segunda-feira, 16 de abril de 2012

Milhares testemunham o milagre do `Fogo Sagrado` em Jerusalém

PorAnugrah Kumar | Repórter do The Christian Post tradutor Amanda Gigliotti

Milhares de cristãos de todo o mundo reuniram-se na Igreja de Jerusalém do Santo Sepulcro, sábado para testemunhar uma chama que se acredita surgir milagrosamente do túmulo de Jesus na Páscoa dia antes, de acordo com o calendário juliano mais velho, a cada ano.

fogo sagrado
(Foto: Reuters)

Milhares de cristãos de todo o mundo reuniram-se na Igreja de Jerusalém do Santo Sepulcro, sábado para testemunhar uma chama que se acredita surgir milagrosamente do túmulo de Jesus na Páscoa dia antes, de acordo com o calendário juliano mais velho, a cada ano.

A cerimônia especial na Igreja do Santo Sepulcro, construída no local onde Jesus foi crucificado e enterrado, teve a participação de peregrinos cristãos e clérigos vestindo suas roupas em meio a presença da polícia israelense, motim de forças de prevenção e guardas de segurança da fronteira.

"Eu estou aqui porque eu gostaria de ver a Semana Santa a partir da Terra Santa, porque eu acho que é uma experiência única," citou a Associated Press ao Craditotto Nerea, um peregrino espanhol. Igrejas Ortodoxas Orientais vão celebrar a Páscoa e outros, no domingo.

Os cristãos e o clero em pé perto da área do túmulo acenderam velas primeiro e depois passaram as chamas para outros em filas em becos fora da igreja antiga. O Fogo Sagrado é reverenciado pelo poder de muitos como a Ressurreição de Jesus e o fogo da Sarça Ardente do Monte Sinai, como mencionado no Antigo Testamento.

Os cristãos ortodoxos dizem que o Milagre do Fogo Sagrado ocorre todos os anos no dia antes da Páscoa. O milagre tem sido documentado a cada ano para mais de 1.000 anos. Em muitos países cristãos, incluindo a Geórgia, Grécia, Ucrânia, Rússia, Roménia, Bielorrússia, Bulgária, Chipre, Líbano eEgito, assistem a cerimônia ao vivo na TV a cada ano. Após a cerimônia, o Fogo Sagrado é levado a alguns desses países.

A cerimônia de Fogo Sagrado ao meio-dia tipicamente começa com uma procissão cantando hinos, envolvendo o clero que toma três voltas na igreja. O Patriarca Ortodoxo de Jerusalém ou outro Arcebispo Ortodoxo então oferece uma oração, tira o roupão e entra no sepulcro sozinho. Depois de ser examinado por autoridades israelenses para provar que ele não tem nada para acender o fogo.

Curta-nos no Facebook

Esperando o Fogo Sagrado, a congregação canta o Kyrie Eleison, ou "Senhor, tem piedade." Quando o patriarca sai do túmulo, oferece orações e distribui as chamas para a congregação.

Qual é a sua denominação?

Pentencostais
Presbiterianos
Batistas
Metodistas
Episcopais
Anglicanos
Católicos
Não crentes
Não-denominacional

View ResultsShare This PollOnline Survey SoftwareSurveyGizmo

Survey Software powered by SurveyGizmo

Survey Software

Alguns peregrinos alegaram que as chamas que receberam do Fogo Sagrado não queimam seus cabelos, rostos ou roupas durante os primeiros 33 minutos de sua aparição.

No domingo, o patriarca latino da Igreja Católica Romana em Jerusalém conduzirá a missa de Páscoa no Santo Sepulcro. Protestantes vão assistir a um culto da manhã no Jardim da Tumba fora da Antiga Cidade murada de Jerusalém.

Nenhum comentário: