quinta-feira, 31 de março de 2011

A misericórdia de um Deus que nos ama

Porém eu, pela riqueza da Tua misericórdia, entrarei em tua casa, e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor (Salmo 5.7)

Esta é uma mensagem bem simples, porém, Deus me incomodou com ela todos estes dias desta semana que se passou. Refleti muito sobre isso, e esta palavra pesou em meu coração. Acho fantástico como podemos refletir muito com um texto até mesmo difícil de ser interpretado. Mas, Ele abriu meus olhos para algumas verdade que nós, muitas vezes, não queremos enxergar. A primeira delas é a de que eu preciso depender e crer mais no Senhor...

Foi Davi quem escreveu este salmo. Estava ele diante de uma dura situação, e tudo indica que foi próximo do tempo que Absalão, seu filho, se revelou contra ele. Entre muitas das petições que Davi fez a Deus por proteção, Davi se lembra do tratamento que ele possuía com o Senhor Deus: porém eu, pela riqueza da Tua misericórdia, entrarei em Tua casa, e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.

Davi reconhecia ser a misericórdia de Deus a resposta para todas as suas aflições. Ele pode entender que Deus julga todos os ímpios, mas, para aqueles que reconheciam a necessidade de viver segundo a vida que o Senhor deseja para cada uma das pessoas desta terra, prevalecia uma coisa chamada misericórdia. O homem por si só não exerce a misericórdia de forma plena. Misericórdia nada mais é do que algo que vai além do perdão, que, no prisma divino, é um Deus Justo, Santo e Zeloso que, mesmo contemplando a situação deplorável do homem, consegue lhe fazer o bem e lhe dar oportunidades para mudança...Quero que você entenda algo: nenhum de nós merecemos nada do que temos. Tudo o que temos, tudo o que somos vem pela misericórdia de Deus sobre nós. Seu bom emprego, é fruto da misericórdia de Deus. Sua saúde, da mesma forma. Agimos de tal forma muitas vezes que, se Deus não fosse misericordioso, já teríamos sido consumidos. Compreenda esta verdade meu querido...Tudo o que temos e que somos, vem do Senhor.

Essa visão nós alcançamos quando olhamos para a cruz: Jesus, perfeito, sem pecado, o Deus encarnado, tendo compaixão por toda a humanidade, se entregou na cruz. Ele reconheceu que, na forma humana, deveria ser grato a Deus e cumprir com todo o seu querer...E, por misericórdia , foi morto por aqueles que Ele ainda haveria de salvar. Onde você estaria se não fosse esta misericórdia? Não poderia estar desempregado? Sem uma família que te amasse? Sem saúde? Sem paz na alma? Sem salvação?

E porque tantas vezes batemos no peito e dizemos que somos bons? Que somos os melhores? Imagine como Deus se entristece quando vê que nós, que devemos lhe dar glórias, olhamos para nos mesmos e entronizamos nosso “eu”, nossos sentimentos egoístas como sendo um deus em nossas vidas...

Mas Davi sabia que até o simples fato de entrar-se na casa de Deus era pela Sua misericórdia. Aleluia! Que humildade havia no coração deste homem...É isto que Deus espera de nós...sendo humildes, seremos misericordiosos...e teremos a benção de Deus sobre nós...

Dc. Sérgio Fernan

Nenhum comentário: