quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CREIA NA POSSIBILIDADE DA VITÓRIA

Rute 2: 1 a 7

CREIA NA POSSIBILIDADE DA VITÓRIA

O livro de Rute narra a história de uma família que recomeçou das cinzas, de alguém que acreditou na possibilidade de reconstruir, de retomar a vida.
Quando Rute casou-se com um dos filhos de Elimeleque e de Noemi, parecia que a vida iria sorrir para ela, mas, de repente, ela esbarrou com um incidente que (aparentemente) arruinaria a sua vida. Como Rute retoma a caminhada, a partir dos pedaços, desponta como grande lição desta crônica bíblica.
Podemos crer na possibilidade da vitória, mesmo quando as circunstâncias dizem não.

PRINCÍPIOS QUE NOS CAPACITAM A CRER NA POSSIBILIDADE DA VITÓRIA:

1 – ACREDITE NO PODER DA INICIATIVA. No verso 2, Rute, a moabita, pediu a Noemi para ir ao campo não por pedido de Noemi, mas por sua própria iniciativa. Ela não esperou que algo acontecesse, ela se dispôs a ir à luta.
Para vencer na vida não é necessário derrotar o inevitável, basta não permitir que o inevitável o derrote. Assim, Rute tomou iniciativa, crendo que as forças inevitáveis da vida não a sufocariam.
Levante sua cabeça e Deus o ajudará. Tome a iniciativa. Mexa-se! Faça alguma coisa! (seu estudo, da sua família, do seu trabalho e da sua vida espiritual).

2 – SE VOCÊ QUISER RECOMEÇAR, RECONSTRUIR, NÃO TENHA MEDO DE SE ARRISCAR. O risco é um perigo que vale a pena. 2:2b. “apanharei espigas, atrás daquele em cujos olhos eu achar.” Rute estava dizendo “vou apanhar espigas e me disponho a correr qualquer risco?” (Moises estabeleceu que deveriam deixar as bordas do campo sem colher, para que os pobres viessem respigar e não houvesse necessidades em Israel – Dt 23 e 24).
A possibilidade de vitória está naqueles que se arriscam. Aqueles que tentam e fracassam, ainda assim, são melhores do que aqueles que vencem sem tentar.
Diante da circunstancia adversa, não retroceda. Coragem! Deus está ao seu lado!

3 – A SORTE PERSEGUE OS OBSTINADOS. Rute 2:3 “Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e, por acaso caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da geração de Elimeleque. Apanhava espigas no campo após os segadores. Pausa! Qual é a próxima clausula? “e por acaso”. Você sabe por que este “por acaso” aconteceu na história de Rute? Porque ela se atrevera a correr riscos. Então o acidental aconteceu. Que coincidência, ela cair no terreno de Boaz, que era parente de Elimeleque, que era riquíssimo.
Aquele que insiste, resoluto, em busca dos seus sonhos não precisa correr atrás da sorte, ela correrá atrás dele.

4 – PERSIGA OS SEUS OBJETIVOS COM RITMO E DISCIPLINA. v. 7. Boaz chega ao campo, a menina está trabalhando, ele pergunta: Quem é a moça? “Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.”
Ela está no campo o dia todo, trabalha, persevera, mas consegue também descansar. Rute dá ritmo à sua disciplina. Frustramos nossa história, porque queremos alcançar nossos objetivos sem trabalho, perseverança e, pior ainda, sem o descanso que cadencia nosso esforço. Se você quiser vencer, persiga os seus objetivos com ritmo, com disciplina, com persistência. Trabalhe, descanse, persista, até que atinja seus alvos. Bata, bata e, em um desses dias, a muralha cairá à sua frente. Você verá que as portas de bronze não são indestrutíveis como pensava.

Aplicação:

Em qual área da sua vida com Deus você precisa tomar iniciativa?

Nenhum comentário: