domingo, 9 de março de 2014

A MORTE E TIRADA DA PANELA

A MORTE E TIRADA DA PANELA  2 REIS 4,41
Porem ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai ao povo. E ja não havia mal nenhum na panela.
Mas antes disso quem era Elizeu? 

De quem era filho?

onde morava?

De qual familia ele era?

Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastarda família que possuia 12 pares de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e antes deste ter ascendido em direção aos céus, num vendaval, Eliseu pediu-lhe "duas vezes mais do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)
Foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:
Amaldiçou rapazes pequenos em nome do Senhor, então Deus enviou duas ursas que saíram do mato e mataram quarenta e dois destes rapazes pequenos que zombavam de sua careca.(2Reis 2:23-24)
Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14)
Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2Reis 2:19-22).
Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27).
Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7).
Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, Eliseu orou e o trouxe de volta à vida (2Reis 4:8-37).
Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44).
Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19).
Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7).
Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7).
Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou a vida (2Reis 13:20-21).

Esse texto é tremendo!!! É uma narrativa de Eliseu com os seus discípulos. Quero trazer esse lindo relato para a realidade da Igreja de Cristo hoje.
O primeiro ponto que eu quero abordar é o significado da PANELA. Ela é o lugar que você vai quando está com fome. Se eu estou com fome, é óbvio que eu vou até a fonte que vai suprir a minha necessidade.
O período desse texto é um período de escassez. Chega uma hora que Eliseu, no papel de pastor, ­– trazendo para os dias de hoje – percebe a fome de seus discípulos e precisa fazer algo para saciar seus “filhos”. Eliseu, de alguma forma, precisava demonstrar a sua fé, apesar de saber que não tinha nada para eles comerem. A atitude de Eliseu é tremenda, ele se preocupa com seus discípulos, ele tenta fazer algo para suprir a necessidade deles. Além disso, Eliseu pega uma panela GRANDE. Geralmente, em momentos de crise, ficamos incrédulos e, talvez, se estivéssemos no lugar dele, pegaríamos uma pequena panela – uma panelinha. A primeira frase que eu tiro como lição desse texto é: Deus quer que eu pegue a panela grande em meio à crise, porque é nessa hora que Ele quer me encher e me encher muito.
Eliseu manda um de seus discípulos ir ao campo a fim de encontrar algo para comer. O seu discípulo em vez de colher a Trepadeira Silvestre, colheu as Colocíntidas. Calma! Não se assuste! Eu vou explicar. Rsrsrs
Trepadeira silvestre são plantas naturais que resistem à seca. Chovendo ou não ela consegue sobreviver. É resistente. E serviria como alimento.
Colocíntidas era um veneno muito forte.
O discípulo sem saber enche a panela com o veneno. Sabe o que acontece? MORTE NA PANELA!
Esse é o retrato da Igreja de Cristo nos nossos dias. As pessoas estão com fome, com sede e vão até a fonte tentar se saciar, porém em vez de encontrarem Trepadeiras Silvestres encontram Colocíntidas. Em vez de encontrarem comida, encontram veneno. Tudo bem, não quero generalizar. Mas o cenário evangélico hoje, a Igreja de Jesus, que sou eu e você, não está saciando a fome dos perdidos e dos feridos que chegam. A comida pode ter uma boa aparência, mas é veneno. Precisamos voltar à realidade da Palavra e oferecer comida de verdade ao povo que está faminto.
Morte na panela quer dizer morte na fonte! O lugar que deveria brotar vida, tem brotado morte.
O mundo clama: “Existe morte”. E eu e você somos aqueles que atenderão a esse chamado.
Sabe o que é mais interessante nisso tudo? Foi que Eliseu tirou toda a glória e toda honra de si. Você percebeu o que ele mandou trazer? Não? Eu te digo: FARINHA! A farinha é a representação do pão que desceu do céu: Jesus Cristo. Ele foi o alimento que deu vida. Eliseu atribui o milagre a Ele. “… E já não havia mal nenhum na panela.”
Jesus é único que tira a morte da panela e dá a vida! As pessoas estão morrendo porque a comida oferecida é desprovida do Autor da vida. A real Palavra mata a fome da minha alma e do meu espírito.
A minha e a sua igreja será sempre uma panela. E eu e você, como homens de Deus, somos responsáveis por derramar essa farinha e levar vida às pessoas.
Eu sou um instrumento de vida. Que aquilo que ministramos possa ser sempre Trepadeiras silvestres e que em nossa panela nunca haja morte.

Nenhum comentário: