sexta-feira, 10 de junho de 2016

Você tem coragem de sonhar?

Você tem coragem de sonhar?Texto: Gênesis 30:22-24, 37:3-11

Introdução: José é o segundo mais jovem de todos os doze filhos de Jacó. Ele é o primogênito de Raquel a Jacó depois que Deus lhe abriu a madre estéril, Raquel deu a luz milagrosamente. 

José era amado de seu pai mais do que qualquer dos outros filhos, e eles o odiavam por isso. 
Ele foi vendido como escravo por seus irmãos que disseram a seu pai que ele havia sido atacado por um animal selvagem. 
Ele foi preso no Egito por um crime que não cometeu ao servir como um escravo. 
Ele foi esquecido pelo copeiro e pelo padeiro depois de encontra-los na prisão e interpretar seus sonhos, mas ele foi reconhecido com o cargo de governador por interpretar o sonho do Faraó. 
Ele se reencontrou com sua família durante uma fome de sete anos no Egito, e seus ossos foram levados para fora do Egito e enterrado em Canaã quando os israelitas voltaram para Canaã quatrocentos anos mais tarde.

Este homem é José o sonhador premier de todos os personagens na Bíblia. Muitos sonharam sonhos, e podemos estudar alguns deles na próximas semanas. No entanto, nenhuma pessoa parecia ter toda a sua vida alterada pelos sonhos da maneira que José teve. 
Observe...

I. O conteúdo de seus sonhos

A. Ele sonhou com sua promoção: Gênesis 37:7 "Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho”. Gênesis 37:9 "Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim”. 
B. Ele sonhou com seus pais e irmãos dando-lhe honra. Gênesis 37:7 
C. Ele sonhou com o seu poder se estendendo por todo o mundo e mais além: Gênesis 37:9

II. A contenção de seus sonhos

A. Seus irmãos o odiavam: Gênesis 37:8 "Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras" 
B. Seu pai o repreendeu: Gênesis 37:10 "Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?"

III. As consequências de seus sonhos

A. Ele foi vendido como escravo: Gênesis 37:28 "Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito" 
B. Ele foi despojado de suas vestes especiais: Gênesis 37:31-33 "Tomaram, então, a túnica de José, mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. Enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho, ou não. Ele a reconheceu e exclamou: A túnica de meu filho! uma besta-fera o devorou; certamente José foi despedaçado". 
C. Ele foi enviado para longe de sua terra natal: Gênesis 39:1 "José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá"
Sonhar não parecia funcionar muito bem para José, mas o Senhor estava com ele no Egito. Deus colocou a mão sobre ele. Tudo certamente ficaria bem, certo? Não. Ele foi preso acusado de estuprar a mulher do seu senhor, e ele não era culpado. No entanto, Deus estava com ele na prisão, e ele permitiu-lhe interpretar um sonho para o copeiro do rei que prometeu lembrar-se de José. Tudo certamente ficaria bem agora, certo? Não. Ele esqueceu-se de José. Não foi até o rei sonhar que o sonho de José valeu a pena. Ele tinha sonhado com outros curvando a ele, mas como um escravo, um estrangeiro, e um condenado em uma terra estranha, ele tinha 10 mil vezes curvado a cabeça para os outros, mas quando Deus o promoveu e seus sonhos se tornaram realidade, os outros se curvavam diante dele. Seus sonhos levaram muito tempo para se cumprir, mas Deus o recompensou! 
D. Se você ousa sonhar sua vida pode ser como foi a vida de José... 
1. Você pode ver a sua vida ir para a direita e para trás como você sonhou. 
2. Você pode não ser apreciado pelas pessoas com quem você gostaria de compartilhar as alegrias dos seus sonhos. 
3. Você pode não achar que o caminho para seus sonhos será fácil. 
4. Você pode inclusive se perguntar se seus sonhos se tornará realidade ou não, ou se valeu a pena ter sonhado. 
5. Você pode querer simplesmente esquecer tudo e voltar à vida de antes que você se atreveu a sonhar, mas você não pode. 
6. No entanto, se você nunca sonhou, você nunca vai ter a oportunidade de realizar esses sonhos. 
7. A chance de realizar um sonho vale a pena sonhar mil sonhos. 
8. Ouse sonhar com uma família convertida e salva, as crianças que crescem para a honra e glória de Deus, e uma casa que tem um pedacinho do céu nela. 
9. Ouse sonhar com as almas que irão ouvir o evangelho e se converter e fazer crescer a igreja, escola dominical, e trabalhar nesta igreja. 
10. Ouse sonhar com o conhecimento da Palavra de Deus, o Espírito de Deus, a adoração de Deus, e a vontade de Deus. 
11. Ouse sonhar com uma terra onde não há mais mágoas, tristezas, morte, choro, doença, pecado, Satanás, tragédia e a agitação da vida.   

Conclusão: Ouse sonhar, e pagar o preço por esses sonhos. Você vai descobrir que mesmo quando a vida for mal e você se encontrar no Egito, o Senhor estará lá com você trabalhando em sua vida para torná-la melhor do que você sempre sonhou. 
E um dia tudo o que sei é que o Senhor vai nos levar para uma terra que vai além de nossas maiores esperanças e sonhos.

Você tem um sonho para sua vida que você gostaria de falar com Deus? Venha, coloque diante dele no altar nesta noite.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário: