quarta-feira, 19 de março de 2014

Etimologia dos Apóstolos

Nesta Coluna você pode conhecer o significado e a terminologia de alguns nomes e fatos comuns encontrados na Bíblia; Conhecer o sentido literal, teológico e simbólico (tipológico) de acontecimentos registrados nas escrituras sagradas. Você também pode contribuir com esta coluna tão importante e necessária aos professores, líderes e aos que gostam de se aprofundar no conhecimento Bíblico. Enviando artigos históricos, etimológicos com seus significados e terminologia. Mande para os nossos e-mails. 
IMPORTANTE: Ao mandar um artigo para ser postado nesta ou em qualquer coluna deste site você deve mencionar o autor, os seus contatos (e-mails), seu nome e a fonte de origem (caso tenha sido copiado de outro site).




Tipo: Teologia/Hist. Igreja / Autor: Diversos Autores
Etimologia dos Apóstolos

Abelardo de Carvalho

1 - Pedro = Português arcaico Pero. Do latim Petrus, masculino de Petra: "pedra, rocha rochedo"; em grego Pétros, masculino de Pétra, tradução do arameu keplá: "rocha, pedra". Nome dado por Jesus a Simão Bar Jonas. Francês Pierre; italiano Pietro, Piero, Pier. Espanhol Pedro; alemão e inglês Peter. Santo. Conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, chamava-se Simão Bar Jonas e foi-lhe, por Jesus, mudado o nome por ter sido escolhido como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Morreu em Roma, no império de Nero, que o crucificou de cabeça para baixo. Celebrado no dia 29 de Junho.

2 - André = grego: Andréas, derivado de Andreios: "varonil, viril, robusto, másculo". Português arcaico Andreu. Feminino: Andrea, Andréia, Andrelina. Espanhol Andrés. Irmão de Simão Pedro, pescador, André foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens. Foi o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. André ocupa um lugar eminente no elenco dos apóstolos: os evangelistas Mateus e Lucas colocam-no no segundo lugar, logo depois de seu irmão Pedro. O Evangelho menciona o apóstolo André outras três vezes, mas após a "Ascensão de Cristo" cujo tema está sendo realizado no altar da Igreja Santo Antônio, a Escritura cala por completo o seu nome. A respeito de seu martírio, poucas são as informações corretas. A morte na cruz (um cruz de braços iguais) é referida por uma Paixão apócrifa.

3 - Filipe = Felipe ou filipo. Grego Philippos, amigo (philos) de cavalos (hipos). Francês antigo Filipe, com e final, veio pelo espanhol em documentos portugueses do séc. 17,18: Felipo, Filipo. Em Camões, Felipe e Filipo (I, 75, VII 54). Italiano Filippo; francês Philippe; espanhol Felipe e inglês Philip. Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas falam de Filipe somente o nome e o lugar de origem: Betsaida. João nos oferece maiores particularidades sobre a personalidade de Filipe, apresentando-o como grande amigo do apóstolo Bartolomeu. Na última ceia Jesus fala aos apóstolos do profundo mistério da Trindade e o pobre Filipe fica abismado pelo mistério. O resto de sua vida não consta em nenhum relato, assim como a sua morte. A tradição mais comum afirma que Filipe morreu crucificado aos 87 anos, em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano. As suas relíquias teriam sido transportadas a Roma e colocadas juntas com as de São Tiago Menor na igreja dos santos Apóstolos. Este seria o motivo pelo qual a Igreja latina festeja os dois apóstolos no mesmo dia.

4 - Tiago Maior = aportuguesado, resultante de Santiago, como se existissem os elementos São Tiago. Outrora: Thiago. Era pescador, filho de Zebedeu e de Salomé, irmão mais velho do evangelista João. Estava com o irmão nas margens do lago Genesaré, quando Jesus os chamou. Foi o primeiro evangelizador da Espanha. Para revigorar esta tradição, no século IX o bispo Teodomiro de Iria afirmou ter reencontrado as relíquias do apóstolo e desde aquela época, a cidade de Iria, que tomou o nome de Compostela, tornou-se a meta preferida de todos os peregrinos da Europa.

5 - João = Do hebraico: Iehohanan, Iohanan: "Javé (ieho) é cheio de graças (hanan)". Ou "Javé é misericordioso". Outros: "Javé deu, presenteou". Grego Ioánnes; latim Jo(h)annes; italiano Giovanni; espanhol Juan; francês Jean; inglês John; alemão Johann; húngaro János; russo Iwan, checo Jan. São João, apóstolo e evangelista, e seu irmão de Tiago Maior, ambos pescadores, originário de Batsaida, foram apelidados por Cristo como os "Filhos do Trovão." João ocupa lugar de destaque no elenco dos apóstolos. É o autor do quarto Evangelho e do Apocalipse. É o homem da elevação espiritual, mais inclinado à contemplação que à ação. Está entre os mais íntimos de Jesus e aparece representado por Michelângelo, na cúpula da Basílica São Pedro, em Roma, pela imagem da águia. Está ao lado de Jesus na hora da ceia, durante o processo e é o único, entre os apóstolos, que assiste a morte do Mestre, ao lado de Nossa Senhora. É perseguido e degradado para a ilha de Patmos, onde escreve o livro do Apocalipse. Sob o imperador Domiciano foi colocado dentro de uma caldeira de óleo fervendo, mas saiu ileso. Confirme a tradição, viveu e morreu em Éfeso, onde foi sepultado.

6 - Simão = abreviatura de Simeão: Hebraico Shimeun "(dádiva da) atenção, do ouvir; o escutado". Do francês Simon, feminino de Simone; espanhol Simón; italiano Simeone. Nome dado por Lia, esposa de Jacó, porque Deus ouviu o seu pedido (Gênese 29: 33). São Simão é o mais desconhecido dos apóstolos. A seu respeito, a Sagrada Escritura conserva somente o nome. Para distingui-lo de Pedro, os evangelistas Mateus e Marcos lhe deram o sobrenome de Zelote ou Cananeu. O apelido pode significar tanto a cidade de origem, como a sua participação no partido dos zelotes, ou conservadores das tradições hebraicas. Como os outros apóstolos, também Simão percorreu os caminhos do Evangelho. Segundo uma notícia de Egesipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, em 107, contando já com a avançada idade de 120 anos.

7 - Mateus = hebraico, o mesmo que Matias ou Matatias ,"presente (mathath) de Javé (Iah) ou "dom de Deus". Do latim Matthaeus, Mathesius; espanhol Mateo; francês Mathieu; italiano Mateo. Mateus, também chamado Levi pelos demais evangelistas, era coletor de impostos. Foi Judas Escariotes, porém, e não Mateus que teve o encargo de caixa da pequena comunidade apostólica. Mateus deixa o dinheiro para seguir o Mestre, enquanto Judas o trai por trinta moedas. Da atividade de são Mateus após o Pentecostes, conhecemos somente as admiráveis páginas do seu evangelho. Uma tradição antiga recorda que Mateus, como chefe missionário, não teria comparecido diante dos juizes para dar testemunho. Outras fontes, menos verídicas, difundem-se na narração dos sofrimentos e do martírio de são Mateus, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas, primeiro para Paestum e depois, no século X para Salermo, onde até hoje se encontram.

8 - Judas Tadeu = siríaco: "o amável, o amoroso". Sobrenome italiano Taddei, "do Taddeo". Masculino de Tadea ou Tadéia. Irmão de Tiago Menor, agricultor, portanto parente consangüíneo de Jesus, era chamado também "irmão do Senhor". Nasceu na Galiléia e seu pai era irmão de São José. Sua mãe, Maria Cleófas, era prima-irmã de Maria Santíssima. Judas Tadeu foi um dos mais fervorosos apóstolos. Pregou a fé no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, na Judéia, Samaria, Iduméia e, principalmente, na Mesopotânea. Conforme os textos apócrifos, Judas Tadeu teria sido esposo nas núpcias de Caná (bodas de Caná) e isto explica a presença de Maria e de Jesus naquela realização.

9 - Tiago Menor = aportuguesado, resultante de Santiago, como se existissem os elementos São Tiago. Outrora: Thiago. São Tiago, que o evangelista Marcos chamou de "o Menor" para distingui-lo de Tiago, irmão de João, entra em cena como bispo de Jerusalém , após o martírio de Tiago, o Maior, no ano de 42, e após o afastamento de Pedro de Jerusalém. A sua imagem austera sobressai pela Epístola que dirigiu, como uma encíclica, a todas as comunidades cristãs. Lêem-se aí fortes expressões de admoestações que a distância de dezenove séculos não fez perder sua perene atualidade. Sobre sua morte, há poucas informações. Entre as mais consideráveis, aquelas do historiador hebreu José Flávio, segundo o qual o apóstolo teria sido condenado ao apedrejamento no ano 61 ou 62.

10 - Tomé = -Aramaico: Ta’ma, To’ma: "gêmeos". Cp. Geminiano, Dídimo. fem.: Tomea (doc. do séc. XVI). O apóstolo Tomé, a quem obstinadamente fazemos a injustiça de chamá-lo de incrédulo, se despede do Evangelho com um breve e alto grito de fé: "Meu Senhor é meu Deus!" Ninguém até aquele momento, nem mesmo Pedro e João, havia pronunciado a palavra Deus dirigindo-se a Jesus. Tomé entre no Evangelho quase inobservado. As primeiras palavras que pronuncia são de desconforto. A segunda intervenção, deixa transparecer também melancolia. Foi em resposta a Tomé que Jesus nos introduz ao mistério trinitário: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, conhecerão também meu Pai..."

11 - Bartolomeu = Arameu: "filho (bar) de Tolomeu (Tholmal ou Talmai)". Em hebraico: Tholmai ou Tholomai: "arado, sulco, agricultor". Outros: "filho que suspende as águas". Espanhol Bartolomé; francês Barthélemy; italiano Bartolomeo. São João o trata por Natanael. Hebraico: "Deus (El) deu (nathan)", outras formas: Ithanael; italiano Nataniele. Foi apresentado a Jesus pelo apóstolo Filipe. Nasceu em Caná, a 14 quilômetros de Nazaré. Foi visto pelo mestre sob um figueira. De suas atividades apostólicas não há notícias certas. Pregou na Índia e converteu muitos homens. Essas conversões provocaram uma enorme inveja nos sacerdotes locais, que conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo.

12 - Paulo = Do latim Paulus, Paullus: "pequeno". Compare os adjetivos paulus e paucus. A forma latina com dois ‘ll’ é m diminutivo expressivo ou afetivo. Os romanos usavam-no muito como sobrenome. O apóstolo dos gentios. Nome Tarso, com o nome de Saulo. Foi um dos perseguidos dos cristãos; converteu-se por causa da visão no caminho de Damasco (Atos, 9: 1-9), e foi um dos mais ardentes apóstolos do cristianismo. Ele diz de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos...", mas também: "Eu sou o menor dos apóstolos...n sou digno de ser chamado apóstolo". Pregou na Ásia Menor, Grécia e Jerusalém, dentre outras regiões. Foi, em Roma, decapitado com são Pedro, no ano de 66 ou 67, pelo impperador Juliano, o apóstata. É celebrado nos dias 25 de janeiro (dia da sua conversão) e 29 de junho (dia de sua morte).

13 - Judas = lat. Judas, do gr. Louda(s) = Judá...

14 - Matias - o 13 apóstolo.


Fonte: http://www.twister.com.br




..Quem escreveu o artigo acima?

Diversos Autores
No final da matéria do artigo acima, você pode encontrar o nome e contatos do autor, bem como a fonte de origem e referência. Ou se preferir, entre em contato conosco.

NOTA: O conteúdo de cada artigo desta coluna, não expressa necessáriamente a nossa opinião, mas em particular, a de cada autor ou fonte citada. O fato do artigo estar em nosso site, é somente no sentido de facilitar na busca e a fim de contribuir favoravelmente com cada pessoa que tem interesse e/ou procura por tal assunto.

Nenhum comentário: