quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PREVALECENDO ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Daniel 9:1-19 - PREVALECENDO ATRAVÉS DA ORAÇÃO


Introdução: Daniel é um dos profetas maiores e protagonista dos relatos do livro que leva seu nome. É um dos jovens judeus levados para a Babilônia em cumprimento às ordens do rei Nabucodonosor Conforme a ordem deveria ser: “jovens da linhagem real como dos nobres, sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fosse competentes para servirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus” (Cap.1:3)
A despeito dessas qualidades Daniel se destaca entre todos no reino por ser um jovem de oração. Com Daniel aprendemos que a oração é imprescindível na vida daqueles que querem ser bem sucedidos e que mesmo tendo uma agenda cheia nunca podemos estar tão ocupados que não tenhamos tempo para dedicar o melhor do nosso tempo para oração. Com Daniel aprendemos a prevalecer através da oração, vejamos:


I - DIANTE DE DESAFIOS E DE ALGUMA TAREFA A REALIZAR A ORAÇÃO DEVE SER SEMPRE NOSSO PRIMEIRO RECURSO.
> Ao discernir através dos livros o tempo de Deus para seu povo, Daniel não se precipita em tomar atitudes, antes ele “volta o seu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e suplicas, com jejum, pano de saco e cinza.”

II - ELEMENTOS DE UMA ORAÇÃO QUE PREVALECE:
1- Invocação ao Deus soberano e infinitamente maior que tudo e todos, conforme revela a Bíblia sagrada- “Ah! Senhor Deus grande e temível…”
Invocação a um Deus fiel, cumpridor de suas promessas e que não tem prazer no sofrimento de seus filhos . Um Deus misericordioso que ao contemplar nosso pecado puniu-os em seu próprio filho “que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos” .
> A contemplação de um Deus grande, e misericordioso nos enche confiança e nos dá de coragem para enfrentar desafios, afinal nenhum deles é tão grande como nosso Deus .
2- Contrição- Em seguida Daniel se quebranta em confissão de seu pecado e de seu povo. Com exemplar humildade Daniel chama cada um desses pecados pelo nome e em arrependimento sincero suplica o perdão de Deus. Leia Tiago 4:6
> Não basta confessarmos a “multidão dos nossos pecados” Deus quer uma sondagem profunda. Daniel não relativizou ou procurou justificar, ou mesmo responsabilizou alguém pelos pecados de seu povo, antes reconheceu sua culpa e buscou o perdão de Deus. Embora seja um caminho mais difícil a principio, devemos reconhecer que somente esse caminho nos levará a restauração e a vitória. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançara misericórdia` Prov. 28:13.
> Devemos estar alertas !!! O pecado não confessado será como uma brecha, por onde o inimigo pode entrar para destruir nossa vida.
3- Suplicas. Daniel agora suplica a Deus seu perdão e intervenção baseado na misericórdia de Deus e não nos seus méritos. Suas suplicas também são bem especificas: “ouve” “inclina” “abre os olhos e olha” “Ó Senhor perdoa …atende-nos …e age “ .
> Uma vez que confessamos os nossos pecados e fomos perdoados temos ousadia no pedir a intervenção de Deus em nossas vidas, na vida de outros, ou em situações adversas.
> A ousadia no pedir é parte essencial da oração que prevalece. Em muitas ocasiões Jesus perguntou “o que queres que eu te faça? “ em seguida ele dizia “Faça-se conforme a tua fé .”

III - Conclusão:
Daniel era um jovem muito inteligente e conforme o texto (1:4) diz “competente” de modo geral muito bem preparado, contudo não abre mão da oração. Daniel é um guerreiro de Deus em tempos adversos assim também somos nós. Como Daniel obteve vitória nós também podemos prevalecer através da oração e fazer diferença no meio em que vivemos.
Aplicação. De que maneira Deus falou ao seu coração através deste texto? Que decisões você esta disposto a tomar em relação a sua vida de oração?

Nenhum comentário: