terça-feira, 11 de maio de 2010

AS QUALIDADES QUE A IGREJA PRECISA TER NA ÚLTIMA HORA


Introdução: As qualidades que a Igreja precisa ter na Última Hora são as qualidades da Igreja que será arrebatada ao encontro do Senhor nos ares. A Igreja da última hora deve está alerta para a vinda do Senhor, a qual poderá acontecer de forma repentina. O arrebatamento é descrito na Bíblia como o rapto e assalto repentino da Igreja. É por isso que a vinda de Cristo é descrita como a vinda do ladrão de noite (I Ts.5.2-4). A palavra “arrebatados” é traduzida do verbo grego “harpazo”, que significa “arrancar ou tirar com força”. O vocábulo latim “raptare” significa também “arrebatar”, e deu origem a nossa palavra portuguesa “raptar”. Assim como o ladrão assalta, rapta e seqüestra as pessoas numa incrível rapidez; o Senhor Jesus raptará a Igreja da última hora na incrível rapidez do “abrir e piscar de olhos” (1 Co.15.52). Talvez o objetivo do Senhor em arrebatar a sua Igreja com tanta rapidez, é não dar tempo algum para o inimigo arquitetar qualquer plano de ação no reino espiritual para tentar prejudicar este evento iminente e glorioso. No Antigo Testamento houve dois casos de arrebatamento, que, com certeza, Deus operou isso para simbolizar o tipo da Igreja que será arrebatada ao encontro do Senhor nos ares. O primeiro arrebatamento da história foi o de Enoque (Gn.5.22-24). Enoque representa a Igreja que anda com Deus na terra, e será transladada ao encontro do Senhor (Hb.11.5 e 1 Ts.4.16-17). O segundo caso de arrebatamento foi o de Elias (2 Rs.2.11). Elias representa a Igreja fiel que combate o pecado e subsiste de pé na presença do Senhor, e, será levada de forma sobrenatural da terra para o céu (1 Co.15.51-52).

I- SETE CARACTERISTICAS DA IGREJA DOS ÚLTIMOS DIAS

As sete características da Igreja dos últimos dias estão claramente explicitas nas sete Cartas que Cristo enviou ás sete Igrejas da Ásia (Ap.1.11).
Vejamos:

1- Perda do Primeiro Amor (Ap.2.4). Jesus disse em Mt.24.12, que “por se multiplicar a iniqüidade, o amor de quase todos se esfriará”. O cristão que já perdeu o seu primeiro amor possui de certa forma a característica de um “crente efesiano”.
2- Fidelidade em meio ao sofrimento e a perseguição (Ap.2.10). Jesus disse em Mt.24.9, que “Sereis odiados de todas as nações por causa do meu Nome”. A Igreja da última hora poderá ser perseguida e sofrer pelo Nome de Jesus, porém, permanecerá fiel ao seu Senhor. O cristão fiel em meio a perseguição e sofrimento, possui a característica de um “crente erminiano”.
3- Comprometida com o pecado (Ap.2.14-16). Jesus disse em Mt.7.22-23, que “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu Nome? E em teu Nome não expulsamos demônios? E em teu Nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. Os cristãos de Pérgamo defendiam a doutrina de Balaão; ora, Balaão também profetizava em Nome do Senhor (Nm.24.2-4), porém, era comprometido com o pecado, e por isso, teve um fim triste (Nm.31.8,16). O cristão comprometido com o pecado, tem a característica de um “crente pergaminiano”.
4- Envolvimento com Heresias (Ap.2.20-24). Jesus disse em Mt.13.33, que a boa massa do Cristianismo poderia ser levedada pelo fermento da heresia, e o mal poderia andar junto com o bem no final dos tempos (Mt.13.24-30). Tolerar Jezabel na Igreja, é tolerar o pecado e a heresia dentro da Igreja. O cristão envolvido com heresias, tem a característica de um “crente tiatirense”.
5- Tendo aparência de viva, porém morta (Ap.3.1). Paulo disse em 2 Tm.3.5, que nos últimos dias haveria pessoas “tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder”. Hoje em dia vivemos em um mundo de aparências. Todas as pessoas se dizem cristãs. Porém, alguns estão como os cristãos de Sardes; tem nome de vivos, mas estão mortos. São os “vivos-mortos” que estão caminhando dentro da Igreja. Um cristão “vivo-morto” tem a característica do “crente sárdico”.
6- Fiel e Perseverante (Ap.3.10-11). Mesmo em meio a apostasia espiritual e esfriamento espiritual de muitos, haverá sempre um remanescente fiel e perseverante servindo ao Senhor. Jesus disse em Mt.24.13, “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Esse remanescente fiel é que faz aparte da Igreja da última hora que será arrebatada ao encontro do Senhor nos ares. O cristão fiel e perseverante, tem a característica de um “crente filadelfiano”. Filadélfia será a Igreja do Arrebatamento, pois, foi a única Igreja das sete, em que Jesus falou de preservá-la da Grande Tribulação, e acerca de sua Vinda (Ap.3.10-11). Filadélfia subsiste fiel entre Sardes ( a igreja morta) e Laodicéia (a igreja indiferente).
7- Rica materialmente e pobre espiritualmente (Ap.3.17-18). Esse é o quadro de muitas igrejas nestes últimos dias. Belíssimas Catedrais erguidas, porém, mornas e indiferentes. São Igrejas ricas e orgulhosas. Entretanto, Jesus disse que esses tipos de cristãos são pobres e coitados, e precisam adquirir as riquezas espirituais e duradouras (Ap.3.18). Paulo disse em 1 Tm.6.17-19, o seguinte: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da vida eterna”. Os grandes homens de Deus da Bíblia, também eram ricos. Porém, eles colocavam Deus acima das suas riquezas. O cristão rico materialmente e pobre espiritualmente, tem a característica de um “crente laodicence”.

7.1- LIÇÕES IMPORTANTES DA IGREJA DE LAODICÉIA

Interessante é que, Jesus usou a própria economia de Laodicéia, para ilustrar valores espirituais. Laodicéia, era uma cidade rica: Possuía uma indústria de lã, um centro bancário que cunhava moedas de ouro, e uma indústria farmacêutica que fabricava colírio para os olhos. Ao chamar o pastor de Laodicéia de pobre, miserável, cego e nu (Ap.3.17), Jesus quis dizer o seguinte:
A)- Embora vocês produzam muitas riquezas, todavia, são pobres.
B)- Embora vocês produzam moedas de ouro, todavia, são miseráveis, e precisam comprar de mim o ouro refinado para se enriquecerem (Ap.3.18).
C)- Embora vocês produzam roupas, todavia, permanecem nus, e precisam comprar de mim vestiduras brancas para se vestirem (Ap.3.18).
D)- Embora vocês produzam remédio para os olhos, todavia, continuam cegos, e precisam adquirir de mim o colírio espiritual para os olhos (Ap.3.18).
Será que esse não é o quadro espiritual de muitas igrejas nestes últimos dias? A Igreja Primitiva não tinha prata e nem ouro, mas levantava o paralítico em Nome de Jesus (At.3.1-8). A Igreja moderna possui prata e ouro, mas já não tem a fé de levantar o paralítico em Nome de Jesus (Lc.18.8).



II- SETE QUALIDADES DA IGREJA DA ÚLTIMA HORA

Dentre as muitas qualidades que a Igreja da última hora possui, gostaria de destacar pelo menos sete principais qualidades da Igreja do Arrebatamento. Vejamos:
1-A Igreja da Última Hora é uma Noiva Pura (2 Co.11.2). Paulo disse que a Igreja do arrebatamento deverá permanecer como “Virgem Pura”. Em Lv.21.13, o Sumo Sacerdote só poderia casar com uma moça virgem. Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote Eterno, só irá tomar como esposa uma Noiva Pura (Ef.5.25-27).
2- A Igreja da Última Hora Permanece Vigilante (Mt.24.42-44). Uma das coisas que mais Jesus advertiu aos seus discípulos foi acerca da vigilância. Em Lc.13.35-48, Jesus contou a Parábola do Servo Vigilante e reiterou a vigilância em todos os seus sermões escatológicos. Em Mc.13.33, Ele chegou a dizer: “Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”.
3- A Igreja da Última Hora Permanece de pé (Lc.21.36). Jesus disse que devemos estar em pé na presença do Filho do Homem. Paulo disse em 1 Co.10.12, que “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”.
4- A Igreja da Última Hora anseia pela Vinda do Noivo (Ap.22.20-21). No livro de Cantares, Salomão descreve de forma poética a ardente ansiedade que a Noiva tem de se encontrar com o Noivo, e descreve esse anseio da Noiva no último versículo do livro, dizendo: “Vem depressa, amado meu, faze-te semelhante ao gamo ou ao filho da gazela, que saltam sobre os montes aromáticos” (Ct.8.14), o Noivo, por sua vez, atende ao pedido da Noiva, dizendo: “Certamente, venho sem demora” (Ap.22.2o), e, a Noiva lhe responde: “Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!”.
5- A Igreja da Última Hora mantém as suas Lâmpadas acesas, e com reserva de azeite (Mt.25.1-10). A Igreja da Última Hora precisa continuar brilhando como a luz do mundo (Mt.5.14). Jesus usou o símbolo do castiçal para ilustrar as suas Igrejas (Ap.1.20). O castiçal servia para iluminar continuamente o Tabernáculo (Ex.27.20). Jesus advertiu a Igreja de Éfeso que iria remover o seu castiçal, caso não se arrependessem (Ap.2.5). A Igreja não pode deixar de brilhar neste mundo de trevas. A Igreja não pode nunca perder o brilho do Espírito Santo (1 Ts.5.19).
6- A Igreja da Última Hora guarda a Palavra de Deus (Ap.3.10). Paulo disse em 2 Tm.4.3, que haveria um tempo em que as pessoas não suportariam a sã doutrina. Já existem muitas igrejas considerando a Doutrina Apostólica como ultrapassada, recusando dar ouvidos á verdade, entregando-se ás fábulas, e elegendo mestres que interpretem a Bíblia ao seu bel prazer (2 Tm.4.3-4). A Igreja do arrebatamento guarda e conserva a Palavra da Perseverança, e será livre da Grande Tribulação (Ap.3.10).
7- A Igreja da Última Hora permanece na posição de Embaixadores de Cristo (2 Co.5.20). Todos nós sabemos que, quando um país é ameaçado de um colapso, uma das primeiras providências a serem tomadas pelos Governos que nele mantém Embaixadas, é remover os seus Embaixadores. Assim, Jesus Cristo, o nosso Rei providenciará a remoção de seus Embaixadores deste mundo, os quais serão arrebatados ao Seu Encontro nos ares (1 Ts.4.16-17).

Nenhum comentário: