segunda-feira, 1 de março de 2010

Aprendendo a Viver com o Tempo

1 Aprendendo a Viver com o Tempo.Sabemos que o tempo voa, o tempo passa, escoa em nossos dedos, e as oportunidades vão junto, temos que aproveitar melhor o tempo.Alguém diz que você é novo demais para realizar algo, ou diz que você é velho demais, pois o tempo já passou. Dar impressão que nós nunca estamos prontos.Mas a palavra de Deus diz: ‘Não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto viver’ (Ec. 3,12).Então eu compreendo que eu não estou novo demais e nem velho demais, mais estou pronto para viver o dia de hoje, estou nas condições adequadas para insistir com plenitude nos dias de hoje.A vontade de Deus é que nós sejamos felizes, o que não significa dizer que a vontade de Deus é que eu não sofra que não tenha dores, ou que eu não experimente o sofrimento. Por que a felicidade não é ausência de dor, nem ausência de sofrimento. A felicidade é esse estado de alma que a dor e o sofrimento tem razão, tem um lugar, um motivo, um “Por que” e um sentido na vida. Então eu posso tendo dor, sofrimento e ser feliz. (Tg. 5.11).Para que sejamos efetivamente felizes, é preciso aprendermos a lidar com o tempo e as estações da vida.No mundo tereis aflição, mas tendes bom ânimo (Jo. 16.33)Podemos dizer que o pêndulo da nossa existência passa por três pontos: O Passado, O Presente e o Futuro. Temos que fazer destas três dimensões nossas aliadas, pois existem muitos cristãos que estão sendo aprisionados em uma destas dimensões.

02 O Passado - É quando nos recordamos daquelas memórias, aqueles acontecimentos que me fizeram, ou que eu fiz que tem o poder de mim fazer refém lembrando quando me feriram, quando me disseram aquilo que não podiam dizer, quando me machucaram, pois aquele instante criou um marco na minha vida. E algumas pessoas vivem prisioneiros daqueles tempos. E agora elas não se sentem capazes de experimentar, em plenitude de seu presente por que o tempo todo está voltado aquele acontecimento.Mas o Apóstolo Paulo diz que Deus não leva em conta o tempo da ignorância At.17.30).
Outro exemplo de pessoas que se permitem aprisionar-se no passado, são aquelas que ficam refletindo sobre o momento de vitória, de exuberância, que tiveram o tempo todo comparando o que tem agora com o que tiveram antes. Lembram-se do dia de glória, dos dias de poder, nos dias em que foram mais felizes, e fim comparando os dias passados com os dias presentes.

03 O Presente - A palavra ‘Presente’ pode significa o momento que estamos vivendo agora, ela pode significar algo que alguém dar a uma outra pessoa sem esperar nada em troca, também pode significar o fato de que alguém está em algum lugar, como por exemplo uma pessoa estando na escola, quando chamam o seu nome para dizer que estar ali naquele local.O grande desafio da vida é viver o presente, o presente é existir no agora e gozar as alegrias possíveis no presente. É colher os frutos que agora estão manifestas a mim e a você.Abraçar os amigos, os filhos do jeito que eles estão agora ao alcance de suas mãos, podem existir plenamente no dia de hoje.È viver as oportunidades que Deus nos permite viver, é se projetar para o agora.Aproveite bem o tempo e seus ‘Presentes’.

04 O Futuro - A terceira dimensão da temporalidade.O Futuro pode ser freqüentemente, e tem sido motivo de sofrimento. Você pode perguntar-se como podemos sofrer com o futuro, ou com coisas que não aconteceram ainda. Podemos sofrer com ansiedade.A ansiedade e a capacidade humana de sofrer agora as dores que podem ser que me aconteçam amanhar, e podem nos abater (Pv. 12.25)A ansiedade é tão antiga, que Jesus fez questão de falar sobre ela. Ele diz que não vos andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou de beber, nem pelo vosso corpo quanto pelo que haveis de vestir (Mt. 6.25). Isto é uma advertência de Jesus para que não venhamos nos aprisionar no futuro. A ansiedade causa uma desconfiança. É uma maneira nossa de achar que aquele que está nos dando agora, pode falhar amanhã. Isto é um modo de incredulidade, por isso que Jesus nos convida a olhar para os pássaros. (Mt. 6.26).Bem-Aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu porém segue o teu caminho até ao fim, pois descansarás ao fim dos dias.Te levantarás para receber tua herança (Dn. 12.12-13).

05 Conselhos para lidar melhor com o tempo:

1° Buscai primeiro o reino de Deus (Mt. 6.33)
2° Praticar o bem enquanto viver (Ec. 3.12)
3° Aproveite o tempo determinado (Sl. 75.2)
4° Espera pelo Senhor com bom ânimo (Sl. 27.14)
5° Buscai ao Senhor enquanto se pode achar (Is. 55.10)
6° Faça planos, mas a resposta é do Senhor (Pv. 16.1)
7° Ponha sua esperança no Senhor (Sl. 55.22)
8° Suportai o tempo com paciência (I° Pe. 2.21)
9° Bendizei ao Senhor em todo tempo (Sl. 34.1)
10° Não inquieteis com o dia de amanhã (Mt. 6.34)
Temos que aprender a conviver com as estações da vida.É preciso que tenhamos consciência da mutabilidade de todas as coisas, por que está em andamento de processo. Pois não podemos viver com o passado no meio do presente, e não podemos viver com o presente no meio do futuro, vivamos com as estações como elas são.O passado nos traz lições de vida, o presente nos dar a condição de viver o agora, o futuro nos dar a oportunidade de sonhar.

Seja prudentemente feliz, não deixe que nada impeça sua prosperidade espiritual no Senhor (Ef. 5.17). Tem uma filosofia que, ser feliz consiste em fazer alguém feliz. Então não despreze a ninguém (Pv. 14.21) Deus te Abençoe!

Nenhum comentário: