quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tempestades e tornados em série matam quatro pessoas no Japão

Uma seqüência de tempestades e tornados no Japão, ontem e hoje, provocou pelo menos quatro mortos e mais de 400 feridos no país, segundo as autoridades. As áreas mais atingidas são as de Honshu e Hokkaido. Os ventos de até 150 quilômetros por hora geraram pane elétrica em várias regiões e causaram danos à Usina Nuclear de Onagawa, em Miyagi.

Na relação de mortos, três eram homens idosos e a outra uma mulher, de 28 anos. Dois homens caíram enquanto caminhavam na rua, um terceiro idoso caiu do telhado de uma casa devido aos ventos fortes. A mulher foi atingida por uma árvore em Miyagi.

A seqüência de tempestades e ventos fortes causou cortes elétricos, inclusive na Usina de Onagawa, em Miyagi, e problemas no sistema pública de transportes. Houve vôos cancelados e adiados.

No último dia 3, as autoridades japonesas advertiram que, por precaução, foram interrompidos os serviços do trem-bala e de vários transportes públicos para evitar o agravamento da situação. As atividades do trem-bala foram interrompidas nas áreas de Sanyo Shinkansen, Osaka, Fukuoka, Gifu-Hashima e Kyoto. Também foram canceladas as atividades nos trens que fazem o transporte de passageiros para o aeroporto de Narita, a Leste de Tóquio, e no centro da capital japonesa.

Para os especialistas, os fenômenos são causados pela baixa pressão sobre o Mar do Japão. Nas regiões de Tonami City, em Toyama, e na região central do Japão, os ventos chegaram a 150 quilômetros por hora A chuva intensa atingiu principalmente a área de Kobe.

Pelas previsões da agência de meteorologia do país, os ventos fortes devem chegar também ao Norte na noite desta quarta-feira. Ventos de 90 quilômetros por hora estão previstos nas regiões de Kanto e Tohoku.

Agência Brasil com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Nenhum comentário: