domingo, 10 de abril de 2011

Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 1 de 4

Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 1 de 4
Autor: Walter Andrade Campelo
Introdução
A doutrina das ultimas coisas estuda os acontecimentos que ainda estão por vir através do que nos diz a Palavra de Deus. Os crentes devem ter clara noção acerca das profecias bíblicas pois elas são de suma importância para o real entendimento de várias doutrinas, como por exemplo, a que nos dá a segurança da eterna salvação proporcionada pelo sangue de Cristo.

O estudo que ora iniciamos se propõe a estabelecer uma posição escatológica com embasamento na Palavra de Deus, estudando as profecias da forma mais clara e objetiva que seja possível, neste momento, a este servo de Deus.

Para facilitar o entendimento de tão difícil matéria tentarei durante este estudo, com a graça de Deus, manter os versículos bíblicos organizados de modo a que tenhamos um panorama cronológico dos acontecimentos que ainda estão por vir.

Dispensacionalismo
O dispensacionalismo apesar de não estar claramente delineado na Palavra de Deus é, já há algum tempo, um modelo que nos ajuda a entender o propósito de Deus para com a humanidade, e este conhecimento é de fundamental importância para a vida espiritual dos cristãos. Por outro lado, o dispensacionalismo também nos ajuda na exposição de uma posição escatológica, de modo a que se torne mais facilmente compreendida.

Não devemos, contudo, tomar o dispensacionalismo por base doutrinária, mas, como de fato o é, por ajuda a uma melhor compreensão do propósito divino. Precisamos ter em mente a revelação progressiva de Deus aos homens e é mister ver com clareza a verdade bíblica de que a salvação é pela graça, por meio da fé no Redentor que nos foi prometido desde Gênesis 3:15, e que veio em Jesus Cristo, e que isto nunca mudou!

Dispensação O que Deus pede/quer O que o homem fez/faz para o fracasso O Resultado
1ª Da Inocência Que não se comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal: Gn 2:16-17 Comeu: Gn 3:6 Dor e Maldição: Gn 3:16-18
Morte: Gn 3:19
2ª Da Consciência Sacrifícios das primícias, obediência: Gn 4:4 Corrompeu-se: Gn 6:12 O dilúvio: Gn 6:7
3ª Do Governo Humano Povoar abundantemente a terra e se multiplicar: Gn 8:17 Desobedeceu: Gn 11:4 Confusão de línguas: Gn 11:7-9
4ª Patriarcal Provar a capacidade do homem manter-se fiel, pertencendo a uma nação separada: Gn 12:1-3 Não confiou na promessa: Gn 16:2-3
Mentiu: Gn 20:9
Enganou: Gn 37:18-22 Escravidão no Egito: Êx 1:13-14
5ª Da Lei Guardar a Lei: Êx 19:8
Ser povo sacerdotal: Êx 19:6
Aguardar o Messias: Is 5:19 Desobedeceu a Lei, serviu a outros deuses, desprezou o Messias... Vários períodos de cativeiro, terminando pela destruição do templo e pela dispersão mundial. Dt 28:63-66
6ª Da Graça Que recebam a Cristo como Senhor e Salvador, pela fé: Jo 1:12 / Jo 3:16-18 / Ef 2:8-9 Rejeita a Cristo: Jo 1:11 / Jo 5:40 / II Tm 3:1-5 A Grande Tribulação: Mt 24:21 / Ap 6:17
7ª Do Governo Divino Adorar e obedecer a Cristo: Zc 14:16-17 Rebelião Final: Ap 20:7-9 O Julgamento do Grande Trono Branco / Inferno: Ap 20:11-15
Tendo o quadro acima em mente, vamos fazer então uma análise das profecias bíblicas, com especial ênfase aos destinos da Igreja de Cristo na Terra.

A Segunda Vinda de Cristo
Quando se dará a segunda vinda
Pós-milenismo
Nesta visão após uma crescente pregação do Evangelho e da conseqüente aquisição das bênçãos e melhora moral, social e espiritual da raça humana decorrentes desta pregação seria estabelecido o milênio, a partir do exato momento que a Cristandade fosse maioria na Terra. Deste ponto após mil anos viria Jesus.

Este movimento foi uma reação ao amilenismo da era posterior à reforma, e atualmente está "fora de moda", devido especialmente ao que ocorreu na I e na II Guerras Mundiais.

Como argumentação contraria a esta visão temos, entre outras coisas, que:

Se baseia em interpretações alegóricas de várias profecias, incluindo Apocalipse 20
Cristo em sua volta encontrará um mundo corrompido e uma igreja apóstata:
"E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, (28) pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. (29) Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. (30) E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. (31) Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." (Lucas 16:27-31 ACF)
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (I Timóteo 4:1 ACF)
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos." (II Timóteo 3:1 ACF)
Somente após a volta de Jesus é que ocorrerá a conversão de Israel e das nações:
"E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: (16) Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. (17) Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas." (Atos 15:15-17 ACF)
Uma análise do texto em Apocalipse 19 e 20 exige a vinda de Cristo antes do milênio:
"E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça." (Apocalipse 19:11 ACF)
"E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. (20) E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre." (Apocalipse 19:19-20 ACF)
"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." (Apocalipse 20:2 ACF)
Amilenismo
Nesta visão não haverá nenhum milênio. Se houver um reino ele está acontecendo agora, através do reinado de Cristo sobre a Sua Igreja. As condições de vida nesta era irão se deteriorando progressivamente até a volta de Jesus ao término da era da Igreja. E o retorno do Senhor será imediatamente seguido de uma ressurreição geral, de um julgamento e do início da eternidade.

Esta visão foi introduzida por Agostinho no século IV ou V. Dizia ele que a Igreja é o Reino, que não há participação de Israel no Reino e que a dispensação da graça (a era atual) é o milênio. Esta é a posição sustentada até hoje pela igreja católica romana.

Como contra-argumentação a esta posição temos que:

A aliança abraâmica sendo incondicional deve ser concluída literal e integralmente por Israel.
Muitas profecias e promessas a Israel devem ser alegorizadas.
Romanos 11 e Apocalipse 20 devem ser inteiramente "reinterpretados":
"Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. (2) Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: (3) Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? (4) Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal." (Romanos 11:1-4 ACF)
Não estamos no milênio, pois não há nem sinal das gloriosas bênçãos prometidas, entre elas:
Paz Universal:
"E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear." (Isaías 2:4 ACF)
Alegria e gozo:
"E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. (4) E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. (5) Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. (6) Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti." (Isaías 12:3-6 ACF)
Santidade:
"Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar. (21) E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. E, naquele dia não haverá mais cananeu na casa do SENHOR dos Exércitos." (Zacarias 14:20-21 ACF)
Uma língua comum a todas as pessoas:
"Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que o sirvam com um mesmo consenso." (Sofonias 3:9 ACF)
Cristo tomou o Seu reino, mas não o inaugurou, pois isto se dará após a Sua vinda:
"Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois." (Lucas 19:12 ACF)
Pré-milenismo
Nesta visão a segunda vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio e Cristo, e não a igreja (como no pós-milenismo) irá estabelecer o Reino. Cristo irá literalmente reinar sobre a Terra, e durante o milênio haverá o cumprimento das promessas feitas a Abraão e a Davi. A era atual (dispensação da graça) irá vivenciar uma crescente apostasia e degeneração que culminará com a Grande Tribulação, imediatamente antes da segunda vinda do Senhor. Quando Ele retornar estabelecerá Seu Reino por 1000 anos, após os quais acontecerá a ressurreição e julgamento dos não salvos e o início da eternidade.

Esta visão deriva de uma leitura direta, simples e literal das escrituras sagradas, não demandando qualquer alegorização ou espiritualização do texto, e é a única visão que contempla todas as profecias e promessas da Palavra de Deus. Esta deve ser então a forma de ver a época e os acontecimentos que ainda estão por vir, por ser a única forma bíblica de ver estes fatos.

A Natureza da segunda vinda
Os Cristãos aguardam ansiosamente a segunda vinda de Cristo, entretanto alguns não tem a clara noção de como se dará esta segunda vinda. Vamos assim analisar a natureza da segunda vinda de Nosso Senhor, que será:

Inesperada:
"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mateus 24:36-37 ACF)
"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25:13 ACF)
"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã." (Marcos 13:33-35 ACF)
Pessoal:
"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:3 ACF)
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio." (Atos 3:19-21 ACF)
Corporal:
"Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:11 ACF)
Em glória:
"Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." (Mateus 16:27 ACF)
"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;" (Mateus 25:31 ACF)
Em duas etapas:
1ª Etapa (O Arrebatamento): Se dará nos ares, será a busca de Sua noiva (Igreja):
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (I Tessalonicenses 4:16-17 ACF)
"Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado." (Lucas 17:34-36 ACF)
2ª Etapa (A Implantação do Reino): Se dará em terra para julgar ao mundo:
"E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo." (Zacarias 14:4-5 ACF)
"Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos." (I Tessalonicenses 3:13 ACF)
"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele." (Judas 14-15 ACF)
Entre a primeira e a segunda etapas ocorrerá a Grande Tribulação, sendo que a igreja do Senhor não terá parte nesta tribulação, como ficará demonstrado mais à frente neste estudo.

1ª Etapa - O Arrebatamento
Sinais indicativos
Apesar de não termos como precisar o momento em que se dará a segunda vinda de Jesus (conf. Mateus 24:36), é possível que nós venhamos a reconhecer as indicações do "princípio de dores" que acontecerá imediatamente antes do arrebatamento:

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores." (Mateus 24:4-8 ACF)
"Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão." (I Tessalonicenses 5:4 ACF)
É certo e infalível que um dos sinais necessários para que ocorra o arrebatamento da igreja verdadeira é que muitos abandonem a verdadeira fé, ou seja, a apostasia da doutrina bíblica bem como o aparecimento no cenário mundial do filho da perdição (o Anticristo):

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." (II Tessalonicenses 2:3 ACF)
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;" (I Timóteo 4:1-3 ACF)
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (II Timóteo 4:3-4 ACF)
Como podemos ver, muitos destes sinais já estão cumpridos, com exceção da vinda do filho da perdição, e estão se tornando cada vez mais intensos em nossos dias com muitos abraçando o liberalismo, o gnosticismo, o pragmatismo, o neo-evangelicalismo, o ecumenismo, o naturalismo, entre vários outros "ismos" heréticos tão ao gosto da sociedade moderna. E estes sinais continuarão a se intensificar mais ainda, até que Cristo venha para levar Sua noiva, em glória, aos ares com Ele.

E com grande parte dos sinais já cumpridos, o que se pode deduzir é que Jesus pode vir a qualquer momento, pois o filho da perdição pode surgir a qualquer momento. Cristo já poderia ter vindo a muito ou pode ainda levar muitos séculos para vir, mas, atenção, pode ser também que Ele venha ainda HOJE. E cremos piamente que Sua vinda é iminente, pois todos os "sinais" e "preparativos", inclusive para o início da Grande Tribulação, estão extremamente intensos e se tornando mais claros a cada dia que passa.

Como exemplo, podemos citar o grande número de falsos profetas, que brotam e surgem em cada esquina de nossas cidades, ensinando um evangelho de engano e perdição, visando o lucro pessoal e enganando a muitos:

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. (2) E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. (3) E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." (II Pedro 2:1-3 ACF)
"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24:11-12 ACF)
E como conseqüência desta situação, estamos vendo sim o amor de muitos se esfriando, até por julgarem-se impotentes frente aos titânicos desafios que se colocam. Desafios estes que ficam ainda maiores a cada novo dia.

"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras"..."e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares", estes sinais estão se aprofundando: A fome se alastra pelo mundo, a AIDS dominou quase que completamente o continente africano, novas gripes surgem ano a ano e contrariando o pensamento de muitos podem, sim, matar. Lembremo-nos da gripe espanhola e dos milhões que morreram devido a ela! A cada ano o número de terremotos registrados no mundo é maior que no ano anterior, e isto de modo consistente e progressivo. E estes são apenas exemplos de tudo o que hoje está acontecendo no mundo! Nós estamos cada vez mais próximos dos acontecimentos necessários para a volta do nosso Senhor, basta que vejamos os jornais televisivos ou leiamos a imprensa jornalística. E este é o pano de fundo necessário para que dele surja o Anticristo como solução mundial para a paz e para a segurança:

"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (I Tessalonicenses 5:3 ACF)
Tenhamos a absoluta certeza de que a paz sem Cristo é rigorosamente impossível!!! Que não haja engano: De modo algum haverá verdadeira paz até que Cristo volte! ATENÇÃO:

"Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor." (Filipenses 4:5 ACF)
Como será o arrebatamento
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." (I Coríntios 15:51-53 ACF)
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (I João 3:2 ACF)
Propósito e conseqüência do arrebatamento
O propósito do arrebatamento é que a igreja, a noiva de Cristo, se reuna a seu noivo, e estejam em plena e jubilosa união:

"Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:25-27 ACF)
"E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." (Apocalipse 19:6-8 ACF)
E como conseqüência imediata do arrebatamento, o mundo passará a experimentar um estado de acelerada deterioração espiritual e moral, o que será necessário para a manifestação do Anticristo:

"E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;" (II Tessalonicenses 2:6-8 ACF)
Arrebatamento pré-tribulacional
A Igreja de Cristo será arrebatada antes que venha a tribulação, e desta forma não passará por ela. Esta afirmação se sustenta no seguinte:

A Noiva de Cristo, antes do final da Tribulação já é chamada Esposa:
"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." (Apocalipse 19:7-8 ACF)
E a Esposa (aqueles com vestes de linho) seguem a Jesus em seu retorno triunfal
"E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro." (Apocalipse 19:14 ACF)
"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele" (II Tessalonicenses 2:1 ACF), neste texto podemos perceber que duas coisas ocorrerão simultaneamente "a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" e a "nossa reunião com ele".
A grande tribulação é um tempo de manifestação da ira de Deus sobre um mundo ímpio e iníquo, logo, Sua Igreja não pode estar entre os que serão atingidos:
"E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus." (Apocalipse 16:1 ACF)
Cristo prometeu à Igreja de Filadélfia, Igreja fiel, a que tem a porta aberta e ninguém a pode fechar, que:
"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Apocalipse 3:10 ACF)
Todos que habitam a Terra, neste período, não tem seus nomes no livro da vida, o que vem a excluir a presença da Igreja de Cristo:
"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apocalipse 13:8 ACF)
O Anticristo somente poderá ser revelado após o que o detém ter sido retirado. Somente aí o mundo entrará no estado de completa desestruturação espiritual e moral necessária para a dominação do Anticristo, e isto somente ocorrerá se a Igreja de Cristo não mais estiver sobre a Terra:
"E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;" (II Tessalonicenses 2:6-8 ACF)
Alguns tem defendido que "o que o detém" é o Espírito Santo, mas esta posição tem problemas se não estiver vinculada à Igreja de Cristo, já que o Espírito Santo está em cada um que foi salvo pelo sangue de Cristo. Assim, para que o Espírito Santo possa deixar a Terra, todos os salvos devem deixá-la também! Desta forma, a correta posição é a de que "o que o detém" é o Espirito Santo manifesto através da Igreja de Cristo.

Conforme Mateus 24:4-8, apesar da Igreja não passar pela tribulação, ela passará pelo que o Senhor chamou de "princípio de dores", tempo de grande temor, dificuldade e perseguição, cuja sombra já podemos vislumbrar em nosso horizonte.

A palavra dores tem neste texto o significado de "dores de parto", dores estas que estão anunciadas em várias outras passagens da Palavra de Deus, como por exemplo em:

"Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. (8) E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. (9) Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores." (Isaías 13:7-9 ACF)
"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (I Tessalonicenses 5:3 ACF)

Nenhum comentário: