homem de Deus que foi o Rei Ezequias. Ele nos ensinará lições valiosíssimas, lições preciosas, que vamos extrair deste texto bíblico. Foi este rei que restituiu o culto, a pasço, e os sacrifícios, e aboliu a idolatria no meio de todo o povo. Ezequias era um homem, foi um rei temente a Deus e procurou a ajuda do Senhor para lutar contra o inimigo. Ele não quis lutar sozinho, mais confiou em Deus para vencer a baralha. Vamos aprender algumas atitudes e se colocarmos em prática, certamente vamos alcançar as vitórias nos tempos de provações.

SEJA UM SERVO FIEL EM TUDO, E DEUS TE DARÁ VITÓRIA

(II Cr. 31.20,21) “21 - E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus. 22 - E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou”. Quero falar sobre a fidelidade! Isto é um requisito muito importante, pois, o nosso Deus é rigoroso, Deus zela pela fidelidade. Por isso se você almeja alcançar as vitórias… Seja fiel ao Deus que você ser. Não adianta apenas dizer que você é um cristão que serve a Deus, se não praticar a fidelidade. Deus exige a nossa adoração por completo, e não pela metade. Seja fiel ao teu Senhor em tudo. Agradeça a Deus pelo que Ele representa pra você. Deus exige a nossa adoração… Então, adore ao Senhor em Espírito e em verdade, se entregue a Ele, abra o seu coração e deixa o Espírito Santo tomar conta do seu coração. Não deixa nada roubar a sua atenção, quando você entrar na presença de Deus, entre verdadeiramente para adorá-lo. Porque, naquele exato momento toda a sua adoração, estará voltada para Ele… Para que o Senhor venha receber a sua adoração. Seja fiel nos dízimos, nas ofertas, no serviço, no compromisso, nas suas atitudes, zele com muito carinho, e tudo aquilo que o Senhor colocar em suas mãos, de o melhor de você, faça com dedicação, responsabilidade. Seja um servo fiel e você certamente será abençoado por Deus, para receber as vitórias que estão nas mãos do Senhor. Veja o grande exemplo de fidelidade que teve o Rei Ezequias. Assim como ele, devemos ser também… O rei Ezequias no seu tempo soube dar valor a fidelidade, e através dos seus atos de justiça e fidelidade, Deus o abençôo maravilhosamente. Assim como ele, devemos ser fiel ao Senhor, em todo o tempo, em todo lugar, e principalmente com integridade de coração, pois a fidelidade gera motivos para o Senhor liberar as benções sobre as nossas vidas. Por que Ezequias prosperou? Porque ele foi fiel ao Senhor. Ou seja: “A sua fidelidade proporcionou o caminho para sua vitória. Quer ter vitória! Então… Seja fiel ao teu Senhor em tudo… E você há de contemplar a vitória do Senhor: Seja fiel em tudo… E Deus te dará a vitória…

Segundo - Como Obter Vitórias Nas Provações

EM TUDO DEPENDA DE DEUS, DEIXA ELE AGIR, E AS VITÓRIAS TE ALCANÇARÃO

(II Cr.32.1,7-8) 1 - Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. 7 - Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. 8 - Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. Muitas vezes, nós queremos agir, sem buscarmos a direção do Senhor, queremos tomar decisões sem consultar a direção de Deus. Meus queridos, e queridas do Senhor! Saiba de uma coisa… Por mais simples que pareça, uma decisão mal tomada, poderá influenciar em toda a sua vida, poderá te trazer transtornos, muita vezes, irreparáveis, decisões mal tomadas, poderão servir de grandes impedimentos. Saiba: “Em tudo temos que depender do nosso Senhor Jesus Cristo” Seja um dependente do Senhor, porque Ele sempre terá a melhor resposta para você. Não importa a decisão que tenha que tomar, se é difícil, ou simples… Em primeiro lugar, você terá que buscar a orientação do Senhor, você terá que buscar no Senhor a solução para os seus problemas. Porque somente o Senhor tem a resposta certa para todas as suas necessidades, para todos os seus problemas, somente o teu Senhor e Salvado Jesus Cristo, terá a melhor resposta para te oferecer, e te aconselhar. Também você pode contar com a ajuda do Espírito Santo… Para te ajudar nas suas fraquezas, e para ajudar você a tomar suas decisões, para te aconselhar e dirigir os seus passos, evitando que você venha tropeçar. Mesmo sendo fiel, enfrentaremos lutas que servirão para nos ensinar a depender de Deus. Enquanto estivermos aqui neste mundo, a igreja do Senhor Jesus enfrentará e passará por momentos de lutas, perseguições, e problemas de vários tipos, de várias dimensões. Então! Saiba que você tem que depender de Deus… Deixa o Senhor agir… E você verá que as vitórias virão e te alcançarão. O rei Ezequias dependeu do Senhor Deus, ele buscou no Senhor a orientação necessária para poder enfrentar o inimigo, ele só venceu porque ele reconheceu que Deus poderia ajudá-lo, e que nas mãos de Deus estava a vitória para sua vida. Diante dos obstáculos, dos problemas, das dificuldades, somente o nosso Deus poderá nos ajudar… Nunca se esqueça disto: “Dependa do Senhor em todos os momentos da sua vida, Ele sempre terá a melhor solução para te dar, e para te oferecer.

Terceiro - Como Obter Vitórias Nas Provações

SEJA CAUTELOSO E PRUDENTE, FECHA TODAS AS BRECHAS E NÃO DE MOTIVOS PARA O INIMIGO TE VENCER

(IICr. 3-4) 4 - Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? 5 - E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. O povo de Deus havia construído fontes de águas para subir a Jerusalém. Por se tratar de uma cidade alta, ou seja: “Jerusalém foi edificado em lugares altos, e para poder chegar até lá sem muita dificuldade, foram criadas várias fontes, que servia para o povo beber água quando estivessem subindo até Jerusalém. Se não fossem estas fontes, ficaria praticamente impossível, para uma pessoa chegar até no topo onde a cidade estava edificada. Ezequias teve esta grande idéia… Assim facilitaria o acesso sem maiores transtorno para aquele que fosse subir até Jerusalém. Essas fontes eram um grande alívio para todos que caminhavam rumo à cidade Santa. Mais para os inimigos, estas fontes de águas serviriam como uma força para derrotar o próprio povo de Deus. Assim sendo, Ezequias decidiu e resolveu tapar todas as fontes, para impedir que o inimigo não viesse usufruir de suas águas, nem mesmo ter forças para subir ao alto de Jerusalém. Na nossa vida diária, precisamos tapar as brechas, e não darmos nenhum motivo para o adversário se aproveitar e tentar nos atacar. Então… Vamos tapar as brechas, vamos tapar as fontes do inimigo em nossas vidas. Vamos esgotar com tudo aquilo que alimenta o pecado, vamos enfraquecer o inimigo diariamente, e não vamos permitir e nem darmos trelas para ele nos atingir com suas artimanhas. Estejamos cada vezes mais altos diante da presença do Senhor, estejamos cada vezes mais altos, no poder e na unção do Senhor sobre as nossas vidas. Vamos viver nas alturas desfrutando das benções e das vitórias do Senhor. Não vamos deixar que o inimigo venha nos alcançar e nos atingir, mais fechemos todas as possibilidades, fechemos todas as porta e não vamos dar motivos para o inimigo nos vencer.

Quarto – Como Obter Vitórias Nas Provações

RESTAURANDO A VIDA ESPIRITUAL, VOCÊ TERÁ FORÇAS PARA ENFRENTAR OS DIAS MAUS

(IICr. 5) E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. Se você estiver bem espiritualmente, concerteza você terá mais chance de vencer nos dias maus. Uma pessoa que não está bem espiritualmente acaba sendo uma presa fácil para o inimigo. Quando estamos fracos, ficamos desprovidos de forças para enfrentamos as lutas. Uma pessoa que não esteja preparada, cheia da graça, da autoridade e cheia do poder de Deu, terá maiores dificuldades para enfrentar as situações. Por isso devemos reconhecer quando não estamos bem espiritualmente. Então vamos nos lançar aos pés do Senhor Jesus, vamos buscar Nele as força necessária para enfrentarmos os dias maus, e conseguirmos sair vitoriosos. A pessoa quando não está bem espiritualmente, ela acaba achando que todo mundo está errado e que somente ela tem a visão certa e correta das coisas. Ela não reconhece que muitas vezes o problema esta com ela. Aí acaba tropeçando porque espiritualmente está fraca, e desprovida de unção para enxergar as ciladas do inimigo. A Pessoa tem que reconhecer que não está bem, e restaurar os muros da sua vida. Ezequias ele enxergou que havia problemas, ele percebeu que havia frestas e brechas no muro da cidade. Isto nos mostra que temos que ter humildade e reconhecer quando o problema somos nós, e que estamos passando por dificuldades e precisamos restaurar a nossa vida. Os muros da cidade estavam defeituosos e precisava ser reformado, somente assim, o rei Ezequias teria alguma chance para impedir a infiltração do inimigo, assim sendo, dificultaria e impediria que o inimigo se aproveitasse destas falhas. Com os muros restaurados, eles teriam grandes possibilidades de saírem dali com a vitória, e assim aconteceu, porque houve uma preparação, ouve um reconhecimento das fragilidades, então todo o povo, tiveram tempo de se preparar para enfrentar o inimigo. Olha como o rei Ezequias foi esperto. Quando ele deu ordens para o povo fechar as brechas, e as fontes de águas, com isto, ele impediu que o inimigo se fortalecesse bebendo as águas das fontes, e revigorando a força de todos os seus soldados. Sem as águas das fontes, e com os muros restaurados, o exército de Senaqueribe teria grandes dificuldades, pois quando eles chegassem até as porta da cidade ou nos lineares dos murros, todo o seu exército estariam fracos e sem forças para romper as barreiras. Assim também precisamos restaurar os muros de nossas vidas e nos proteger contra todas investidas do inimigo. Vamos tapar as brechas para não sermos pegos de surpresa. Ezequias ainda fez outras coisas para reforçar a proteção do povo de Deus. Ele ergueu torres nos muros e colocou sentinelas para poder observar todo o movimento do adversário, com os soldados entrincheirados em cima do murro e nas torres, eles teriam uma melhor visão, para enxergar da onde os inimigos estavam vindos. Isso é que o Senhor espera de cada um de nós… Que estejamos vigilantes… Vamos estar alerta em qualquer situação, pois a qualquer momento o inimigo poderá nos surpreender e tentar nos destruir. O rei Ezequias também fez outro muro por força do muro reforçado e com torres…. Isto significa: “Cautela, vigilância para enfrentar a batalha” Também o rei providenciou mais armamento para o povo. O que aprendemos com isto? É que nos tempos difíceis temos que estar preparados para enfrentamos os dias maus, para enfrentarmos os dias difíceis, para enfrentarmos os dias de grandes tribulações. Você só irá vencer, se a sua vida espiritual, estiver restaurada na comunhão, na graça, na virtude. Se o teu espírito estiver fortalecido na unção e cheio de autoridade em o nome de Jesus, e isto você só pode conseguir se você buscar a restauração, ou se você permanecer firme no Senhor confiando e entregando todos os seus problemas nas mãos do Senhor Jesus.

Quinto - Como Obter Vitórias nas Provações

FORTALECENDO O TEU CORAÇÃO, PARA RECEBER A VITÓRIA

(IICr.6) E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo: Não vai adiantar nada, se você tiver todo o preparo e você se cuidar em tampar as fontes de águas, restaurar os muros, fazer torres, outro muro por fora e armar o povo se você estiver com o seu coração abatido, se você estiver com o seu coração sem confiança, se você estiver com o seu coração cheio de medo, se você estiver com o seu coração completamente desprovido da confiança no seu Deus. Você pode ter todo o preparo, mais não será suficiente. Para que tudo isto funcione, você precisa: “Estar preparado interiormente” Ou seja, o seu coração tem que estar fortalecido, o teu coração tem que está cheio de confiança no Deus que você serve. Ezequias, ele falou, e as suas palavras chegaram até o coração do seu povo. Ezequias chamou a atenção do seu povo para que ficassem mais animados, para terem forças e vigor para lutar, mais confiando no Senhor. Então você já sabe que além dos equipamentos de batalha, você também vai precisar estar preparado espiritualmente, e o seu interior completamente confiando que o Senhor já te deu a vitória.

Sexto - Como Obter vitórias Nas Provações

CREIA NO PODER LIBERTADOR DO SENHOR, O SEU DEUS É MAIOR E ESTA ACIMA DE QUALQUER PROBLEMA

(IICr.7-8) 7 - Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. 8 - Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. Para Deus não existe nada impossível, nada difícil, não existe nada que Ele não tenha, ou não tem a solução. Para alcançar as vitórias nas provações. É preciso que você tenha fé, é preciso que todos nós tenhamos fé, é preciso confiar nos braços fortes do Senhor, é preciso saber que o seu Deus é maior, e não existe ninguém que esteja acima dele. Saiba que todo o poder é do Senhor, e pertence a Ele e quando Ele quer agir não tem quem possa impedir… Portando, começa a declarar a sua vitória, começa a exaltar o seu Deus, Ele é um Deus de poder, e de autoridade, e neste momento o Senhor está pelejando por você, esta batalha não é tua, meu irmão, não é sua minha irmã, não é tua… Igreja do Senhor Jesus, Mais esta batalha é Dele é do Senhor, Deus está trabalhando ao teu favo, para liberar a sua vitória. O inimigo não vai conseguir impedir, o inimigo não vai conseguir, porque é o Senhor Jesus quem esta pelejando por você. Creia… Deus esta liberando a sua vitória… Porque Ele te ama, Ele quer ver sempre o seu bem. Jesus está acima de qualquer problema. Ezequias venceu, porque ele colocou a sua fé no Deus todo poderoso, ele creu que o Senhor daria a vitória para o seu povo. Então o que você esta esperando… O que nós estamos esperando… Vamos crer e confiar no Senhor, que ainda hoje o Senhor pode liberar a sua vitória.

Sétimo - Como Obter Vitórias Nas Provações

ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO DE DEUS, A VITÓRIA CERTAMENTE VIRARÁ SOBRE A SUA VIDA

(II Cr.32.21-23) 21 - Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. 22 - Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou. 23 - E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações. Olha como o nosso Deus é maravilhoso, olha a grandeza do Senhor, olha como o nosso Deus nos surpreende. Ezequias não precisou lutar a única coisa que Ezequias teve que fazer foi: “Se preparar para enfrentar o inimigo” Mais Deus como diz o trecho bíblico, o Senhor interveio a favor o seu povo, o Senhor lutou pelo seu povo, o Senhor enviou um anjo para pelejar e dar a vitórias para o rei Ezequias e para todo o seu povo. Deus colocou a vitória nas mãos do seu povo. É assim, que o nosso Deus faz, Ele reduz a nada a valentia e a força do inimigo. Ezequias viveu em paz por todos os lados e por muitos anos. Assim o Senhor também fará com você… Você viveria dias paz por todos os lados, Deus te concederá descanso nesta terra de luta, nesta terra de agonia, de sofrimento, de angústia, nesta terra de dor e de muitas tribulações. Vai chegar o seu dia, em que você vai declarar em nome de Jesus a sua vitória, você vai glorificar e exaltar o nome do Senhor, porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para todo sempre. O Senhor pelejará por vós e vós vos calareis, o Senhor Ele vai fazer maravilha no meio de vós. Receba a vitória do Senhor, receba as bênçãos do Senhor, receba as providências do Senhor em sua vida… Deus está intercedendo por você, Ele esta intercedendo pelo seu povo. Ele está intercedendo pela sua igreja. Creia no Senhor e na força do seu poder, a vitória virá em nome de Jesus o inimigo será derrotado.

Conclusão

Como obter as vitórias nas provações?

1 – Seja um servo fiel em tudo, e Deus te dará vitória

2 – Em tudo dependa de Deus, deixa Ele agir, e as vitórias te alcançarão

3 – Seja cauteloso e prudente, fecha as brechas e não de motivos para o inimigo te vencer

4 – Restaurando a vida espiritual, você terá forças para enfrentar os dias maus

5 – Fortalecendo o teu coração para receber a vitória

6 – Creia no poder libertador do Senhor, o seu Deus é maior e esta acima de qualquer problema

7 – Através da intervenção de Deus, a vitória virá certamente virá sobre a sua vida

Nenhum comentário: