quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O PODER TRANSFORMADOR DO EVANGELHO

Texto- Romanos 1:16- Atos 9:1-20-
O PODER TRANSFORMADOR DO EVANGELHO

Introdução- “Eu sou aquele que faz novas todas as coisas.” Repetidas vezes encontramos essa promessa nas Escrituras sagradas. Muito mais que uma vaga proposta, essa é a promessa de Deus confirmada na experiência da História. O texto que lemos nos apresenta mais uma história que podemos tomar como exemplo de como Deus busca incansavelmente transformar a vida do homem não importando quem ele seja ou em até que ponto ele esteja distante dos padrões Divinos . Vejamos:

1- Quem é Saulo? (vs 01) Nascido em Tarso, terceiro centro universitário do mundo, teve uma educação privilegiada naqueles dias. Tinha cidadania romana por direito de nascença, de família influente.; tinha portanto uma herança judaica e romana. O texto o descreve como perseguidor implacável dos cristãos , consentiu com a morte de Estevão cf. Atos 7:58 e Atos 22:20. A partir de Atos 13:9 é chamado de Paulo.
É na vida desse homem que caminhava radicalmente oposto a Deus que vemos o poder de Deus operar uma transformação extraordinária tornando-o “Apostolo Paulo” (vs 15) “instrumento de Deus”

I- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA CONFRONTANDO O HOMEM EM SEUS CAMINHOS, SEUS SONHOS, OBJETIVOS E VALORES . (vs 3-5)
> Saulo caminhava seguro de que era senhor de seu destino e que seus valores eram corretos até que o Poder de Deus se opõe a sua caminhada e o faz perceber o quão distante de Deus ele estava.
>Muito provavelmente ao longo da vida de Saulo algumas “fortalezas” foram se erguendo em seu coração mantendo-o preso ao pecado de viver uma vida independente de Deus . O orgulho e a vaidade de sua posição social provavelmente criaram uma crosta em seu coração tornando-o cada vez mais frio e duro e aos olhos humanos impenetrável, inquebrantável .
>Mas o Deus que não se cansa de procurar o homem manifesta seu poder confrontando este homem e o levando-o a uma transformação completa.

II- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA LEVANDO O HOMEM A DEPENDER DE DEUS E DOS OUTROS . (vs 06) “Levanta-te e entra na cidade, onde de dirão o que te convém fazer.” “E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco” (Vs 08)
>Conforme o texto depois de ser confrontado pelo “Poder de Deus” Saulo agora não conduz mas é conduzido. Agora tem que ser guiado e esperar o que outro diga o que ele convém fazer“. Ele agora esta aprendendo a depender de Deus e de outros. Ananias é o instrumento de Deus para discipular Saulo.
> Assim como o Poder de Deus se manifestou na vida de Saulo ele também se manifesta em nossas vidas nos fazendo compreender que precisamos uns dos outros. O único plano de Deus pra nós é que vivamos em amor uns com os outros. “Eu preciso de você, você precisa de mim, até o fim…”

III- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA GERANDO VIDA ESPIRITUAL NO HOMEM. (Ler vs 17)
1“O Senhor me enviou para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo “
> Saulo recebe o Espírito Santo quando se entrega completamente a Jesus, reconhecendo-o como Senhor e Salvador de sua vida. Ter o Espírito Santo é ter verdadeira vida espiritual. Assim também acontece conosco quando nos rendemos a Jesus, uma nova vida começa a se desenvolver em nós.( Leia II Cor;5:17 e I Cor.2:12 -3:16-6:19-20 )
> A Bíblia também nos ensina que sinais podemos perceber na vida daqueles que tem o Espírito Santo. (Leia Gálatas 5:22-25).

IV- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA TRANSFORMANDO O HOMEM EM PROCLAMADOR DO EVANGELHO. “ E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus “9:20
> “E logo “ nos dá a idéia de urgência. Paulo não esperou muito tempo se tornou um proclamador do Evangelho que é o poder de Deus para transformar a vida do homem. Assim também nós não podemos esperar, temos que proclamar o Evangelho e apresentar nossas vidas como prova de que o Evangelho funciona e não existe nada neste mundo tão poderoso para transformar qualquer pessoa.

Aplicação- De que maneira você percebe Deus a cada dia transformando sua vida ? Há alguma área ou áreas de sua vida em que você percebe claramente que houve mudanças para melhor ? Em relação a essa transformação que Deus vem operando quais são seus maiores desafios e de que maneira você gostaria que orássemos por você ?
Escrevanos!Nosso e-mail: pr.clodoaldopereira@yahoo.com.br

Nenhum comentário: