sexta-feira, 10 de julho de 2009

As Festas Bíblicas

O Brasil é muito conhecido no exterior pela sua alegria, talvez, esta seja uma das qualidades que Deus vai usar para atrair as nações para JESUS, através da Igreja brasileira. Mas, antes de festejarmos o avivamento, precisamos compreender como e para quê, Deus estabeleceu Suas Festas.

Quando e como houve a primeira Festa Bíblica?
Depois de mais de quatrocentos anos de cativeiro no Egito, Deus chamou Moshe/Moisés para ser o libertador de Israel. Deus treinou Moisés de todas as maneiras possíveis: perseguição desde o nascimento, milagres ainda criança, sustento e provisões sobrenaturais vivendo perto de sua família natural e ao mesmo tempo sendo treinado e alimentado junto aos principes do Egito. Depois de "fazer justiça" com as próprias mãos Moisés com quarenta anos de idade, foge para o deserto. Ele nem sabia que isto também fazia parte do treinamento de Deus na sua vida.

Passados mais quarenta anos, quando Moisés já havia esquecido tudo que havia aprendido no Egito, o Senhor lhe aparece em meio a uma sarça e o convoca para o Ministério libertador. Após relutar, mas com a garantia da presença do próprio Deus, Moisés vai até Faraó (figura de satanás), para libertar o povo e depois de nove pragas, que Deus enviara sobre o Egito, ele, a mando do próprio Deus estabelece a primeira de todas as Festas B íblicas PESSACH (passagem ou páscoa). Ou seja, ainda no territótio dominado pelo inimigo, houve a primeira Páscoa. Explicaremos com mais detalhes, todas as três partes (ou festas), que englobam a primeira grande festa perpétua. (Para melhor entender o texto acima, por favor, leia Shemót/Êxodo 1 - 4 e também os capítulos 11 e 12).

Afinal de contas, de quem são as Festas?
Infelizmente, ainda hoje, muitos cristãos dizem que as festas são dos judeus. Esta tem sido uma das armas do nosso inimigo, o engano, cegando o entendimento e enganando até os eleitos, como o Senhor JESUS profetizou em Mateus 24:24. Mas, glória a Deus, que nos deu o Seu Espírito Santo para nos revelar todas as coisas e compreender o que havia sido escondido por tras da letra. Apesar de ser tão claro, só com olhos espirituais podemos sair do engano de séculos. Vejamos alguns textos:
Em Êxodo 5:1, o Senhor diz para Faraó através de Moisés e Arão: "Deixa meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto". Quem disse? Deus! A festa era para quem? Para Ele mesmo! Em Êxodo 10:9 Moisés respondendo para Faraó disse: "Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, porque vamos celebrar uma festa ao Senhor."

Quem deveria participar da festa?
Todos! Aqui podemos entender proféticamente, que está chegando o tempo em que os pais da Igreja (aqueles que iniciaram a obra em nossas cidades e denominações), celebrarão as Festas do Senhor.


E ainda mais, as ovelhas significam qual era a forma de sustento deles e os bois o seu meio de transporte e trabalho (trator da época). Isto nos faz entender, que está para acontecer, o dia em que os eventos mais importantes no calendário da Igreja, serão as Festas do Senhor e a Sua Noiva não poupará esforços para realizá-las.

Já em Êxodo 23:14, Deus diz, que três vezes ao ano deveriam aparecer diante dele para festejar e dá as datas. Já em Levítico 23:2 Deus afirma: "... Estas são as minhas festas, as festas fixas do Senhor, que vocês proclamarão como reuniões sagradas". Talvez algum amado diga "Ele tirou intensionalmente a primeira parte do verso...". Está bem, vamos ler o verso todo e ver se muda alguma coisa: "Diga o seguinte aos Israelitas: Estas são as minhas festas, as festas fixas do Senhor, que vocês proclamarão como reuniões sagradas". Mudou o dono da festa por acaso? Deus continua sendo o dono das festas.
Existem muitos outros textos que mostram que as Festas de Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos são festas de Deus. Não estamos, aqui querendo provar nada, nem muito menos polemizar, mas sim, trazer luz e entendimento aos que, de coração puro se aproximam das Sagradas Escrituras, afim de nelas encontrar a Vida de Cristo! Se por acaso, você ou seu líder não crê desta maneira, nós te amamos e não deixamos de te respeitar. Só aconselhamos os amados a buscarem do Senhor a revelação da vontade Dele mesmo quanto às festas.

As Festas acabaram com a vinda de Cristo?
Para cada convocação que o Senhor fez, Ele mesmo declarou que era estatuto perpétuo, vejamos no capítulo 23 de Levítico os versos:
14 - falando acerca da Festa de pães asmos (ou sem fermento) que é uma das celebrações da grande Festa de Pessach (Páscoa), que é um estatuto perpétuo.
21- aqui fala acerca da Festa de Pentecostes (Shavuot), que é um estatuto perpétuo.
31- falando agora de Yom Kipur (Dia da expiação) também como estatuto perpétuo.
42- e para terminar fala da Festa de Sucot (tabernáculos) como estatuto perpétuo.

Vamos recorrer ao dicionário, Huaiss, para entender melhor o que quer dizer este tal estatuto perpétuo. Afinal de contas, não é todo dia que usamos estas palavras em nossas conversas.
Estatuto: regulamento; conjunto de regras.
Perpétuo: durável; inalterável; eterno; perene; vitalício; contínuo; ininterrupto.

Deus estabeleceu as regras eternas para as Suas Festas, e em nenhum texto disse que acabou. A única coisa que fica claro, é que não existe mais, nas regras das Festas, são os sacrifícios de animais, pois Cristo morreu de uma vez por todas, se fazendo sacrifício eterno por nós na cruz do calvário. Mas isto, não nos isenta de participar e celebrar das Festas de Deus, pois Ele mesmo quer se revelar a nós durante as mesmas.
Fonte:Ministério Consolador de Israel

Nenhum comentário: