segunda-feira, 12 de outubro de 2015

OS SETE TIPOS DE LEPRA

SE TU QUISERES PODES TORNA-ME LIMPO
Marcos, 1: 40  —  Lucas, 5: 12 — II Reis, 7: 3.
Mesmo os portadores de algum tipo de lepra (pecado).  “Ainda assim podem dar boas notícias”. — Os quatro leprosos.
Eram obrigados a cobrir os beiços. “Guarda tua boca…”.
Eram obrigados a gritar: “tamé, tamé”. O reconhecimento.
Eram obrigados a avisar que eram leprosos. “Eu sou pecador”
Eram obrigados a viver separados, (dos limpos) “Estão no mundo”.
Curados da lepra (pecado) – Voltam a conviver. “Estão na igreja”.

A MAIOR LIÇÃO QUE SE PODE TIRAR DESSA HISTÓRIA É:
O   R E C O N H E C I M E N T O   D O   I M P U R O.
Coisa bastante difícil hoje em dia é reconhecermos que estamos impuros.

João, 13: 1 a 20.
“Quem já está limpo não precisa lavar se não os pés”.
Boa parte do corpo está limpo, mas os pés “leprosos”. (sujos)
Em consequência não levam a mensagem de salvação a ninguém.
Por isso precisam lavar os pés.
Lembra-te que:
 “as tuas mão não chegarão aonde os teus pés não te levarem”.
Tiago, 4: 7 a 10.
“Alimpai as mãos pecadores e vós de duplo animo”.
Todo o corpo limpo, porém as mãos são sujas, “leprosas”
OS SETE TIPOS DE LEPRAS DESCRITAS NA BÍBLIA, COLOCADOS EM CONEXÃO COM A VIDA DO CRISTÃO.
(Levítico capítulo 13 e capítulo 14)
A lepra simboliza o pecado que praticamos, ou seja, nossas ações pecaminosas.
Lepra, além do seu sentido propriamente dito, era um termo genérico usado para descrever uma variedade de doenças de pele e até mesmo o bolor das paredes e o mofo das roupas. (os vários tipos de pecados).
(Levítico, 13.47-49)
(Levítico, 14.34-53).
NA PALAVRA DE DEUS, ENCONTRAMOS QUATRO CASOS DE LEPRA. Cada um com significado muito importante, analogicamente falando.
primeiro caso foi o de MOISÉS; um sinal de Deus para mostrar-lhe que seu interior era imperfeito. Deus ordenou que pusesse a mão no peito. Ao fazê-lo, sua mão ficou leprosa e ao colocar novamente ela ficou limpa, querendo dizer Deus que há possibilidade aperfeiçoamento para homem.
(Êxodo, 4: 6 e 7)
segundo caso é o de MIRIÃ, que ficou leprosa por causa De suarebeldia (Números, 12: 10 a 15).
Deus outra vez mostra que pode haver recuperação para o (leproso), pecador que se arrepende.
terceiro caso foi o de GEAZI, o servo de Elizeu, que ficou leproso por causa de sua ambição.
(II Reis, 5: 20)

quarto caso foi o do rei  UZIAS.  Ele ficou leproso por causa de suasoberba e
também indignou-se, isto indica que não aceitou a correção.
(II Crônicas, 26.16 e 19).
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.
(Provérbios 16.18).
.
(UZIAS é chamado de AZARIAS no Livro de Reis. Acredita-se que Uzias fosse seu  nome de entronização e Azarias o nome pessoal. Reinou por 52 anos em Judá, a partir dos 16 anos, entre 791 a 740 a.C.
O nome UZIAS significa “O Senhor é a minha força”, enquantoAZARIAS significa “A quem o Senhor ajudou”Apesar disso ficou leproso.
Vemos, nestes casos, expressões típicas do pecado:
1 – De rebeldia,
2 – De ambição ,
3 – De soberba
4 – De indignação.
NOTE QUE OS QUATRO CASOS MENCIONADOS AQUI, ACONTECERAM COM PESSOAS QUE CONHECIAM A DEUS (CRENTES).
A LEPRA É UMA FIGURA DO PECADO.
Podemos perceber claramente, pelo menos quatro aspectos que evidenciam a correlação da lepra com o pecado:
Ela existe primeiro no sangue, na natureza da pessoa Ela se torna manifesta de diferentes maneiras no corpo da pessoa (suas obras pecaminosas). Está na alma e depois atinge o corpo deformando-o, como faz o pecado que leva à morte.
ÉINCURÁVEL se não for tratada cedo, tal qual o pecado se não for tratado a tempo termina MATANDO o enfermo pecador.
Vai devorando o homem, sem que ele sinta dor. Torna-o insensível a Deus.
A lepra aloja-se no corpo humano e pode ficar de forma latente por muitos anos, (nascemos em pecado) sem se manifestar. É como o pecado em nosso interior, ele pode ou não aparecer, mas, de qualquer forma, está lá. Se não tivermos uma revelação clara com respeito a nós mesmos, nunca poderemos alcançar a dependência do Senhor e viver no espírito, para dizer-lhe: “SE QUERES PODES TORNAR-ME LIMPO”, o que só ocorrerá pelo reconhecimento do estado de impureza em que se está. (A lepra, n o caso a do pecado).
A convicção de pecado deve ser a primeira e constante experiência do cristão, para que este possa aprender a abominar a sua carne, bem como tudo o que está contaminado com ela, “aborrecendo até a roupa manchada da carne”, como diz Judas 23.
(A lepra é um retrato de como Deus vê o pecado e o pecador, algo repugnante e deplorável).
As instruções sobre a lepra foram dadas ao sacerdote. Ele é que deveria fazer a avaliação dos sintomas. No mesmo princípio, aqueles a quem Deus deu autoridade sobre o rebanho, precisam saber como identificar e tratar a lepra, que hoje simboliza o pecado. A lepra se manifestava de várias maneiras e cada uma delas é um símbolo do pecado que nos ataca.
1. A lepra na pele – 13.1-8 (Levítico)
a. Inchação
A lepra se eleva acima da pele indicando alguém que se considera superior aos outros. Paulo, porém nos exorta a considerarmos o irmão superior a nós mesmos:
(Filipenses, 2: 3).
(I Coríntios, 4: 18 e 19)
(I Coríntios, 5: 2)
(I Coríntios, 8: 1)
(Colossenses. 2: 18)
b. Pústula
É um tipo de úlcera ou ferida que produz pus e representa todo tipo de impureza que conduz à sensualidade.
(Gálatas, 5: 19)
(Efésios, 4: 19)
(Efésios, 5: 3 e 4)
c. A mancha lustrosa
Essa representa o brilho da falsa religiosidade e da hipocrisia.
d. O pelo branco
O pelo branco aqui representa a perda de força. Devemos amadurecer, mas nunca envelhecer em termos espirituais. Quem envelhece espiritualmente perde a força para servir o Senhor, além disso, podem se tornar cegos e resistentes a mudanças por serem muito apegados a seus conceitos.
e. Mancha mais profunda que a pele
Isso indica uma conduta errada, encoberta, que não foi confessada. A pessoa está tentando encobrir o pecado e, nesse caso, ela deveria ser observada por sete dias. Sete é um número simbólico que representa algo completo. Quando vemos o sintoma do pecado na vida de um irmão precisamos adverti-lo e esperar por um tempo até que se arrependa. Esse tempo de observação do sacerdote simboliza um tempo para arrependimento.
2. A lepra na carne – 13.9-11
Suponha que um irmão caiu em adultério. Isso é lepra, mas se houver arrependimento  pode  ser removida. Mas  suponha  ainda que esse mesmo irmão repita o pecado muitas vezes. Chega a um ponto em que a lepra se torna inveterada, ou seja, habitual.  É uma  situação,  portanto,  muito mais grave que a lepra na pele. Mas, mesmo um irmão que cai dessa forma no pecado pode ser transformado. Nos versos 12 e 13 lemos que tal lepra pode ser curada.
3. Lepra vinda da úlcera – 13.18-23
No verso 18 lemos sobre uma pessoa que teve uma úlcera ou ferida. Parece que essa ferida foi sarada, mas depois de algum tempo aparecem os sintomas da mancha lustrosa mais funda que a pele e os pelos brancos.Isso nos mostra que feridas e mágoas podem se tornar um lugar propício para a lepra do pecado.
4. Lepra vinda da queimadura – 13.24-28
A queimadura simboliza alguém que foi repreendido ou tratado pelo seu pecado, mas não respondeu bem e ficou ressentido interiormente. Isso também mostra um arrependimento não genuíno.
5. Lepra na cabeça e na barba – 13.29-46
Na Palavra de Deus a cabeça com o cabelo representa a nossa glórianos mostra ainda que o cabelo está relacionado com submissão e autoridade. Portanto, ter praga na cabeça significa ter problema de sujeição à autoridade e uma resistência quanto ao pensamento da igreja.
 (Em I Coríntios, 11: 3)

Mas a lepra pode aparecer também na barba. Na Palavra de Deus a barba simboliza dignidade. Os servos de Davi foram envergonhados porque lhes rasparam a metade da barba A lepra na barba significa considerar-se importante e buscar ser reconhecido e exaltado pelos outros.
(II Samuel, 10.4,5).

6. Lepra nas vestes – 13.47-59
Na Palavra de Deus as vestes apontam para a nossa conduta Mas podemos entender também as roupas como algo literal, já que a lepra numa roupa não era realmente do mesmo tipo da lepra manifestada no corpo. Sendo a lepra um símbolo do pecado, vemos que uma roupa também pode ser contaminada com o pecado. A orientação era que há roupas que podem ser recuperadas, talvez com alguma mudança, mas há outras que devem ser destruídas porque não têm recuperação.
(Judas,1.23).
(Êxodo, 28.2)
(Apocalipse, 19.8).
Essa contaminação pode ter dois sentidos: ou a roupa era usada para fins pecaminosos (roupas usadas por prostitutas, travestis, pai-de-santo ou em algum ritual); ou a roupa foi usada numa ocasião de pecado, ainda que ela mesma seja uma roupa normal. Cada um de nós precisa trazer nossas roupas diante de Deus e saber sua vontade a respeito de cada uma delas.
7. Lepra na casa – 14: 33-57
No Novo Testamento a igreja é comparada a uma casa e os seus membros são as pedras que compõem essa casa.  A lepra que invade a casa pode simbolizar o pecado querendo tomar conta de uma igreja.
(Efésios, 2.19-22)
(Efésios, 2.19-22)

Quando há LEPRA numa casa a primeira coisa a se fazer é remover os móveis. Os móveis simbolizam os hábitos, costumes e tradições que não têm fundamento na Palavra de Deus. Depois se procura os sinais de podridão ecorrupção, representados pela prática errada ou doutrina fora da Palavra de Deus que rapidamente produzem contágio.

(Levítico, 14: 36 a 39)

Procede-se então a remoção das pedras contaminadas (v. 40). Essa é a disciplina ou o afastamento da comunhão do crente faltoso que se recusa a arrepender-se. Se depois disso não houver mudança naquela (“igreja”), aqui falo em sentido de uma pessoa, pela falta de arrependimento genuíno, só resta a eliminação da casa, (o irmão faltoso) e lançar essa “pedra” longe da casa (igreja, aqui a comunidade) para que não se espalhe e contamine outros.
(I Coríntios, 5: 1 a 5)
(Mateus 18: 17)
(Apocalipse, 2: 5)
Apocalipse,  3:16).
Lembremo-nos do que disse Paulo: “Um pouco de fermento (qualquer tipo de pecado) leveda (contamina) toda a massa”, (a igreja).
I Coríntios, 5: 6:
No caso da lepra, numa casa a purificação é descrita do verso 48 em diante. O sangue da ave aponta para o sangue do Senhor Jesus. É pelo sangue que somos perdoados e purificados. Sem essa doutrina uma igreja se torna apenas sinagoga de satanás. O pau de cedro aponta para a cruz de Cristo onde a nossa carne é terminada.
Além disso, era necessário água corrente. Água corrente é o mesmo que águas vivas e apontam para a ação do Espírito Santo. Uma igreja só pode ser restaurada se houver rios do Espírito fluindo ali.
Devemos nos guardar das contaminações do mundo, (a lepra do pecado),“porque o mundo passa e a sua concupiscência; (sua lepra mata)mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
I João, 2: 17.


Pr. Israel Guerra

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