quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O reino de Deus clama por um verdadeiro reavivamento

O reino de Deus clama por um verdadeiro reavivamento
TEXTO: NEEMIAS 9 : 1 – 3.
TEMA: “O reino de Deus clama por um verdadeiro reavivamento”
INTRODUÇÃO: Os grandes REAVIVAMENTOS da história foram produzidos pela PALAVRA de DEUS. No capítulo 8 o povo se reuniu para ouvir a Palavra. A leitura, a explicação e a aplicação da Palavra trouxeram choro pelo pecado e alegria de Deus na vida do povo. É interessante analisarmos neste mesmo capítulo que a liderança reuniu-se para aprofundar-se no estudo da Palavra e o resultado foi a restauração da vida religiosa de Jerusalém.
->SÓ ACONTECE UM VERDADEIRO REAVIVAMENTO QUANDO O POVO PASSA POR UM QUEBRANTAMENTO ESPIRITUAL.
Vejamos algumas lições que podemos aprender com Neemias:

1) O QUEBRANTAMENTO PASSA PELA CONTRIÇÃO DIANTE DE DEUS……… Vs. 1
O povo caminhou da festa (8.13-18) para o jejum (9.1). O povo absteve-se de comida como uma forma de quebrar a rotina da satisfação automática dos apetites, para voltar-se para Deus. O povo jejuou e cobriu-se com pano de saco. Esse é um símbolo de contrição, arrependimento e profundo quebrantamento. O povo reconheceu o seu pecado. Reavivamento começa com choro, humilhação e quebrantamento diante de Deus.
2) O QUEBRANTAMENTO PASSA POR UMA SEPARAÇÃO DE TUDO O QUE DEUS CONDENA……….. Vs. 2a
Quebrantamento envolve obediência. O povo toma a decisão de deixar todos aqueles que não eram da linhagem de Israel para se consagrar ao Senhor. Aqueles que não acreditavam em “JEOVÁ” já começara a influenciar poderosamente o povo a abandonar sua vida santa perante ao Deus Todo Poderoso. Eles não tinham a mesma fé e o mesmo Deus. Não há comunhão fora da verdade da Palavra.
->SANTIDADE EXTERIOR SEM SANTIDADE INTERIOR GERA HIPOCRISIA. ESSA HIPOCRISIA LEVA AO LEGALISMO.
->SANTIDADE INTERIOR SEM SANTIDADE EXTERIOR GERA EMOCIONALISMO. ESSE EMOCIONALISMO LEVA AO FANATISMO.

3) O QUEBRANTAMENTO PASSA PELA CONFISSÃO DE PECADO………Vs. 2b
Quando somos iluminados pela “Verdade”, deixamos de nos justificar e, então, reconhecemos nossos pecados, iniqüidades e transgressões. Confissão é o maior sinal de arrependimento. A culpa é comunitária no tempo e no espaço. A responsabilidade é coletiva. Não podemos nos isolar, somos uma família, um rebanho e um corpo. Quando um membro sofre, todos se entristecem com ele. Não podemos nos esquivar que somos um só corpo em Cristo.
CONCLUSÃO: Precisamos resgatar a Supremacia da Santa Escritura e a primazia de aplicar em nossas vidas a Pregação do Evangelho. O Evangelho é poder de Deus para a Salvação de toda o que crê. Precisamos deixar o Espírito aplicar a Palavra em nosso coração, para que o Reavivamento Divino possa acontecer.
APLICAÇÃO:
->QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ TEVE UM VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO DIANTE DE DEUS?
->EM QUAL ÁREA DE SUA VIDA PRECISA DE UMA LIBERTAÇÃO PARA QUE HAJA UM VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO?

Nenhum comentário: