domingo, 10 de abril de 2011

Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 2 de 4

Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 2 de 4
Autor: Walter Andrade Campelo
O Tribunal de Cristo
Quem será julgado
Este é o julgamento dos salvos em Cristo para galardoamento:

"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." (Romanos 14:10 ACF)
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (II Coríntios 5:10 ACF)
Quando ocorrerá
Irá ocorrer imediatamente após o arrebatamento da Igreja:

"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra." (Apocalipse 11:18 ACF)
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (II Timóteo 4:8 ACF [destaque acrescentado])
O resultado do julgamento (galardoamento)
O galardoamento consiste em privilégios e responsabilidades no reino dos céus, como podemos ver pela parábola dos dez servos e as dez minas:

"E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus. (12) Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. (13) E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. (14) Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. (15) E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando. (16) E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. (17) E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. (18) E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. (19) E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades. (20) E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço; (21) porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste. (22) Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; (23) Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros? (24) E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas. (25) (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.) (26) Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado. (27) E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim." (Lucas 19:11-27 ACF [destaque acrescentado])
O galardoamento nos dará participação ativa no reino do Senhor:

"Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; (12) se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;" (II Timóteo 2:11-12 ACF [destaque acrescentado])
O galardoamento nos dará coroas:

Coroa de glória:
"Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: (2) Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; (3) nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (4) E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." (I Pedro 5:1-4 ACF)
"Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?" (I Tessalonicenses 2:19 ACF)
Coroa da vida:
"Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10 ACF)
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12 ACF)
Coroa da justiça:
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (II Timóteo 4:8 ACF)
Estas são coroas incorruptíveis, mas, ao contrário da salvação, poderemos perdê-las se não perseverarmos na fé que já foi de uma vez por todas entregue aos santos:

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível." (I Coríntios 9:25 ACF)
"E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória." (I Pedro 5:4 ACF)
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3:11 ACF)
"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos." (Judas 3 ACF)
Bases para a obtenção de galardões
Os galardões nos serão dados com base em nossas obras após a salvação. Quais sejam:

Nosso ardor missionário e evangelístico:
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15 ACF)
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (20) ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado..." (Mateus 28:19-20 ACF)
"Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo." (I Tessalonicenses 2:19-20 ACF)
"Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente." (Daniel 12:3 ACF)
"Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho." (I Coríntios 3:8 ACF)
Nosso amor para com o próximo, e principalmente para com nossos irmãos na fé:
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (38) Este é o primeiro e grande mandamento. (39) E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:37-39 ACF)
"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." (Gálatas 6:9-10 ACF)
"E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." (Mateus 10:42 ACF)
Nossas intenções, guardadas em segredo em nossos corações:
"Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor." (I Coríntios 4:5 ACF)
"Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se." (Mateus 10:26 ACF)
"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. (7) Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (8) E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; (9) conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre." (II Coríntios 9:6-9 ACF)
Nossa fidelidade na aplicação (uso) dos talentos e bens que nos foram dados (emprestados) pela vontade de Deus:
"Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. (15) E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. (16) E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. (17) Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. (18) Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. (19) E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. (20) Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. (21) E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (22) E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. (23) Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (24) Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; (25) e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. (26) Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? (27) Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. (28) Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. (29) Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. (30) Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 25:14-30 ACF)
"Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem." (II Coríntios 8:12 ACF)
Nossa perseverança frente às tribulações e perseguições
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12 ACF)
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; (11) Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. (12) Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5:10-12 ACF)
"Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. (23) Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas." (Lucas 6:22-23 ACF)
A Primeira Ressurreição
Esta será a ressurreição para a vida. Ela se dará em etapas conforme segue:

A primeira etapa foi a ressurreição de nosso Senhor Jesus, no ano de 32 d.C.:
"Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda." (I Coríntios 15:23 ACF)
Antes do início da Grande Tribulação serão ressuscitados todos os que dormem em Cristo, seguidos do arrebatamento da Igreja de Cristo na Terra. E estes, ou seja, os que já dormiam em Cristo e Sua Igreja, constituem a Noiva para as Bodas do Cordeiro:
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. " (I Tessalonicenses 4:16-17 ACF)
"Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; (30) porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. (31) Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. (32) Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja." (Efésios 5:29-32 ACF)
Ao término da Grande Tribulação serão ressuscitados todos os mártires da Tribulação bem como os salvos do Antigo Testamento (pouco antes da Revelação de Jesus):
"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (2) E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." (Daniel 12:1-2 ACF)
"Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. (20) Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. (21) Porque eis que o SENHOR sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos." (Isaías 26:19-21 ACF)
"E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? (14) E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." (Apocalipse 7:13-14 ACF)
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos." (Apocalipse 20:4 ACF)
4. Seguramente, haverá ressurreição para os salvos do milênio (o Reino), contudo não há na palavra de Deus qualquer indicação de como ou quando isto irá ocorrer.
As Bodas do Cordeiro
As bodas do Cordeiro ocorrem entre Cristo e Sua Igreja após o arrebatamento desta e a ressurreição dos que dormem em Cristo.

"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (8) E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." (Apocalipse 19:7-8 ACF)
As bodas devem ocorrer necessariamente após o julgamento da Igreja por Cristo, conforme:

"Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:27 ACF)
A 70ª Semana de Daniel (A Grande Tribulação)
"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Daniel 9:27 ACF)
A tribulação está claramente determinada em várias passagens tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, apresentaremos apenas algumas aqui:

"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." (Daniel 12:1 ACF)
"Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo, e tudo quanto produz. Porque a indignação do SENHOR está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele as destruiu totalmente, entregou-as à matança. E os seus mortos serão arremessados e dos seus cadáveres subirá o seu mau cheiro; e os montes se derreterão com o seu sangue." (Isaías 34:1-3 ACF)
"Ai do dia! Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso." (Joel 1:15 ACF)
"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda" (Mateus 24:15 ACF)
"Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. (22) E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. (23) Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; (24) Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. (25) Eis que eu vo-lo tenho predito." (Mateus 24:21-25 ACF)
As semanas de Daniel são semanas proféticas, e desta forma eqüivalem a 7 anos de 360 dias cada. Assim, o período da Grande Tribulação terá 2520 dias (talvez um pouco menos, como será visto à frente), este período será dividido em duas etapas distintas, cada uma correspondendo a 3 anos proféticos e meio ou 1260 dias.

"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo." (Daniel 7:25 ACF)
"E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas." (Daniel 12:7 ACF)
"E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. (3) E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco." (Apocalipse 11:2-3 ACF)
Propósito da Tribulação
O propósito principal da Tribulação é a preparação do povo de Israel para a segunda vinda de Cristo.

Esta preparação será feita através de castigo:

"Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. (3) De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o SENHOR pronunciou esta palavra. (6) Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. (Isaías 24:1,3,6 ACF)
E da conseqüente conversão que os trará a Cristo:

"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." (Daniel 12:1 ACF)
"Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela." (Jeremias 30:7 ACF)
"Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. (4) E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel." (Apocalipse 7:3-4 ACF)
O segundo propósito da Grande Tribulação é imputar o juízo de Deus aos descrentes de todas as nações:

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Apocalipse 3:10 ACF)
"E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;(17) porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:16-17 ACF)
"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra." (Apocalipse 11:18 ACF)
Redução dos dias da Grande Tribulação
Jesus nos diz que os dias de tribulação serão abreviados:

"E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:22 ACF)
Cremos por esta razão que a tribulação terá algo menos que os 2520 dias previstos. Os dias que forem abreviados serão provavelmente cumpridos ao final do milênio, quando Satanás será solto:

"E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." (Apocalipse 20:3 ACF)
Os primeiros 3 anos e meio
Como vimos em Daniel 9:27, um fato marcante determina o início da 70ª semana de Daniel, este fato é a assinatura do tratado entre Israel e o Anticristo, o que se dará após o arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

O Anticristo será aceito por Israel como o Messias prometido:

"Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." (João 5:43 ACF)
Será um tempo em que a iniquidade e o desarranjo social, moral e espiritual serão grandes, e as pessoas serão enganadas e adorarão ao Anticristo:

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mateus 24:24 ACF)
"E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. (14) E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. (15) E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta." (Apocalipse 13:13-15 ACF)
Todos os que durante a dispensação da graça, ou seja, enquanto a Igreja de Cristo esteve na Terra, ouviram a palavra da salvação, a entenderam e recusaram-se a aceitar a Jesus como seu Salvador e Senhor, irão inevitavelmente adorar ao Anticristo:

"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, (10) e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. (11) E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; (12) para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade." (II Tessalonicenses 2:9-12 ACF)
Haverá uma única religião mundial (ecumênica e apóstata) que terá poder sobre os governos:

"E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; (2) com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. (3) E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. (4) E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; (5) e na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. (6) E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus..." (Apocalipse 17:1-6 ACF)
E será instaurado um único governo mundial:

"E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio... E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?" (Apocalipse 13:2,4 ACF)
"Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços." (Daniel 7:23 ACF)
Graças a esta estrutura de unidade política e religiosa, haverá um período de uma paz enganadora e uma sensação de prosperidade e segurança:

"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (II Tessalonicenses 5:3 ACF)
Muitos neste período se converterão a Cristo, sendo que, segundo vemos com base em Apocalipse 6:9-11 (abaixo), estes que vierem a aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor serão martirizados quase que imediatamente por sua fé, a exemplo dos mártires Cristãos durante a dispensação da graça:

"E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? (14) E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." (Apocalipse 7:13-14 ACF)
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. (10) E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? (11) E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." (Apocalipse 6:9-11 ACF)
Próximo ao final deste período alguns acontecimentos marcantes denotarão a "repentina destruição" que se seguirá:

O Egito será derrotado pelo Anticristo:
"E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom. (42) E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará. (43) E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes o seguirão." (Daniel 11:41-43 ACF)
Os países ao Norte referidos como Gogue e Magogue (Rússia e seus aliados), irão tentar invadir Israel, mas serão aniquilados pelo poder sobrenatural de Deus:
"(2) Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele...(15) Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, (16) e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. (39:4) Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, de toda espécie, e aos animais do campo, te darei por comida. (5) Sobre a face do campo cairás, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS." (Ezequiel 38:2,15-16,39:4-5 ACF)

Nenhum comentário: