quarta-feira, 13 de abril de 2011

Porque devemos fazer missões?


(I Co: 9: 16)
Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
Por que eu devo fazer missões?
Porque é um mandamento que o Senhor deixou para sua igreja (Mt 28.19, 20; Mc 16.15-18)
O Senhor ordenou pregar o Evangelho, pois Ele quer que a sua mensagem atinja a toda a criatura (Mc 16.15), a todas as nações (Mt 28.19), a todo o mundo (Mc 16.15), a todas as aldeias (Mt9.35), a todo o lugar (At 17.30).

A igreja é enviada ao mundo por Jesus assim como Jesus foi enviado ao mundo pelo Pai. É o que se entende por “apostolado da igreja”. Jesus disse na Sua oração sacerdotal: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).
Jesus nos designou para obedecer aos seus mandamentos, e os mandamentos de Jesus não são sem propósito nem arbitrários. Eles têm uma razão, uma finalidade. E não nos cabe discutir uma ordem superior.
Ensinamos aos nossos filhos que não é legítimo questionar ordens de superiores, sejam dos próprios pais ou de professores, patrões, governos, porque a autoridade sobre nós constituída é de ministro de Deus (Rm 13:1-2; Ef 6:1-2, 5-7, etc), com que direito podemos questionar um mandamento do próprio Senhor da igreja?

É assim que a igreja vem aprendendo e transmitindo o ensinamento de Cristo. Pedro disse que nossa tarefa, como raça eleita e sacerdócio santo, é proclamar as virtudes de Deus: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pd 2:9).

É interessante que não encontramos os apóstolos dando um outro mandamento, semelhante ao de Cristo, em seus escritos. Encontramos sim, o testemunho de que estavam cumprindo a sua tarefa de “pregar”, porque esse foi o mandamento que receberam (cf. At 5:42; 16:6; Rm 15:20; 1 Co 1:17;). Mas nem por isso a igreja do período apostólico deixou de ser missionária.

Para alguém invocar precisa primeiro crer e para alguém crer precisa primeiro ouvir e para alguém ouvir é preciso haver quem pregue e para haver quem pregue é preciso haver quem envie (Rm 10:13-15). É a continuidade da evangelização e da obra missionária. Na base dessa continuidade está o Senhor Deus, que enviou o Senhor Jesus, que enviou a Sua igreja, que envia os seus pregadores.

A igreja só pode cumprir sua tarefa de ensinar a outros e proclamar as virtudes daquele que a redimiu se estiver presente entre os homens, em todos os lugares, e essa presença se faz através da sua expansão. E a sua expansão foi o motivo da ordem “Ide e fazei discípulos de todas as nações”.

Nenhum comentário: