sábado, 31 de outubro de 2009

Deus sabia que Adão iria pecar?

Luis Vasquez e Josélia Jesus
Dom, 13 de Janeiro de 2008 06:45 62 1 2 3 4 5 (3 votos, média: 4.67 de 5)
Quem nunca se perguntou: Afinal, Deus sabia que Adão iria pecar ou não? A princípio a resposta pode parecer óbvia. Mas se pararmos para analisar nos depararemos com um imenso mar de dúvidas e discussões. Alguns afirmarão que Deus é onisciente, enquanto outros dirão que se Deus soubesse da queda do homem não iria criá-lo.

Vamos discutir os dois pensamentos à luz da bíblia, a fim de chegarmos a uma conclusão segura.

Desde a minha infância que esta dúvida martelava minha cabeça: Deus sabia que Adão iria pecar ou não? Tive inúmeras oportunidades de perguntar a irmãos mais entendidos na Palavra, todos afirmaram algo, mas sempre sem provas, nada que pudesse convencer a mente de uma criança questionadora. Cresci, e não sei se por coincidência, mas eu acredito que foi plano de Deus, conheci minha noiva, e ela também carregava a mesma dúvida sem resposta na mente: Deus sabia que Adão iria pecar ou não?

O primeiro pensamento: quando nos deparamos com esta pergunta, à primeira vista, meio que espontaneamente, lembramos da onisciência de Deus (Hb 4:13; Sl 139:1-4) e logo sustentamos em nosso coração a certeza de que Deus sabia do futuro da humanidade momentos antes de criar o homem e pô-lo no jardim do Éden (Gn 2:7,8) e que ainda assim decidiu criá-lo.

O segundo pensamento: Para mim sempre foi difícil aceitar a idéia de que Deus sabia do pecado do homem antes de criá-lo. Contudo, ao ir amadurecendo os pensamentos, fui levado, junto à minha noiva, a uma série de raciocínios ligados a esse assunto. Nós comecávamos a sustentar a possibilidade de Deus não saber da concretização do pecado humano antes de dar vida a Adão. Nossa grande base para este fundamento eram outras questões: Se Deus sabia que Adão iria pecar e mesmo assim o criou, Ele não teria uma parcela de culpa? Quais seriam os motivos que levariam Deus a ignorar este fato? E como nós nunca acreditamos em um deus culpado, essas indagações nos firmavam cada vez mais na possibilidade de Deus não saber da atitude de Adão e Eva. A primeira contrapartida que nos deparamos foi, obviamente, a onisciência de Deus, mas aí pensamos: Deus tinha motivos para usar de sua onisciência naquele momento? Afinal Ele estava prestes a criar um ser ao qual Ele daria livre-arbítrio, logo, por que sondaria seu futuro? Também nos deparamos com pessoas que afirmaram que Deus sabia que Adão pecaria, mas que Ele queria testar. Bem, aí nem tínhamos o que comentar. Se Deus o sabia não precisaria testar nada.

Como o homem não pode concluir as verdades Sagradas por intermédio único de sua mente (1 Co 4:2), agora estávamos cada vez mais confusos. Somente uma resposta fundamentada totalmente na bíblia poderia nos levar a uma conclusão segura. E a nossa tão esperada resposta foi encontrada no último livro da bíblia, como citação de um livro que eu folheava, e aí está a importância do crente estar sempre observando a Palavra de Deus e outras literaturas auxiliares: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Ap 13:8). Apesar de o versículo citado fazer parte do relato sobre “a besta que subiu do mar”, revelação do próprio Cristo á João, o mesmo trás nossa resposta de forma um tanto clara quanto oculta. Quando o escritor registrou o termo “do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” É notório que ele quis dizer que desde a fundação do mundo sabia-se que o Cordeiro iria morrer. Sabe-se também que Cristo, o Cordeiro, morreu unicamente para pagar os nossos pecados (Is 53:4-7). Sendo assim, podemos concluir do texto de Ap 13:8 que desde a fundação do mundo Deus já sabia que Cristo iria morrer como ovelha muda, na cruz do calvário, para pagar os pecados da humanidade. Desde a fundação do mundo Deus já sabia que o homem que Ele criaria iria pecar.

Mas então por que Deus criou o homem já sabendo que o mesmo iria pecar? Essa foi a minha pergunta após ter lido o texto de Ap 13:8. Mas agora eu tinha certeza: Antes de criá-lo, Deus já sabia que Adão iria pecar. Cabia a mim, tentar entender por que. Fui me perguntando: Porque Deus criou o homem se Ele já sabia que Caim mataria seu irmão Abel? Se Ele já sabia sobre o massacre de Hitler, sobre a primeira e segunda grande guerra mundial? E muito mais amplo que tudo isso, se Ele já sabia que teria que assistir a morte de Seu Filho amado e ainda ouvi-lo exclamar em grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mc 15:34). Então eu pude enfim entender que a resposta para tudo isso é tão simples quanto incompreensível à mente humana: Foi tudo uma questão de amor! Deus possui um amor pelo homem com uma intensidade tão ampla que é praticamente impossível compreendermos. O amor de Deus por nossas vidas é muito maior que toda dor que nós o proporcionamos. Deus nos amou antes mesmo de nós existirmos e continua a nos amar de forma inexplicável de forma incompreensível, de forma divina! Entender o amor de Deus para com o homem é infinitamente mais difícil que entender o amor que leva uma pessoa a oferecer a outra face do rosto ao ser agredida, que o amor que leva o homem a pagar o mal com o bem. O amor de Deus para com o homem além de inexplicável é infinito e sublime. Sem esse amor nada seríamos (1 Co 13:1,2).

4 comentários:

Anônimo disse...

DEUS DE ANTEMÃO NÃO SABIA QUE O HOMEM IRIA PECAR, ESTA É A VERDADE. POIS ELE DEIXOU QUE O HOMEM ESCOLHESSE.ELE SÓ SOUBE QUE O HOMEM IRIA PECAR NO MOMENTO QUE EVA COMEÇOU A DESEJAR O FRUTO, ELE A SONDOU E VIU.DAI EM QUESTÃO DE SEGUNDOS PREPAROU A REDENÇÃO ATRAVES DE CRISTO. É ISSO QUE A BIBLIA DIZ QUE O CORDEIRO FOI MORTO DESDE A "FUNDAÇÃO DO MUNDO", E NÃO "ANTES DA FUNDAÇÃO"

Anônimo disse...

e obvio que Deus sabia. texto diz desde a criação do mundo nem antes nem depois e sim no momento da crianção. quando Deus cria o mundo apartir dai todas as coisas sao criadas e jesus entao ja morreu homem nao foi criado junto com o mundo e sim depois dele. Deus abençoe

LUCAS E LARA disse...

Se deus é oniciente, então ele sabia que Adão iria pecar, sabia que Jesus morreria por nossos "ditos pecados". Também sabia que Jesus ressuscitaria no 3° dia. Então, que sacrificio é esse, se deus de antemão sabia que Jesus não morreria. Se eu soubesse que ressuscitaria, poderia ser herói muitas vezes, entraria em casas incendiando para salvar as pessoas. Então, deus não fez nada de mais.

Vicente Francimar de Oliveira disse...

Fortaleza, CE, 12 de novembro de 2021.
Lucas e Lara,
O breve raciocínio desenvolvido por vocês se embasa no âmbito de uma teologia cristã. Na mente de um judeu e de um muçulmano, Jesus não é divino, e portanto a sua morte tem o mesmo significado da morte de qualquer ser humano. E voltamos ao ponto inicial. A desobediência de Adão e Eva não alterou em nada a essência do ser humano. O casal apenas foi expulso do Paraíso e teve de ganhar o pão com o suor do próprio rosto. Mas no Paraíso o casal humano não era imortal. Ele morreria tal qual morre hoje em dia, fora do Paraíso. Apenas não haveria sofrimento, nem passaria fome, mas sempre chegaria o dia em que a alma humana se desprenderia do corpo, e não sabemos se Deus determinaria a reencarnação dos seres humanos ou sua admissão imediata no Paraíso Celeste. È a opinião de um leigo judeu, que já foi católico. Amém. Sds do Oliveira Cearense.