terça-feira, 6 de outubro de 2015

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR QUE A DA PRIMEIRA

Ageu 2.9 ”A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos”.
Introdução:
O tema é propicio para celebrarmos hoje mais um aniversário deste maravilhoso templo do Senhor Deus. Pois o sentimento da Igreja hoje é o mesmo sentido pelos irmão nos dias de Salomão quando inauguraram o primeiro e grande Templo ao Senhor. Naquele culto de poder e unção, a Bíblia diz que a manifestação do Senhor foi tão grande que a Glória de Deus encheu aquela casa, de forma que os que estavam de fora não podiam entrar porque a glória invadiu todo o espaço. Como vemos no segundo livro das Crônicas 7. 1-3, essa glória foi marcante, foi sobrenatural , foi uma coisa jamais vista em Israel. Meditar no texto de Ageu 2.9, : “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos” é vislumbrar que o Deus da glória quer manifestar a sua glória ainda mais.
1. A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS NA PRIMEIRA CASA
Podemos observar que a Glória de Deus no 1º Templo trouxe três experiências maravilhosas:
a)Aceitação de Deus aos sacrifícios, “...desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios” (2 Cr 7.1a)
b) Avivamento entre o povo de Deus, “e a glória do Senhor encheu a casa.” (2 Cr 7.1b)
c) Adoração sincera a Deus: “E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, prostraram-se.... adoraram ao Senhor e lhe deram graças....” (2 Cr 7.3)
Isto foi somente uma demonstração do ainda estava por vir. Pois Deus tem sempre algo maior a realizar, haja visto, como se segue : a glória da segunda casa.maior.
2. A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR DO QUE A DA PRIMEIRA
A promessa era e é extraordinária. O profeta Ageu fala para o povo enxergar isto! Embora tendo experimentado a glória de Deus no Templo, o povo se desviara dos preceitos divinos.
2.1 A indiferença quanto ao que esta por vir: Todos estavam levando uma vida sossegada, voltada para si..(Ag.1:1-9) Para todo plantio há colheita. Gl.6:7 . Certo escritor diz “se não gostas do que estás colhendo olha para trás e vê o que tu plantastes”, isto, quer dizer que: Plantar é opcional, mas, colher é obrigatório.
a)Com isto começaram a colher : Pouca colheita / Não se fartam / Não se aquecem / Saquitel furado / Esperando muito, vindo pouco. Deus soprou o que trouxeram . Deus reteve a benção “o orvalho, os frutos, o trigo, o mosto, o azeite, o gado, e todo o trabalho das mãos”.
A INDIFERANÇA , AFASTA-NOS DA PRIORIDADE AO REINO.
2.2 Trazendo o coração aos nossos caminhos: “Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos”v.5 Veja a situação que chegaste! Olha como estás! Você sabe o que aconteceu!
É HORA DE DECISÃO!
Depois desta palavra o povo TEMEU, e Deus começou a ser com eles “Eu sou convosco, diz: O Senhor”.(v.13)
3.2 3 Razões porque a Glória da segunda será maior do que a primeira:
a) Deus começa bem e termina melhor
b) Deus ainda conta com homens - O que Deus quer fazer, Ele quer fazer através de nós. Ele não quer que fiquemos de braço cruzado vendo a história acontecer.
c) Deus é um Deus de novos começos – Deus está dando uma palavra de esperança, o fim será maior do que o começo.
É EXTRAORDINÁRIO: A GLÓRIA DA ULTIMA CASA SERÁ MAIOR!
3. A OPERAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA GLÓRIA DA ULTIMA CASA
3.1 O Espírito Santo está Dirigindo esta Igreja
Como estamos vivendo a glória da ultima casa, é impossível deixar de atribuir toda a glória ao Espírito Santo, a quem pertence a diversidade de OPERAÇÕES. Se no último ano Deus agiu poderosamente derramando a sua glória, neste novo ano podemos esperar uma porção maior da glória do Senhor, porque Deus começa bem e termina melhor.
a) As evidências da superioridade da glória de Deus na Última casa
O 1º templo era de Salomão, hoje nós somos o templo onde habita a glória da ultima casa.
O 1º templo um sonho que começou em Davi, hoje vivemos a realidade de Mt.16:18.
O 1º templo edificado com prata, ouro, madeira, hoje o elemento da solidez da edificação: O SANGUE.
O 1º templo ficava sobre o Monte Moriá, hoje esta sobre a Rocha que é Cristo.
O 1º templo os sacerdotes eram terrenos, hoje temos um grande sumo sacerdote, Jesus o Filho de Deus
O 1º templo a glória era transitória, hoje a glória é permanente.
Os do 1º templo viram a glória encher o tempo.
Os do dia do pentecoste receberam a glória da segunda casa dentro deles.
CELEBRE A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA DENTRO DE VOCÊ, AGORA!
b) A continuidade da Glória da última casa
Nesta Igreja as coisas não serão diferentes. Deus vai marcar nesta noite muitas vidas que estarão verdadeiramente debaixo da glória da última casa. Deus vai levantar homens, mulheres, jovens e adolescentes nesta igreja que farão a diferença lá fora. O teu final será melhor que o começo. As obras finais desta igreja serão maiores do que as primeiras
A salvação de almas daqui pra frente serão maiores do que no passado. A santidade do povo de Deus nesta igreja será muito maior do que antes. Porque estamos vivendo a glória da última casa.
Conclusão:
No passado Deus fez coisas extraordinárias no meio do seu povo por causa da Sua glória, mas hoje Deus está fazendo coisas maiores porque a Sua glória sobre a Igreja é maior do que nos tempos passados.

Nenhum comentário: