quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

UMA ESPERANÇA INABALAVEL

Texto – Lamentações 3:19-22 - Uma Esperança Inabalável
Introdução- O que faz você quando pede a Deus que realize um milagre e, em lugar disso, obtém mais problemas? Como se pode ter esperanças quando pedimos ajuda a Deus e nada acontece? Todos os dias, a cada instante, milhares de pessoas informam de muitas maneiras, que sua esperança está a acabar-se. Infelizmente todos nós, eventualmente podemos viver um tempo assim….de desânimo, de desesperança!!!


As Lamentações de Jeremias descrevem a experiência de um homem que em meio aos “desapontamentos”, “desilusões” e “frustrações” aprendeu sobre a verdadeira esperança. Jeremias não esteve apenas na superfície de uma crise, desceu nas profundezas, mas emergiu como um vencedor. Ele recebeu o dom da esperança verdadeira e partilhou o segredo através do texto que lemos. O Profeta emerge de sua noite escura com três grandes convicções que levam a uma experiência liberadora da esperança inabalável.

I- UMA ESPERANÇA INABALAVEL BASEIA-SE NAS MISERICORDIAS DO SENHOR QUE NÃO TEM FIM .
> Jeremias estava agarrado à convicção de que a disciplina de Deus vinha junto com a possibilidade de um novo começo. Seu povo foi conquistado, Jerusalém destruída, e foram feitos escravos. A situação era realmente muito difícil. Neste contexto Jeremias se agarra numa convicção: As misericórdias de Deus não tem fim !!! Aquilo que parecia ser o fim, na verdade era apenas o começo da cura que Deus estava operando no seu povo. “ Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais “ Jeremias 29:11 .
> Nosso processo de cura começa quando pensamos que toda esperança se foi, e então nos lembramos de como Deus tem sido perseverante conosco, apesar de nossa rebelião e resistência.
> “As misericórdias renovam-se todas as manhãs “ Deus nos dá a oportunidade de recomeçar todos os dias como filhos perdoados .
II- UMA ESPERANÇA INABALAVEL TEM UMA GRANDE CONVICÇÃO: “O AMOR DE DEUS JAMAIS MUDA”
> Muito daquilo que nos faz perder a esperança resulta da duvida de que o amor de Deus por nós é incondicional e não tem fim. Apesar de nossas atitudes, de nossas palavras que ofendem ao nosso Deus suas compaixões persistem.
> Jeremias elevou sua visão acima da auto-condenação e das criticas para uma percepção bem mais importante. Ele lembrou-se de Deus e das manifestações de bondade durante a historia do seu povo.
> Num tempo de desanimo, de frustrações, devemos lembrar: da “encarnação”:Jesus esvaziando-se de sua glória e assumindo a forma de servo, “a cruz”: Jesus suportando a injustiça, a humilhação, o sofrimento até a morte, Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades, “ressurreição”: Jesus vencendo com seu sacrifício, a morte, o pecado, o diabo…. TUDO ISTO ELE FEZ POR MIM E POR VOCÊ. “Quão grande amor nos tem demonstrado o Pai“ A cruz vazia e o tumulo vazio lembram-nos que Deus pode usar o pior para realizar o melhor.
> Porque Deus me ama e isso nunca vai mudar eu posso TER UMA ESPERANÇA INABALAVEL .!!!
III- UMA ESPERANÇA INABALAVEL TEM UMA FONTE: A UNIÃO COM O PROPRIO DEUS.
>A fonte da sublime e inabalável esperança está na comunhão constante com o Senhor. Jeremias proclama: “Minha porção é o Senhor, diz a minha alma, portanto esperarei nEle “ 3:24
>Eu e você precisamos de Deus muito mais do que das respostas dEle a nossos problemas. Quando experimentamos um relacionamento íntimo com Ele, uma esperança inabalável será um dos mais agradáveis resultados.
> A esperança inabalável é a firme confiança de que Deus é a nossa vida agora e para sempre, e que nem vida nem morte pode separar-nos dEle.
APLICAÇÃO: De que maneira você aplicaria essa mensagem à sua realidade? Você se sente cheio dessa esperança inabalável?

Nenhum comentário: