domingo, 25 de outubro de 2015

Eu Escolho Deus (Firmado na Palavra)

Este Esdras veio da Babilônia. Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele.
Alguns dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e servidores do templo, também foram para Jerusalém no sétimo ano do reinado de Artaxerxes.

Esdras 7:6-7





Começo este estudo com a seguinte frase...
"Eu escolho Deus" 

Esta é a escolha mais importante que precisamos fazer na vida!!! 
Uma escolha que nos leva ao Filho de Deus Jesus Cristo, e que envolve da nossa parte um relacionamento pessoal com Este Deus que é Verdadeiro e Único.

É uma escolha que tem implicações na nossa maneira de viver, de agir e comportamental, e que também requer obediência, disciplina, renuncia. 
Mas que traz consigo uma mudança tão radical que podemos dizer verdadeiramente que nascemos de novo e nos leva a verdadeira felicidade. 

Quando Deus entra em nossas vidas tudo muda, nós mudamos, é uma transformação que começa de dentro para fora, o vazio e a tristeza da lugar a uma alegria transbordante, uma vontade tão grande para viver para este Deus, que acaba se tornando o nosso maior desejo.

E a medida que caminhamos com Deus, e prestamos o nosso culto racional a nossa comunhão aumenta, a religiosidade da lugar a adoração verdadeira, sincera, muito maior do que qualquer recompensa que possamos ter nesta vida, e entendemos que são muitas.
Jesus nos prometeu vida e vida em abundancia, porém o mais importante em tudo isto é estar jundo com o Senhor, o Deus da nossa salvação.

E saber que Ele nos chamou para dar frutos e frutos em abundancia é maravilhoso. 
Ter entendimento que fazemos parte de algo tão grande como a obra de Deus, a divulgação da Palavra e ganhar almas para o Reino de Deus é algo sublime. 

Somos importantes para Deus, e Ele conta conosco e nos da um chamado, e quando dizemos "Eis-me aqui", o Senhor nosso Deus nos capacita com Dons Espirituais e através da Unção de Deus podemos cumprir este chamado e combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé como nos ensina o Apóstolo Paulo (2 Timóteo 4:7). 

Aprendo com a Palavra de Deus que o Sacerdote Esdras entendia muito bem este chamado, e o comprometimento que ele tinha com o Senhor é algo que nos motiva muito.

Ele viveu em uma época muito difícil para os Judeus, apesar do cativeiro babilônico ter findado e os 70 anos preditos pelo profeta Jeremias já terem terminado, havia um grupo que muitos anos antes já tinham retornado para Jerusalém juntamente com Zorobabel (Esdras 2:2), mas a nação judaica, principalmente Jerusalém, estava vivendo uma época de grandes dificuldades, com um povo abatido e desanimado.

Provavelmente Esdras não conhecia Jerusalém, talvez tivesse nascido e fora criado longe da sua pátria, morava na Babilônia, longe das suas tradições, dos seus costumes, cresceu no meio de um povo diferente, uma cultura diferente, uma nação muito poderosa os Persas que foi um dos maiores impérios que já existiu.

Mas o que me chama a atenção é que mesmo morando tão distante e vivendo em uma cultura onde havia muitos deuses, ele permaneceu firme e com a sua fé inabalável em Deus, e mesmo longe do segundo Templo em Jerusalém, ele se colocou a disposição para aprender e ensinar a Palavra de Deus.

Isto nos ensina que podemos permanecer firmes com Jesus e com a Palavra de Deus mesmo quando estamos inseridos em um meio onde as pessoas a nossa volta não querem ter o mesmo comprometimento com Deus, mesmo assim podemos dizer "eu escolho Deus".

Talvez você que esta lendo esta mensagem esteja dizendo no seu coração "esta tudo tão difícil para mim", na minha casa e na minha família só eu estou firme com o Senhor e ninguém me entende, e as vezes até zombam da minha fé, o que eu faço?

Imagino o quanto esta sendo difícil para você caro leitor(a), mas o conselho que eu te dou é! Fique firme com o Senhor Jesus Cristo, Ele te dará forças e te sustentará, e você ainda verá com os teus próprios olhos a Glória do Senhor no meio da sua família, haverá salvação, curas, libertação, e aqueles que te criticam ainda irão levantar as mãos para o céu e irão adorar o mesmo Deus que você serve, creia!

Esdras foi um instrumento poderoso usado por Deus para trazer muitos da sua nação para mais perto do Senhor.

Uma das lições que eu aprendo com este servo de Deus é que ele conhecia a sua identidade, ele sabia que era de uma linhagem sacerdotal:

Depois dessas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, vivia Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias,
filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube,
filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote,
filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui,
filho de Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho do sumo sacerdote Arão.

Esdras 7:1-5

E esta linhagem chegava até o Sumo Sacerdote Arão, e ele sabia que este chamado era para ser um representante dos homens diante de Deus, entrando na presença do Senhor como um intercessor oferecendo os sacrifícios exigidos pela Lei para benefício das pessoas. Além disso ele se dedicou a ensinar a Palavra de Deus.

Vejamos as semelhanças para a nossas vidas:


Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. 
Hebreus 9:11
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9
A Bíblia nos ensina que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote e nós somos o sacerdócio real e a nação santa para anunciar as grandezas de Deus, viram as semelhanças?
 Assim como Esdras entenda que o Senhor te escolheu e te chamou para fazer a diferença, a tua vida é de Deus, você escolheu Deus, entenda o seu chamado e seja uma benção para todos as sua volta, deixa o Senhor te usar, Ele te capacita, você pode e deve viver uma vida de propósitos, com muitas conquistas, e através da sua vida muitos irão conhecer o amor de Deus na pessoa Bendita do Senhor Jesus Cristo.
O Próprio rei Persa viu o testemunho de Esdras e o enviou para Jerusalém e até mesmo pediu oração para ele e sua família (Esdras 7:23), viu nele também sabedoria que vinha de Deus (Esdras 7:25), e foi benevolente com os judeus e com o Templo (Esdras 7:27).
Aprenda com esta mensagem que o Senhor te dá sabedoria e te capacita.

Quando você escolhe estar na presença de Deus, e a viver a Palavra, Ele te protege, te guarda, te sustenta, te faz prosperar, te conduz pelo caminho e mesmo nas adversidades esta com você e te dá a vitória.
Esdras chegou em segurança a Jerusalém e pode desenvolver um ministério muito grande para sua nação, juntamente com Neemias que veio ajuda-lo depois de algum tempo, e desta forma foi uma benção para sua nação.

Tem um versículo neste capítulo que me chama muito a atenção:

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.
Esdras 7:10

Vejamos a dedicação deste servo do Senhor...

Ele decidiu estudar a Lei do Senhor... 
Ninguém o obrigou, não foi forçado, ele de boa vontade se pôs a estudar a Palavra de Deus, havia uma vontade, um compromisso, que ele tinha com Deus para aprender a Palavra de tal forma que ele se tornou um Escriba, alguém que escrevia e copiava a lei de Deus, ou seja a Palavra estava no seu coração.

Caro leitor, ame a Palavra de Deus, estude ela sempre, e que ela se torne parte da sua vida, esteja sempre com uma Bíblia próxima a você, há muitas benção te aguardando, portanto guarde a Palavra de Deus no seu coração.

Ele decidiu praticar a Palavra de Deus... 
Que lição magnifica para todos nós, antes de ensinar, Esdras primeiramente praticou a Palavra de Deus na sua própria vida, isto é compromisso!!! 

Antes de sair pregando ele viveu a Palavra, antes de ser um exemplo para sua nação e ministrar a Palavra, ele ministrou a Palavra na sua própria vida.

Caro leitor que esta mensagem seja um ensinamento para sua vida, pratique a Palavra primeiro, viva aquilo que você prega, e antes de ministrar ou pregar, seja ministrado, passe um tempo aprendendo, praticando, vivendo a Palavra de Deus, a quando você aprender e for aprovado... ENSINE!!!

Alias viva toda a sua vida aprendendo, praticando e vivendo a Palavra de Deus, seja sempre dependente Dele. 

Busque sempre do Senhor... 

E você meu caro amigo que é um ministro do Senhor, e esta lição é para mim também, viva na dependência do Espírito Santo, que as nossas mensagens sejam ungidas por Deus, que não sejam somente sermões decorados, ou bem estudados, mas sim inflamados pelo Espírito Santo, pregações que tragam avivamento, mudança, conversão e principalmente salvação de almas.

Ele decidiu ensinar a Palavra de Deus... 
Somente depois de viver a Palavra foi que ele começou a ensinar, ele só abriu a boca quando estava preparado, por isso o seu ministério foi bem sucedido, porque antes de transformar vidas ele foi transformado.

Caro leitor que esta mensagem fale fortemente ao teu coração assim como esta falando ao meu. O Senhor nosso Deus quer transformar as nossas vidas, e mais que um ministério grande ou reconhecido por muitos Ele quer ter comunhão conosco, o nosso coração tem que estar no altar, no primeiro amor, antes de ministrarmos para as pessoas temos que deixar Deus ministrar aos nossos corações, antes de falarmos do amor de Deus temos que deixar este amor fluir em nossas vidas, temos que ser sinceros, humildes e principalmente dependentes de Deus, desta maneira você poderá ensinar todos a sua volta... 

Começando com você, sua família, sua parentela, sua empresa, sua igreja, seu ministério, sua cidade, seu país e se for da vontade de Deus os quatro cantos da Terra.

Você também é uma benção para todos as sua volta, muitos te amam, sua família te ama, teus amigos verdadeiros te amam, Deus te ama, portanto seja um exemplo para sua geração, viva e pratique a Palavra, estamos carentes de exemplos, de pessoas que vivem aquilo que pregam, que sejam benignos, que amem o próximo, que amem a Palavra de Deus e que tenham testemunho de vida.
Esdras enfrentou desafios, muitos não queriam o bem de Jerusalém e se levantaram adversários, conosco não é diferente, enfrentamos lutas nesta vida, e a nossa luta não é contra carne e o sangue, mas é contra os principados e potestades nas regiões celestiais, e creia podemos vencer todo e qualquer adversidade no nome de Jesus.
Seja forte, não deixe as dificuldades te derrubar, supere elas, não deixe o desanimo te abater, busque forças em Deus, temos um Sumo Sacerdote chamado Jesus Cristo que esta conosco e nos protege.
Aceite o teu chamado, não fuja dele, não de as costas para aquilo que o Senhor colocou em suas mãos, busque os exemplos na Palavra de Deus e nas pessoas que Deus tem colocado a sua volta, pessoas que vivem a Palavra de Deus, e aprenda que um servo fiel nunca fica confundido nem envergonhado, você vai vencer se você for fiel, faça a sua parte e Deus com certeza vai te abençoar grandemente, abra o seu coração e deixe o Espírito Santo te capacitar.
Fique firme e forte na presença de Deus, você não esta sozinho, Deus esta com você e vai colocar amigos ao teu lado para te ajudar nesta jornada, alguém com a mesma visão e o mesmo comprometimento com a Palavra.
A tua igreja é uma benção, e ali o Senhor vai te ensinar, aprenda com Ele, não fique olhando para os defeitos das pessoas porque são muitos, veja somente se estas pessoas estão dispostas a aprender com a Palavra de Deus assim como você, e lembre-se! Não é você que irá mudá-las, não é na tua força, mas o Senhor quando encontrar um coração aberto mudará estas pessoas, Ele transformará a tua família, Ele transformará a tua igreja, Ele mudará os teus amigos, mas antes de tudo Ele quer transformar você.
Jesus disse:
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Apocalipse 3:20
Você esta disposto?
Você acredita?
Você pode dizer "eu escolho Deus"?
Que o Senhor te abençoe e te guarde...

O seu trabalho não é em vão no Senhor!

Jesus te ama.

Claudinei Saldanha

Nenhum comentário: