quarta-feira, 30 de março de 2011

Desperta! Jesus vem breve

Os sinais dos tempos mostram com clareza que a vinda de Jesus é iminente. Todos nós precisamos ser mais e mais despertados quanto a esta gloriosa realidade.
O apóstolo Pedro queria pela sua epístola despertar os crentes. Embora velho e próximo da morte (II PE 1.14), possuía ainda a chama do Espírito Santo, que no dia do pentecoste acendeu seu coração, At 2.1-4,14. Impulsionado pelo Espírito Santo ele queria que os crente se lembrassem das palavras dos profetas (II PE 1.13; 3.1) e alertados diante das falsas doutrinas, contrarias à esperança da vinda de Jesus (II PE 3.9-14.
Os crentes de hoje precisam também de um despertamento sobre a vinda de Jesus. Embora os sinais, com toda a evidência falem que Jesus vem breve, há muitas pessoas carregadas dos cuidados desta vida de tal maneira (Lc 21.34), que não enxergam nada. Um espírito de sonolência ameaça a Igreja do Senhor, MT 25.5; Rm 13.11; I Ts 5.6,7. Que haja um despertamento geral entre os crentes, para que a esperança da vinda de Jesus, de maneira abundante venha encher os nossos corações com gozo e paz, Rm 15.13.
O apóstolo Pedro queria que os crentes se lembrassem da pa­lavra dos profetas (II Pe 3.2), para que assim fossem despertados os seus ânimos sinceros, II Pe 3.1. Tudo quanto foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que tenhamos esperança, Rm 15.4.
A palavra profética nos faz saber o que está por acontecer. Na Bíblia temos 318 referências sobre a vinda de Jesus. O pró­prio Jesus falava muitas vezes da Sua vinda, umas vezes em pa­rábolas (Lc 17.24; Mt 25.1-11,14-19 etc.) e outras vezes em pala­vras claras (Jo 14.1-3 etc.). Todos os apóstolos falaram deste assunto. Veja Paulo: Rm 11.25,26; I Ts 4.13-18; 5.1-18; II Co 5.4,10; I Co 15.23,51-57 etc.; Pedro: I Pe 1.5,7; 4.7; II Pe 3.1-14; I João: I Jo 2.18,28; 3.2,3; o livro do Apocalipse; Judas. Jd 14,17,18; Tiago: Tg 5.8.
Devemos atentar para a palavra profética. II Pe 1.19. Os que o fizerem são bem-aventurados, Ap 1.3. Devemos, como Daniel, orar para que Deus nos explique a palavra profética, (Dn 9.1,2) pois assim ele recebeu a resposta, Dn 9.21-23. Também o profeta Habacuque, quando estava sob a sua guarda para ver "O que fala..." (Hc 2.1). Deus lhe respondeu, Hc 2.2,3.
Na palavra profética há uma parte chamada "sinais dos tem­pos", que são predições proféticas de sinais, os quais, quando acontecem, anunciam que outro acontecimento profeticamente predito está para cumprir-se.
Existem vários tipos de sinais da vinda de Jesus, e todos com, exatidão estão se cumprindo. Poderíamos mencionar sinais na vida social e na segurança dos povos, como fomes, pestes, terremotos, guerras, rumores de guerras (Mt 24.6,7, etc.), sinais na vida moral (Lc 17.28-32; II Tm 3.1-4, etc.); na vida religiosa: perseguições (Mt 24.9). falsas doutrinas (Mt 24.10,11; I Tm 4.1-3, etc.), despertamentos (Mt 24.14; At 2.17-19) e na vida política: O povo judeu (Lc 21.24-31). O espaço limitado desta página não permite que nos estendamos neste assunto de grande importância. Mas uma coisa é certa: Todos os sinais falam de uma só coisa: Jesus vem Breve! Lc 21.28.
O Espírito sabe o dia da vinda de Jesus, pois Ele é Deus (At 5.3,4). Ele vê a Igreja militante na terra e os perigos que a estão ameaçando e deseja falar-lhe. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Ap 2.7.
O Espírito Santo desperta-nos, tornando viva a palavra profética. Jo 6.63. Ele anunciará o que há de vir (Jo 16.13) e fará lembrar tudo quanto Jesus tem falado, Jo 14.26; portanto quando há uma operação mais abundante do Espírito Santo, o assunto da vinda de Jesus se torna vivo e atualizado.
O Espírito Santo adverte quanto aos perigos nos últimos tempos, Lc 21.34. Zelando pela noiva de Cristo, para que sempre esteja preparada (II Co 11.2,3), o Espírito ajuda o crente na sua luta contra a carne (GI 5.17; Rm 8.13), e aumenta-lhe a fé (II Co 4.13), para que possa vencer, crendo em Jesus, I Jo 5.4,5; Gl 2.20.
"Aguardando e apressando-vos para a vinda do dia de Deus", II Pe 3.12. Outra tradução menciona que devemos "apressar o dia da vinda do Senhor." A palavra "apressar"; que aqui é usada vem da palavra grega spendo, que aparece 6 vezes na Bíbl ia (II PE 3.12; Lc 2.16; 19.5,6; At 20.16; 22.18) e sempre indicando que é o homem que se apressa. Nós não podemos apressar o dia da vinda de Jesus, pois o dia já está estabelecido pelo poder de Deus, At 1.7.
Mas, experimentamos que quando o Senhor nos desperta sobre ti a Sua vinda, então queremos nos apressar a nós mesmos para que em tudo possamos agradar ao Senhor, II Co 5.9; II Pe 3.11,14.
Então o crente também fica despertado para servir à causa do Senhor, pois a noite vem, quando ninguém mais pode trabalhar, Jo 9.4. As últimas oportunidades que a Igreja tem para ganhar as almas são agora. As parábolas de Jesus sobre o tempo logo antes das bodas, mostram que ele nos incentiva a ir por valados e caminhos para forçar os homens a entrar, Lc 14.23; Mt 2.9. Chegou a hora! Convém imediatamente ir por toda parte, convidando os homens para se converterem ao Senhor, para que assim eles também possam entrar nas bodas, quando o Senhor vier. .
Os que foram despertados por Deus sentem em si mesmos uma chama que os impulsiona a procurar e despertar outros. Deus assim usa instrumentos despertados para promover o despertamento.
A incumbência do atalaia é avisar o povo, Ez 3.18. Mas, para que possa cumprir a sua missão, é indispensável que esteja "acordado. Por isto ele precisa "escutar atentamente com grande cuidado." (Is 21.7) e ficar "em pé continuamente de dia e de guarda de noites inteiras" Is 21.8. Se ele dormir não pode observar coisa alguma e também não pode despertar ninguém. Quando a guarda de Saul dormiu, os homens de Davi tomaram a espada e a botija de água da cabeceira do rei, I Sm 26.12. Precisamos portanto vigiar em todo o tempo (Lc 21.36), tendo assim cuidado de nós mesmos, At 20.28; I Tm 4.16; I Co 9.26,27.
Quando o rei Ciro foi despertado pelo Espírito do Senhor (Ed 1.1) houve uma reação em cadeia, Isto é, o mesmo despertamento pas­sou para outros. Primeiro passou para os chefes dos pais, Isto é, sacerdotes, e levitas (Ed 1.5) e depois, por meio destes para todos os que habitavam nos arredores" Ed 16. Assim um ver­dadeiro despertamento se espalha como um fogo. Em Is 45.13 achamos uma seqüência maravilhosa. Primeiro o Senhor diz: "Eu despertarei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei". Quando isto houver acontecido, o Senhor continua dizendo a respeito do despertado: "ele edificará a minha cidade e soltará os meus cativos." Que Deus desperte a nós todos sobre a Sua vinda, para que possamos ser instrumentos que possam despertar os que hoje andam cati

Créditos:www.searadecristo.com.br

Nenhum comentário: