sexta-feira, 1 de abril de 2011

MISSÃO EVANGÉLICA INTER-CULTURAL



MEVIC
MISSÃO EVANGÉLICA INTER-CULTURAL

O Que é a MEVIC?

Fundada em 1998 como resultado da visão de alguns líderes portugueses e missionários que estão a servir em Portugal, a MEVIC. É uma agência missionária portuguesa

interdenominacional, filiada na Aliança Evangélica Portuguesa (AEP), com uma visão missionária transcultural. O seu objectivo principal é ajudar as igrejas evangélicas portuguesas a cumprirem a Grande Comissão de Jesus Cristo registada em Mateus 28:18-20 através de programas de mobilização e treinamento em missões, projectos missionários específicos e envio e cuidado de missionários.

Quem São os Líderes da MEVIC?

A direcção da MEVIC é composta por pastores e líderes de igrejas evangélicas portuguesas filiadas na AEP que se propõem servir numa cultura de valorização do Reino de Deus nas áreas de mobilização e treinamento missionários, na pesquisa de futuros campos e no estabelecimento de alianças estratégicas para envio e cuidado de missionários para o campo missionário.

Quais São os Objectivos Principais?

• Desafiar e mobilizar as igrejas evangélicas portuguesas ao compromisso missionário através de projectos de alcance nacional.

• Ajudar as igrejas locais nas seguintes áreas:

 Criar departamentos de missões

 Formar grupos de intercessão e adopção de povos não alcançados

 Treinar líderes e candidatos a missões através de cursos de capacitação missionária

 Estimular alianças estratégicas para o recrutamento, envio e cuidado de missionários nacionais ou transculturais.

 Estabelecer, coordenar e administrar as bases missionárias em Portugal e no estrangeiro, fazendo a ligação do campo missionário com as igrejas enviadoras.

Quais as Características da MEVIC?

Mobilização e Formação em Missões

A MEVIC pretende servir as Igrejas e Organizações Evangélicas em Portugal colaborando em projectos de mobilização missionária de alcance nacional (Assessoria Missões da AEP), realizando ou participando em Conferências Missionárias locais, regionais, ou internacionais, e oferecendo seminários sobre a adopção de povos não alcançados, intercessão missionária, plantação de igrejas, cultura portuguesa, ministério urbano, alcance de minorias étnicas, etc

Departamento de Estudos Missiológicos

A MEVIC disponibiliza às Igrejas, Organizações e Instituições Teológicas Evangélicas oportunidades de consultadoria, informação e treinamento especializado em missões para candidatos ao campo missionário com estudos complementares nas áreas de filosofia de missões, bases bíblicas e estratégia missionária, missões transculturais em ambientes não-cristãos (muçulmanos, hindus, budistas), perfil do missionário transcultural, métodos de evangelização e plantação de igrejas. A MEVIC oferecerá também encontros de reflexão missiológica e integração cultural para missionários estrangeiros que trabalham em Portugal.

Alianças Estratégicas para Envio e Cuidado de Missionários

A MEVIC acredita que a formação de parcerias é necessária para que a igreja possa acelerar a obra missionária no mundo. Para isso procura reunir esforços comuns com igrejas, instituições teológicas e outras agências missionárias evangélicas que tenham o propósito de cumprir a Grande Comissão treinando, enviando e cuidando de missionários.

Antes do recrutamento e envio dos missionários para o campo, a MEVIC oferece-se para realizar uma pesquisa a fim de determinar os locais ou regiões estratégicas de um país. Essa pesquisa é feita através do diálogo com líderes das igrejas dos países que irão receber os missionários, de observação do país e de conversas com estrategistas de missões. No recrutamento dos missionários, a MEVIC fará estudos de personalidade dos candidatos, ajudando-os a conhecerem-se melhor. No campo, a MEVIC procurará estabelecer as bases de um cuidado integral do missionário e da sua família e as sua ligações à igreja enviadora.

Quais São os Projectos a que se Propõe?

Projectos de Curto Prazo

Férias com uma Missão

Procurando despertar a visão missionária entre os jovens, a MEVIC propõe-se fornecer treinamento missionário a equipas de jovens estudantes antes de uma viagem missionária a um campo de missão por um período máximo de vinte dias, durante as férias escolares.

Pastores e Líderes em Missão

A MEVIC quer desafiar pastores a investirem pelo menos 10 dias em visita a um campo missionário tendo em vista o treinamento de líderes autóctones, o despertamento da visão missionária transcultural e a unidade da liderança portuguesa.

Universitários e Profissionais em Missão

Está a surgir um novo perfil de missionários para os próximos anos e a MEVIC deseja desafiar profissionais na tarefa missionária. Para isso propõe-se organizar projectos de curto prazo, onde os universitários e profissionais, fazendo uso das suas profissões, possam dedicar algumas semanas do ano em visita a campos missionários.

Treinamento Missionário

Planeados para líderes de igrejas locais, a MEVIC propõe-se realizar seminários para formação de liderança missionária nas igrejas locais nas áreas de Adopção de Povos Não-Alcançados, Intercessão Missionária, Grandes Religiões Não-Cristãs, Minorias Étnicas no Ambiente Urbano, Plantação de Igrejas, etc.

Projectos de Médio e Longo Prazo

A MEVIC disponibiliza-se para projectos de mobilização missionária das igrejas nacionais no âmbito da Aliança Evangélica Portuguesa.

A MEVIC propõe-se também estabelecer alianças estratégicas entre igrejas e organizações evangélicas para recrutamento, envio e cuidado de missionários para trabalharem em lugares ainda não alcançados. Países como os da Europa de Leste, do Norte de África, e dos PALOPs, serão os alvos principais. A MEVIC sempre trabalhará como cooperadora da igreja local que envia o missionário, sendo uma ponte entre o missionário e a sua igreja local.

Direcção da MEVIC

Pr. Paulo Pascoal

Presidente e Director Executivo da MEVIC, Pastor da Igreja Baptista da Graça, Coordenador da Assessoria de Missões da AEP.

Pr. Samuel Paulo Santos

Vice-Presidente da Mevic e Pastor da Igreja Evangélica de Ermesinde

Pr. Abel Tomé

Secretário da Mevic e Director da PubliÁfrica

Pr. Luíz Carlos Castro

1º Tesoureiro da MEVIC e Pastor da Igreja da Acção Bíblica de Ouressa

Missionária Liane Serfas

2º Tesoureiro da Mevic e Missionária da Kontaktmission em Portugal

Como Poderá Envolver-se com a Mevic ?

Tornando-se um Missionário

associado à MEVIC

Se Deus o tem chamado especificamente para servir como missionário numa outra cultura, e se a sua liderança o pode recomendar, contacte-nos para receber mais informações sobre como tornar-se um missionário associado à MEVIC.

Envolvendo a Sua Igreja

Ajude a sua igreja a ganhar ou ampliar a sua visão missionária através de grupos de intercessão missionária, formação de um departamento de missões, adoptando um povo não alcançado, realizando uma conferência missionária, participando nos seminários para líderes de igrejas locais promovidos pela MEVIC, ou enviando uma equipa para um projecto missionário de curto prazo.

Contribuindo

O ministério da MEVIC é sustentado por ofertas regulares de igrejas, organizações e pessoas singulares. Se deseja cooperar nos projectos da MEVIC, está convidado a participar financeiramente, tornando-se assim um mantenedor deste ministério.

Orando

Seja um intercessor e companheiro de oração, levantando diante de Deus a MEVIC, o seu ministério em cada dia e, sobretudo, os campos missionários.

MEVIC

MISSÃO EVANGÉLICA INTER-CULTURAL

Praça David Mourão Ferreira, Lote 17, 1º Dtº

ABÓBODA

2785-720 S. DOMINGOS DE RANA

PORTUGAL

Tel./Fax (++351.21.4440487) Email: mevic@netcabo.pt

Nenhum comentário: