sexta-feira, 7 de maio de 2010

Desnutridas 269 milhões de pessoas na África subsaariana

Desnutridas 269 milhões de pessoas na África subsaariana
Escrito por Mireya Ortiz Bécquer
viernes, 07 de mayo de 2010
07 de mayo de 2010, Luanda, 7 may (Prensa Latina) Ao menos 269 milhões de pessoas na África subsaariana padecem desnutrición e 30 por cento está faminta, afirmaram hoje aqui fontes da FAO em uma Conferência Regional desse organismo.

O diretor geral do Fundo de Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf, manifestou que ante essa situação esta demarcación africana demanda uma atenção urgente e mais concentrada.

Chamou, nesse sentido, a apoiar com recursos aos pequenos agricultores e a agricultura familiar.

Diouf considerou, por outra parte, que este continente, rico em recursos naturais e terras cultivables, poderia potenciar suas produções agrícolas com maiores rendimentos dos cultivos para garantir sua segurança alimentária.

Segundo o representante da FAO, o baixo nível de investimentos no setor agropecuario constitui a principal causa para a existência de fome e pobreza na África.

Diversas fontes coincidem em assinalar que a mudança climática também poderia deter o avanço para a segurança alimentária no continente.

De acordo com uma nota da FAO, a principal conseqüência do aumento das temperaturas e de uma meteorologia mais imprevisible seria uma redução dos rendimentos dos cultivos, como o maíz, e um maior risco da garantia alimentária.

África obteve em 2008 uma produção de 152,3 milhões de toneladas de cereais, 12 por cento mais que em 2007, e em 2009, segundo dados preliminares, conseguiram-se 160 milhões de toneladas, precisaram fontes econômicas da região.

O encontro da FAO, que no capitalino Centro de Convenções de Belas reúne até esta sexta-feira a ministros da Agricultura de 53 países africanos, debate diversas qüestões, entre elas financiamentos de projetos para o setor agropecuario.

mb/ lma/obf
Modificado el ( viernes, 07 de mayo de 2010 )

Nenhum comentário: