terça-feira, 4 de maio de 2010

Operação Nômade

Um Projeto Revolucionário.
“Somos peregrinos e forasteiros neste mundo” (1 Pe 2:11)

Muitos homens e mulheres de Deus acabam não usando todo o seu potencial para servir a Deus por falta de apoio e incentivo da igreja e de sua liderança. A tendência geral é se acomodar e depois de algum tempo transformar a vida cristã em uma rotina.

Mas a exortação de Jesus é que coloquemos, de fato, a mão “no arado” (Lc 9:62). Pensando nisso decidimos lançar um desafio que poderá mudar a sua vida também a de muitas outras pessoas que ainda não conhecem o Evangelho de Jesus Cristo.

O projeto NÔMADE surgiu do desejo que ver pessoas comprometidas com o Reino de Deus, que estão dispostas a largar tudo por amor a Deus e serem usadas de maneira especial neste dias.

A idéia é simples e desafiadora. Tudo o que é necessário é disposição de pregar o Evangelho e submeter-se à vontade de Deus.

O pastor Martin Luther King Jr., vencedor do prêmio Nobel da Paz, sempre defendeu a causa que acredita e deu sua própria vida por ela. Uma de suas frases mais conhecidas é “Porque não podemos esperar”. Gostaria de fazer destas as minhas palavras diante do grande desafio que temos de alcançar os povos ainda não alcançados, freqüentemente esquecidos e negligenciados pela igreja evangélica.

A Igreja latino-americana é a que mais cresce no mundo, com destaque para o Brasil. Vejamos alguns fatos:

- O Brasil tem a primeira maior igreja evangélica no mundo, 35.000.000, e na América Latina são 70.000.000.
- Estima-se que somente no Brasil há 6500 conversões diárias e quase 2.000.000 anualmente.
- Há mais de 180.000 igrejas no Brasil e o dobro na América Latina.

Mesmo assim o número de obreiros transculturais não é proporcional. A Igreja latino-americana precisa contemplar o grande desafio destes povos. Basta lembrar que:

- Dos 24.000 povos no mundo, 8.000 AINDA não foram alcançados com o Evangelho.
- Dos 251 povos indígenas brasileiros, 118 AINDA não tem missionários.
- Das 7.158 línguas do mundo, a Bíblia AINDA não foi traduzida para 4.000 delas.
- AINDA há países que não tem sequer um crente nacional conhecido, como: Arábia Saudita, Saara Ocidental, Ilhas Maldivas e Catar.
- Das 600.000 cidades e vilas na Índia, em 500.000 AINDA não tem obreiros cristãos.
- Na China AINDA existem 500.000.000 de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus.
- AINDA morrem 85.000 diariamente sem nunca terem ouvido falar da salvação em Jesus.

Você pode fazer com que esses dados mudem. AINDA há tempo!

Cabe também pergunta quanto nós estamos investindo em missões transculturais?

- A média de investimento do crente brasileiro é de R$ 1,30 por ano.
- Menos de 300 igrejas das 180.000 existentes no Brasil têm um missionário trabalhando com esses povos não alcançados da Janela 10-40 e tribos indígenas brasileiras.
- Menos de 1% dos recursos são investidos na obra transcultural.
- O mesmo quadro ocorre no restante da igreja latino-americana.

Estas informações já são conhecidas da maioria dos líderes denominacionais brasileiros e latinos, pois temos compartilhado isto pessoalmente e através de literatura, vídeos, cds, etc.

Temos apresentado um projeto de uma “igreja modelo” a diversos líderes para que possamos dobrar e triplicar o número de obreiros entre os povos não alcançados, mas AINDA não há um comprometimento geral para alcançar os perdidos que estão longe de nós.

Diante deste quadro, temos feito campanhas de oração por obreiros, pedindo ao Senhor da seara que envie homens, filhos de pastores e empresários para serem treinados, pois não lhes faltaria sustento. Temos visto que nossas orações são respondidas, mas a grande maioria que responde a esse desafio de chegar até os lugares mais difíceis e inóspitos da terra não têm sustento integral e a maioria deles é mulher.

Todos os dias pessoas nos procuram querendo ir aos campos não alcançados, mas o maior desafio AINDA é o apoio financeiro de seus pastores e líderes. O que fazer diante disto? As palavras de Martin Luther King Jr ecoam novamente. Ele disse. “Esperar que Deus faça tudo enquanto nós não fazemos nada isto não é fé, é superstição”.

Existe, portanto duas situações extremas; de um lado, os milhares que morrem a cada dia sem nunca terem ouvido falar de Cristo. Do outro lado milhares de pessoas querem falar deste amor, mas não são enviados.

Por isso decidimos fazer uma convocação não apenas nacional, mas também continental.

Nosso desejo é saber quantos candidatos estariam dispostos a viver uma vida muito simples como um nômade, morar em tendas num sítio, vivendo como soldados, experimentando comidas diferentes, aprendendo costumes diferentes tais como, usar roupas diferentes, enfim, aprender a viver como as pessoas que desejam alcançar.

Alem disso, propomos a criação de um fundo comum, onde as necessidades são decididas em equipe e as prioridades são a alimentação e o treinamento missionário.

Se você está comprometido com a causa missionária entre os não alcançados e está disposto a viver num projeto como este, trabalhando em equipe e disposto a ajudar no levantamento de recursos junte-se a nós.

Se você tem algum sustento da igreja ou de amigos, mesmo que seja uma pequena parte ou mesmo se não possui nada e sua igreja não esteja disposta a investir essa pode ser a sua oportunidade. Estamos dispostos a ajudá-lo a receber treinamento e chegar até o campo.

Gostaria mais uma vez de lembrar as palavras de Martin Luther King Jr: “Eu tenho um sonho”. Esse sonho é ver a tarefa da evangelização mundial terminada nesta geração e juntos nos encontrarmos com o Mestre e ouvir suas palavras: “Servo bom e fiel, venha e desfrute do gozo do Senhor”.

Estamos fazendo um cadastramento prévio. Baste preencher os dados abaixo, desde que preencha os requisitos básicos:

· ser membro atuante de uma igreja evangélica
· ser batizado e ter no mínimo ano de convertido
· ser solteiro ou casado sem filhos
· ter boa saúde e escolaridade mínima do ensino fundamental

Por aqueles que estão esperando a Paz em Jesus,

Nenhum comentário: