quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

LIDERANDO REFORMAS

TEXTO- II REIS 18:1-7 – LIDERANDO REFORMAS

Introdução: Deus trabalha incansavelmente em nossas vidas formando a imagem de seu Filho Jesus Cristo. Agora mesmo, nesse encontro, Ele esta acrescentando coisas novas e promovendo nosso crescimento. Algumas vezes, no entanto Ele trabalha de modo especial promovendo reformas mais profundas, sobretudo quando alguns sinais aparecem em nossas vidas, como: Frieza espiritual, falta de oração, indiferença, insensibilidade espiritual, crises que persistem, desobediência obstinada a Palavra de Deus, etc. Neste texto nós aprendemos através do exemplo de Ezequias como liderar reformas em nossas vidas e na vida de outras pessoas, como sermos usados por Deus para liderar com sucesso reformas no ambiente que vivemos.


I – ESTABELECENDO O ALVO DA SANTIFICAÇÄO- ‘Agora estou resolvido a fazer aliança com o Senhor“ 29:10 ‘’… e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas ! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do Senhor… “ vs II Cron.29:5
“Ele fez o que era reto ao Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.“ Assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e fiel perante o Senhor seu Deus.
> Assim como Ezequias, temos muitas coisas a fazer contudo, devemos lembrar que Deus quer acima de tudo nossa santificação. Nossas vidas custaram o sangue de Cristo agora devemos separar-las para seu uso exclusivo. Näo pertencemos mais a nós mesmos, agora somos de Jesus.
II- FAZENDO SUBSTITUIÇÕES NECESSÁRIAS “Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera“ vs.4
>Ezequias substitui a adoração a ídolos restaurando o verdadeiro culto a Deus e as atividades no templo.
>No processo de reformas algumas substituições são necessárias.Com o passar do tempo podemos ter incorporado as nossas vidas hábitos, pensamentos e sonhos que não agradam a Deus. Algumas dessas mudanças vão exigir coragem, pois mudanças tem seu preço.
III- CONFIANDO PLENAMENTE EM DEUS“Confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele “
E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido.“ II Cron 31:20-21
>A confiança em Deus remove o medo e cria um ambiente propicio a ação do Espírito Santo. Nos sentimos mais seguros e ousados em buscar alvos mais altos e compartilharmos com as pessoas.
IV- OBEDECENDO INTEGRALMENTE A PALAVRA DE DEUS “ Porque se apegou ao Senhor; não se apartou de o seguir, e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moísés.“ vs.6
>A obediência é o aspecto concreto da fé. Quem tem fé em Deus obedece sua Palavra, e se livra de desvios e enganos. Quem obedece a Palavra de Deus é seu amigo.
IV- SENDO FIEL E LIBERAL NOS DIZIMOS E OFERTAS “A contribuição que fazia o rei de sua própria fazenda era destinada para os holocaustos, para os da manhã e os da tarde e para os holocaustos dos sábados, das festas da Lua Nova e das festas fixas, como esta escrito na lei do Senhor.“ II Cron. 31:3 “Uma vez preparados, recolheram neles fielmente as ofertas, os dízimos e as cousas consagradas…“
>Nos influenciamos grandemente outros a fazerem reformas em suas vidas através de nosso comportamento exemplar.A atitude liberal de Ezequias em relação a contribuição demonstrou que realmente seu coração estava naquela obra e desencadeou um processo de doação exponencial entre o povo.
>Quando nosso coração está completamente tomado pela visão do reino de Deus nós contribuímos de forma exponencial, pois nos sentimos responsáveis pela realização daquela obra.
Conclusäo. Assim o Senhor era com ele; para onde quer que saísse prosperava
Assim como foi nos dias de Ezequias , nos dias de Lutero(reforma protestante),assim também em nossos dias Deus quer nos usar para liderar reformas . Assim como Deus fez Ezequias prosperar assim também ele será conosco se nos dispusermos em suas mãos .
Aplicaçäo- Que decisões ou mudanças você sente o Espírito Santo conduzindo você a fazer apartir dessa mensagem ?

Nenhum comentário: