quinta-feira, 13 de março de 2014

DESPERTANDO PARA A CHAMADA!

Estamos vivendo num momento em que o Espírito Santo está despertando a Igreja aqui no Brasil para a obra missionária.Vários encontros de agências missionária transculturais e várias conferências missionárias em igrejas locais estão acontecendo aqui e ali!
Pessoas têm sido despertadas ,muitos estão envolvendo-se e muitos estão procurando treinamento adequado.
Agradecemos á Deus por isso;mas uma pequena pergunta deve ser feita e, o mais importante,deve ser respondida com base na Bíblia.A pergunta é:Qual é o alvo do empreendimento missionário?
Temos lido e ouvido de muitas pessoas que o importante é “ganhar almas”.Outros têm dito que o importante é “enviar missionários ao campo”.Nessa indefinição ,ou melhor definições incorretas do alvo ,vamos averiguar o que a Bíblia tem a nos dizer.Em Mateus 28:19,20,vemos que o imperativo na frase de Jesus é “fazei discípulos”,diferentemente da grande ênfase que tem havido no “ide”.
 Muitas vezes a ênfase de muitos pregadores cai no “ide”.
Precisamos ir.Milhares estão morrendo sem Deus.Jesus disse –“ide”.
Mas ,uma investigação mais acurada nos mostrará que o imperativo é:”Fazei discípulos”.A melhor tradução portanto seria:ao ir,indo,tendo ido,fazei discípulos.Jesus está procurando fazedores de discípulos,pois Ele espera que nós estejamos indo.Em Marcos 16:15,novamente vemos a ênfase cair no “pregai e evangelho” e Atos 1:8 acrescenta “ser testemunha”.

Vemos então que o alvo é ser testemunha ,pregar o evangelho e fazer discípulos.Mas não é só isso! Há o escopo geográfico.Marcos fala sobre ir por todo o mundo,Mateus fala sobre todas as nações e Lucas em Atos fala sobre os confins da terra.Novamente o alvo é:

1-Ser testemunha –onde?Até os confins da terra
2-Pregar o evangelho-onde? Por todo o mundo e á toda criatura
3-Fazer discípulos-onde? Em todas as nações

O que significa” todas as nações”?
O significado moderno desta palavra “nações encobre o significado que o Senhor Jesus pretendeu dar a ela.O texto grego diz:”pantha ta ethne”,que quer dizer “todas as nações”,todas as etnias”.
Uma etnia é um grupo de pessoas com a sua própria língua ,cultura e visão de mundo,etc.
Os missiólogos nos ensinam que há milhares de etnias ou nações no mundo ,e que uma grande porcentagem não tem nenhum discípulo de Jesus Cristo.Jesus nos comissionou para fazer discípulos de todas as etnias!
A Bíblia também nos diz como devemos proceder ,e nos oferece o método .Primeiro ,a Bíblia diz que devemos estar indo e aponta uma estratégia em Atos 1:8. 
Segundo: Marcos nos diz para” pregar o evangelho” e Lucas amplia dizendo “pregar arrependimento para remissão de pecados”e,aos que responderem positivamente Mateus diz:”fazei discípulos “ e acrescenta –“batizando-os e ensinando-os”.Batizando-os em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a guardar todas as cousas que Jesus tem ordenado (conteúdo do discipulado).
Que nestes dias em que o Espírito Santo de Deus tem agido maravilhosamente no meio da igreja aqui no Brasil,despertando-nos para a nossa responsabilidade de pregar o evangelho a toda criatura e de fazer discípulos de todas as nações,possamos corresponder ,separando e comissionando os nossos homens mais capazes para essa tarefa.

A MISSÃO DA IGREJA PARA COM O MUNDO

Gana possui um território com 238,5 Km2 e uma população de 18 milhões de habitantes.Acra ,sua capital possui 1,5 milhões de pessoas .Colonizados pela Inglaterra (Grã Bretanha),a língua oficial é o inglês,porém,possui 72 línguas oficiais das quais apenas 6 possui a tradução da Bíblia completa e,17 do Novo Testamento.Os evangélicos são ao todo 7 milhões distribuídos em 59 denominações. 

A Índia ,uma nação com mais de 1 milhão de habitantes,quase do tamanho da China,tem apenas 4% de cristãos evangélicos,mas a influência de hindus e islâmicos chega á 95% ,tanto na cultura como no sistema.
Oitenta por cento (80%) da população vive em 600 mil vilas e cidades.Há 15 diferentes diferentes línguas faladas e influenciadas por 300 diferentes dialetos.Atualmente mais de 300 mil vilas nunca ouviram o evangelho de Jesus.




Os números da Índia:

*35 milhões de deuses 
*3 milhões de crianças surdas
*5 milhões de cegos
*10 milhões sofrem com lepra
*3 milhões sofrem de pólio 

Uma mistura de pobreza,injustiça e insatisfação religiosa tem aberto as portas para o Evangelho de Cristo.
Para muitas milhares de pessoas a mensagem cristã de arrependimento,justiça e amor são verdadeiramante as Boas Novas !

A estimativa é que haja cerca de 1 milhão de crianças de rua em Delhi ,sua capital.
Quatro em cada cinco indianos são hindus. 

Há cerca de 35 milhões de deuses e ídolos na nação da Índia á quem o povo adora.
Em alguns estados da Índia,há apenas uma igreja evangélica para cada mil vilas!
Como vemos,é grande a necessidade de que cada um de nós nos conscientizarmos de que devemos ir e fazer discípulos.Aqueles que não podem ir,podem contribuir com bíblias ,remédios,passagens transporte,financiando a obra missionária de alguma maneira;adotando um missionários enfim,existem várias formas de ajudar á cumprir o ide e fazei discípulos.


“...Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo,e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém ,toda Judéia e Samaria,e até aos confins da terra”(Atos 1:8)


Este versículo tem sido base de sermão em diversas igrejas e conferências missionárias .Deus chama a atenção das igrejas locais para a tarefa da evangelização mundial.
Neste verso encontramos condensado o plano de Deus para a igreja.

1-“...recebereis poder...”
Missões começa no poder do Espírito Santo.É Ele o chefe de missões,porque é Ele quem dirige,motiva,impulsiona e leva a igreja á cumprir sua tarefa missionária.Algumas igrejas dizem que têm o poder do Espírito Santo ,mas não tem visão missionária,o que é impossível ,porque se de fato tivessem poder ,automaticamente teriam visão missionária.
Outras querem fazer a obra de missões sem o poder do Espírito Santo,e o resultado é um fracasso total.
Jesus conhece nossas fraquezas e incapacidade de cumprirmos a Sua ordem;por isso,todas as vezes que Ele nos ordenou que fôssemos por todo o mundo pregando o evangelho á toda criatura,deu-nos também a promessa de nos capacitar com o poder do Espírito Santo.É impossível haver poder do Espírito Santo e não haver visão mundial!
Se olharmos para a história da igreja,veremos que todas as vezes em que houve um derramamento do Espírito,o resultado final foi um grande movimento de missões mundiais.
O resultado do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste ,foi a salvação de quase três mil almas. (At.2:41)
Mais adiante ,cerca de cinco mil ( At.4:4);depois disso houve um grande movimento missionário .(At. 17:6)
Na história dos avivamentos podemos perceber grandes movimentos missionários .Se quisermos ver nossas igrejas crescendo ,o Reino de Deus implantado e o Evangelho sendo pregado a todas as nações precisamos do poder do Espírito Santo!


TEXTO 

Mt.28:18-20 

Mc16:15-18

Lc.24:47-49 

Jo 20:21,22 

At 1:8 

ORDEM

Indo,fazei discípulos de todas as nações.

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho á toda criatura.

...que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados,a todas as nações...
Vós sois testemunhas destas coisas.


Assim como o Pai me enviou ,eu também vos envio.


...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém ,como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra 
PROMESSA

Toda a autoridade me foi dada ...E eis que estou convosco...


Esses sinais hão de acompanhar aqueles que crêem :em meu expelirão demônios ,falarão novas línguas ;pegarão em serpentes e,se beberem alguma coisa mortífera não lhes causará dano;se impuserem as mãos sobre os enfermos eles serão curados.


Eis que envio sobre vós a promessa do meu Pai;permanecei pois ,na cidade de Jerusalém atá que do alto sejais revestidos de poder.

Recebei o Espírito Santo


...recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo


O diabo não quer que o evangelho seja pregado e sabe que se a igreja for cheia do Espírito Santo,haverá um grande trabalho de evangelização destinado á todas as nações!Por isso ele começou a semear um movimento de divisão nas igrejas e uma tremenda confusão doutrinária.Há igrejas batistas e batistas renovadas ;igrejas metodistas e metodistas renovadas;igrejas presbiterianas e presbiterianas renovadas ,e por aí vai...Cada uma no seu extremo ,algumas não dando lugar ao Espírito Santo criticando as outras ,e estas,por outro lado,somente procurando emoções e se esquecendo da Palavra de Deus!
Nós podemos andar no Espírito pela fé. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar á Deus .(Heb.11:6);o justo viverá pela fé (Gálatas 3:11);”Ora como recebestes a Cristo Jesus ,o Senhor ,assim andai n’Ele (Colossenses 2:6);”andai no Espírito e jamais 
Satisfareis a concupiscência da carne .(Gl 5:16).Você pode andar cheio do Espírito Santo pela fé na Palavra de Deus.
Ele já nos prometeu poder e autoridade;basta agora O recebermos pela fé e andarmos cada mês do ano ,cada dia do mês,cada
hora do dia,cada minuto da hora,cada segundo de nossas vidas;cheio do Espírito Santo!
E as emoções?As emoções são boas,fazem parte da nossa vida e não há nada de errado com elas.Você pode pedir á deus que o encha do Espírito Santo e ter algumas emoções.Não há nada de errado nisto.O erro está em nos basearmos nas emoções como 
evidência de que estamos cheios do Espírito Santo.houve uma época em minha vida em que eu procurava as emoções e me baseava nelas.Eu saía para as reuniões de oração e,se eu chorasse era sinal de que Deus abençoara a reunião,caso contrário, pensava que Deus não estava abençoando a reunião.Quanta infantilidade!Um dia perguntei á Deus porque isto estava acontecendo,e Ele me levou á Sua Palavra que diz:”O justo viverá da fé”.Á partir desse dia comecei me apropriar da plenitude do Espírito Santo pela fé,e esta têm sido uma grande vitória.A base da vida cristã é a Palavra de Deus.Você está cheio do Espírito Santo?Talvez você seja um cristão fraco,sem poder,sem fruto na vida por estar vivendo a vida cristã pelos seus próprios esforços ou, quem sabe ,procurando emoções!
Eu te desafio á pedir á Deus que o (a) encha do Espírito Santo agora mesmo onde você está e a recebê-Lo pela fé!
A seguinte oração poderá te ajudar nesta entrega:”Senhor Jesus,eu te agradeço a salvação da minha vida.Quero te servir de todo coração,mas reconheço minha incapacidade e , neste momento Te entrego toda a minha vida e Te peço a plenitude do Espírito Santo;enche-me com teu Espírito .Pela fé ,eu recebo Teu poder.Usa a minha vida para Tua glória,em nome de Jesus ,amem!
Se você fez essa oração com fé ,creia que está cheio do Espírito Santo e,aguarde as oportunidades que Deus vai lhe dar para testemunhar em qualquer lugar o seu amor e poder.


2-“...e sereis minhas testemunhas...”
O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo é o testemunho .O crente que se apropria do poder do Espírito Santo pela fé
,sente-se motivado a falar de Jesus Cristo aos outros ,e o faz de forma natural.Além do poder para testemunhar ,o crente produzirá o fruto do Espírito refletido em suas atitudes e sua vida servirá de estímulo para que outros sigam Jesus.O que é o fruto :É o caráter!Não devemos olhar os dons ,mas os frutos.O dom vem completo ;o fruto precisa crescer,precisa de tempo.
Jesus Cristo chama-nos para sermos Suas testemunhas .Testemunha é uma pessoa que viu algum acontecimento e é solicitada para relatá-lo.Jesus quer que sejamos testemunhas do que Ele fêz e está fazendo por nós e em nós .

Cristo morreu na cruz para a salvação dos pecadores ,a libertação e a transformação de suas vidas .
Quando entregamos nossa vida a Cristo ,Ele nos transforma e ,á partir desse momento passa a viver em nós e através de nós,manifestando sua graça e poder.A cada dia de nossa vida podemos ter experiências com Cristo e testemunhá-las áqueles que não O estão seguindo.Se Cristo fez e está fazendo algo em nossa vida ,temos algo para testemunhar.
Deus nos ordena ,através da Sua Palavra que sejamos testemunhas das bênçãos que Ele nos dá ,e essas bênçãos têm uma razão de ser:para que o mundo creia .Veja o que diz o Salmo 67:1-3:

“Seja Deus gracioso para conosco e nos abençoe ,e faça resplandecer sobre nós o seu rosto,para que se conheça na terra o seu caminho ;em todas as nações a sua salvação.Louvem-te os povos ,ó Deus ,louvem-te os póvos todos.”

Deus nos abençoa para que testemunhemos Seu amor ,Sua graça e assim,os pecadores se arrependam e se convertam.
Você tem sido uma testemunha?Quantos ao seu redor estão morrendo sem Cristo,sem esperança e sem salvação,indo para o inferno!Você tem pregado o evangelho e está fazendo discípulos?Nós dizemos que o céu é um lugar maravilhoso ,onde não há problemas ,nem lágrimas;onde tudo é amor na presença de Deus.Agora eu pergunto:
Porque quando deus nos salva não nos leva imediatamente para o céu?Porque Ele quer usar nossas vidas como testemunhas para 
que outras pessoas também conheçam á Cristo.Você se lembra do dia da sua salvação?Você já pensou que esta pessoa foi fiel á Deus e a você? Você já agradeceu á Deus por aquela vida?Será que um dia alguém vai agradecer á deus por sua vida porque você lhe testemunhou? Enquanto vivermos ,devemos ser testemunhas de Cristo.
Pare um momento esta leitura e abra seu coração diante de Deus .Talvez você precise lhe pedir perdão por estar sendo
desobediente e infrutífero(a).Deus é um Pai de amor e misericórdia,pois,”se confessarmos os nossos pecados,Ele é fiel e
justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça”(I Jo:9)

O Problema do Pecado
Desde Adão e Eva, o pecado tem corrompido nosso mundo e manchado nossas vidas. Deus ofereceu aos homens inúmeras oportunidades para serem limpos do pecado, mas as pessoas, egoístas, concupiscentes, continuam pecando. O problema é tão difundido que Paulo afirmou: "Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" (Romanos 3:23) e "...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). Na verdade, aqui temos um problema. 
A Culpa do Homem Pelo Pecado
O mais completo argumento da Bíblia sobre o assunto da culpa humana é encontrado nos capítulos da abertura do livro de Romanos. Paulo principia com a mensagem do evangelho da salvação para os judeus e gentios (Romanos 1:16). O fato que os homens precisam de salvação implica em que eles estão perdidos, separados de Deus pela barreira do pecado (veja Isaías 59:1-2). Paulo desenvolve sua tese muito claramente, começando pelos gentios e então voltando para os judeus. 
Paulo disse que os gentios eram culpados porque tinham fechado seus olhos à evidência da existência e justiça de Deus. Eles não glorificavam a Deus, em vez disso adoravam a criatura antes que o Criador (Romanos 1:25). Tal rejeição da pessoa de Deus levou rapidamente à rejeição de seus princípios: "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames, porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro" (Romanos 1:26-27). Não somente tais pessoas começaram a praticar o homossexualismo, mas também acrescentaram malícia, avareza, homicídio, desobediência aos pais e vários outros pecados dignos de morte (Romanos 1:28-32). É com tristeza que vemos este antigo cenário sendo repetido hoje em dia. Numa época em que a evolução nega a existência de Deus, religiões politeístas e místicas estão se tornando crescentemente proeminentes e homens estão defendendo como "normal" toda a perversão da lei de Deus, desde a desonestidade à homossexualismo e ao adultério. 
Pessoas religiosas, freqüentemente, acham muito fácil condenar tais horríveis pecados. Mas Paulo não parou depois de definir o mal dos gentios. Ele imediatamente voltou sua atenção para aqueles que deveriam ser considerados o povo mais espiritual de sua época, os judeus. Estes descendentes de Abraão conheciam a lei e aborreciam a carnalidade dos gentios. Mas seriam eles melhores por isso? Paulo não deixou espaço para auto-justificação quando se voltou para os judeus e perguntou: "Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa" (Romanos 2:23-24). 
Finalmente, Paulo mostrou que os dois grupos gentios e judeus tinham uma coisa em comum: "Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" (Romanos 3:23). Muitas outras passagens ilustram este ponto e, muito significativamente para nós, demonstram claramente nossa própria culpa. Se todos pecaram, então eu tenho pecado. Eu o desafio a ler as passagens do Novo Testamento que relacionam os pecados, considerando cuidadosamente sua própria vida. Dê uma olhada cuidadosa a 1 Coríntios 6:9-11; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:3-7; Colossenses 3:5-11; 2 Timóteo 3:1-5 e Apocalipse 21:8. Toda pessoa honesta e responsável perceberá, por estas passagens, que está condenada pelo pecado. Quando Deus relaciona tais pecados, está claramente pronunciando nossa culpa. Fazer o que Deus proibiu é pecado (1João 3:4). Não fazer o que ele exigiu é pecado (Tiago 4:17). A conseqüência do pecado é a eterna separação de Deus (Romanos 6:23; 2 Tessalonicenses 1:8-9). Eu tenho pecado. Você tem pecado. Necessitamos do perdão misericordioso de Deus.

Peça o perdão a Ele e tome agora a decisão de entregar-Lhe tudo,principalmente o controle da sua vida.
Peça-Lhe que venha ser seu Senhor e que use a sua vida em sua área de influência.

3-Locais para o testemunho
Neste versículo ,Jesus apresenta –nos quatro locais onde devemos ser testemunhas :
Jerusalém,Judéia,Samaria e até aos confins da terra.


a) Jerusalém-Jerusalém era a cidade em que os discípulos estavam quando receberam esta ordem.Ela foi palco dos acontecimentos básicos do cristianismo.Ali,Jesus teve uma larga porcentagem do Seu ministério.Ali, Jesus morreu,ressuscitou e deu a ordem da grande comissão aos discípulos.
A nossa Jerusalém ,deve ser a cidade onde vivemos ,nos reunimos como igreja e recebemos as bênçãos de Deus.
Portanto,devemos ser testemunhas em nossa cidade ,no trabalho ,na escola,na vizinhança,na rua,falando de Cristo,distribuindo folhetos ,convidando pessoas para irem á igreja ,realizando programas de rádio e TV,colocando mensagens em jornais,cartazes nas lojas,transportes coletivos,etc.Enfim,fazendo tudo para que Cristo seja conhecido na nossa Jerusalém. 

b) Judéia-Judéia era a província que tinha Jerusalém como capital.Quando Cristo diz que devemos ser testemunhas em toda a Judéia ,Ele quer que evangelizemos todo o nosso estado.A nossa Judéia é o estado em moramos e vivemos.

c) Samaria,Samaria era uma região mais afastada ,com conotações transculturais.A nossa Samaria é o Brasil.Portanto,
devemos ser testemunhas do que Cristo fez e está fazendo em nossas vidas,em todo o Brasil.


d) Confins da terra - Jesus quer que sejamos Suas testemunhas em todas as nações da terra .A visão de Deus é implantar Seu reino em todas as tribos ,povos ,línguas e nações.(Apoc.5:9)
Devemos portanto ,ter esta visão ,pois somos os instrumentos de Deus para essa tarefa.
Então você pode preencher o gráfico abaixo ,de acordo com a sua situação geográfica.


Jerusalém=_______________________________________

Judéia=__________________________________________

Confins da terra= O MUNDO TODO___________________


4- Quando testemunhar?Hoje e agora!!!

Alguns têm uma visão errada da obra e tarefa da igreja.Pensam que devem atingir somente seu bairro com a mensagem de Cristo.Precisam de uma operação sobrenatural de Deus para abrirem os olhos e ter visão.


Por Cristo e pela causa missionária:


   Pr.Clodoaldo Z.Pereira





Nenhum comentário: