domingo, 2 de maio de 2010

O que é missões?


Para muitos a resposta é:
Fazer a obra missionária. Porque temos que fazer missões.

Como fazer missões?
Indo, orando e contribuindo. Talvez esse seja o máximo de resposta que a maioria do público aqui pode dar sobre missões. Bem, precisamos tratar dessa deficiência.Pois o Brasil hoje é tratado como um grande celeiro de missões, e a igreja brasileira tem que saber não só o porquê disso, mas fazer parte disso.Comecemos do começo.

De onde vem a palavra missões?
MISSÃO – É um dever a cumprir; incumbência; compromisso. Isso é missão. Missões é o plural de missão. Então, deduzimos que missões sejam muitos deveres a cumprir, muitos encargos, muitos alvos que devem ser atingidos.

Qual a missão que Deus deu à igreja?
Mt.28.19 : “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer tudo que eu lhes ordenei.”Bem, essa é a missão. Fazer discípulos. Discípulos de quem? De Jesus. E quem é Jesus?João 14:8 Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.11 Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.Temos que fazer discípulos de Deus, que mostrou quem Ele é e como Ele é na pessoa de Jesus Cristo! Jesus é Deus encarnado.João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.Acho importante deixarmos bem claro e sublinhado o “conteúdo” da missão, a essência e a causa de sua existência. Os discípulos são de Jesus Cristo e não nossos, ou de placa alguma.

E as missões? Onde estão?
As missões são todos os meios (cada missão) usados para se alcançar a Missão. Missões são os meios que usamos para fazer discípulos de Jesus!Muitos acham que missões só começaram a ser praticadas a partir dessa ordem de Cristo. Mas não é assim que a bíblia nos ensina.A ordem para fazermos missões começa em Gêneses, que é o primeiro livro da Bíblia.Os capítulos 12:1-3; 18.17-18; 22.18; 28.14 – nos mostram que tudo que Deus vai fazendo desde então, é preparar um povo que lhe fosse agente na terra , um povo que fosse agente de transformação, agente de bênçãos - Salmo 67. Lá em Atos 3:25 diz“Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.”Pedro em seu discurso no templo lembra isso ao povo de Deus.E em Gálatas 3.8Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.Paulo cita a mesma ordem lembrando a igreja de seu dever.Mas, quando a igreja completou mais ou menos seus trezentos anos de idade, contando a partir de Jesus, que oficializou a igreja na visão que o Pai tinha desde o tempo de Abraão. Essa igreja começa a esquecer sua missão, e começa a deixar de praticar os meios de se cumprir essa missão, deixa de fazer missões, e passa mais de mil anos implantando o reino do homem na terra, fazendo missões em prol do poder humano e não em prol da salvação humana. E mesmo após a reforma, onde os chamados protestantes surgiram, o mandato de ser uma benção para todas as famílias da terra ficou reprimido durante 250 anos. Até que um jovem de grande fé e de incrível capacidade de suportar as provações surgiu no cenário. Somente no século XVIII surge um homem chamado William Carey, que sofreu muito porque levou a missão de fazer discípulos de Jesus, de ser uma benção a todas as famílias da terra a sério.Certo dia teve a oportunidade de falar a um grupo de pastores sobre missões para alcançar a missão da igreja, e os desafiou a cumprirem a grande comissão. E eles responderam: “Quando Deus decidir ganhar os pagãos, Ele o fará sem a ajuda sua ou nossa.”Como não adiantava falar, William escreveu um livreto falando sobre “O dever dos cristãos de empregarem meios para conversão dos pagãos.” Esse livreto mexeu com todos. E Carey dá inicio ao primeiro período das missões protestantes. Foi para Índia fazer missões, e a partir dele as agências missionárias começaram a surgir para enviar missionários às nações.Mas Carey nos trouxe alguns meios para cumprir a missão de fazer discípulos de Cristo sendo uma benção para as famílias da terra. O que quero dizer é que, quem acha que missões se resume em ir, orar, doar e enviar está enganado. Ir é um meio de cumprir a missão, doar é um meio de cumprir a missão, e enviar é um meio de cumprir a missão, e quando fazemos essas coisas como igreja, estamos cumprindo alguns meios para atingir a missão de fazer discípulos de Jesus, mais ainda não estamos fazendo missões. Não podemos continuar nos enganando vivendo com a mutilação que a história da igreja fez no mandato de Deus para seu povo, achando que preparando um missionário, enviando esse missionário e mantendo esse missionário estamos fazendo missões, porque não estamos! Estamos apenas fazendo uma pequena parte delas.Jesus Cristo disse: “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.” Jo.17.18O texto de Lucas 4.17-21 fala sobre para que Deus enviou Jesus ao mundo. E é o próprio Cristo quem confirma.Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito:O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,e para proclamar o ano aceitável do Senhor.E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.
“Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.”

Então o que é fazer missões?
Fazer missões é fazer tudo que Jesus Cristo fez.Será que Jesus somente chamou os discípulos, contou-lhes algumas parábolas, lhes disse algumas dificuldades que passariam no campo, os enviou e os manteve? Não. Jesus viveu a missão dada pelo Pai, sendo uma benção para todos, fazendo discípulos, homens e mulheres que foram uma benção para todos.Assim como Tu me enviaste eu os envio.
Ele nos envia a fazer o que Ele fez.

O que Jesus Cristo fez?
1 - Levou boas notícias aos pobres – Lc. 9. 10-17. Mt. 15.29
2 – Restaurou os quebrantados de coração – Lc.7.37,38; 44-50; Jo.11.2 (Maria recuperada)
3 – Proclamou liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros – Mc.7.25-29; Jô.8.31-36
4 - Apregoou o ano aceitável do Senhor – Lc.4.18; Jo.10.10;Eu sou a porta; Eu sou o bom Pastor; Eu sou a luz do mundo; Eu sou a verdade, o caminho e a vida; Eu sou a ressurreição e a vida.
5 –Proclamou o dia da vingança do nosso Deus – Mt. 25. 31- 46
6 – Consolou todos os tristes – Mt. 5. 1-12; Jo.11.19-26 ; 31- 35

Missões é tudo que fazemos para cumprir a Missão de salvar a humanidade, essa missão que foi de Cristo, continua sendo através de nós. Fomos comissionados por ele a continuarmos o que ele começou. Ele é a porta, mas nós temos que mostrá-la. Ele cumpriu sua missão de morrer no lugar do pecador, mas nós temos que anunciar essa boa notícia ao pecador.
William Carey fez missões como Jesus, não só porque ele foi para Índia (41 anos no estrangeiro, traduziu as sagradas escrituras em mais que trinta línguas, foi professor de geografia e sapateiro) ou porque ele incentivou outros a orarem, a enviarem, e a doarem, como ele fazia, mas também porque quando chegou lá ele se identificou com os indianos, ele se preocupou com suas condições espirituais e físicas!

Em Romanos 10: 8-15 diz:
8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

Entendendo o que é fazer missões, façamos missões no todo de sua proposta, indo, doando, orando, enviando, mas vivendo Cristo, na igreja, para igreja, pela igreja, pelos missionários, e por todos que nos rodeiam. Isso é ser benção para todas as famílias da terra e fazer discípulos de todas as nações.

Nenhum comentário: