terça-feira, 28 de junho de 2016

Curso de evangelismo - parte II

III – Métodos, estratégias e técnicas

   ü  Métodos

O método é o caminho que se usa para se chegar a um determinado objetivo.

Ex: Evangelismo pessoal e evangelismo de massa.
            Em ambos temos o método dedutivo e o indutivo.

·         Métodos dedutivo e indutivo de abordagens

v  Dedutivo

Nesse tipo de método parte-se do geral para o particular. O evangelista começa do plano de salvação, para aplicá-lo ao problema particular que o pecador está enfrentando.

Ex: A pessoa que está sendo evangelizada está deprimida e não tem paz. Nesse caso através da argumentação dedutiva, o evangelista deverá iniciar falando do plano de salvação. Se a pessoa que está sendo evangelizada o aceitar, poderá livrar-se da falta de paz, que  deve ser consequência do pecado em sua vida.

v  Indutivo

No processo da argumentação indutiva, o evangelista inicia pelo problema da pessoa até chegar ao plano de salvação, que uma vez aceito pode ajudar a pessoa no seu problema.

Ex: O encontro de Jesus com a mulher samaritana. Ele começou com os problemas daquela mulher: a sede, os pecados que ela tinha e partiu para apresentar-lhe a Água da vida. (Jo 4)

   ü  Estratégias

Pensar em estratégias é ser levado aos meios que se usam buscando a maneira mais adequada para alcançar objetivos na evangelização. É o lado operacional do método. Olhando para a história da mulher samaritana, o método usado por Jesus foi o do evangelismo pessoal e a estratégia foi o programa de passar por Samaria, ao ir a Jerusalém e ficar ali parado perto do poço de Jacó.

Alguns exemplos de estratégias que podem ser usadas: Culto ao ar livre, Núcleos de estudos bíblicos nos lares, Série de conferências, Cruzadas evangelísticas, Evangelismo com teatro e outros.

   ü  Técnicas

As técnicas são os recursos materiais que usamos para a execução dos métodos.

Ex: Argumentação dedutiva ou indutiva, histórias ou flanelógrafos para crianças, slides para palestras evangelísticas, folhetos e outros.

IV – O EVANGELISMO E O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

   ü  Definições de comunicação:

O termo "comunicação" vem do latim "communicare" que significa: participar, fazer, saber, tornar comum. Ao se comunicar alguma coisa a alguém, o que se comunicou tornou-se comum a ambos; logo a comunicação foi realizada.
           
Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz e estão relacionadas à mesma ideia de algo compartilhado.

Podemos dizer também que "comunicação é o processo pelo qual um indivíduo transmite estímulos a outros indivíduos, a fim de modificar seus comportamentos."

A comunicação se realiza basicamente em três etapas.

As etapas da comunicação

·         Emissão
·         Transmissão
·         Recepção

   ü  Tipos de comunicação:

·         Comunicação exclusivamente oral

Ex: A pregação tradicional em que o pregador usa a sua voz, conversa na evangelização.

·         Comunicação visual

Ex: Escrita, sinais luminosos, mímicas (surdos-mudos)

·         Comunicação oral-visual

Ex: Teatro, televisão, cinema, preleção com data show

   ü  Tipos de comunicação quanto ao objetivo

·         Informativa – Notícia e aula, reportagem, jornalismo, educação.

·         Persuasiva – De grande valor ao evangelista. A persuasão procura modificar, fortalecer ou destruir convicções do receptor. No caso do evangelista, entra a argumentação da mensagem.

·         Entretenimento – Tipo de comunicação que produz experiências alegres no receptor (humorismo). O evangelista pode usar desse recurso e com sabedoria levar o receptor a compreender as verdades da Palavra de Deus. Muito usado também na evangelização de crianças através de fantoches e outros.


Para a glória do Senhor, finalizamos a segunda parte do nosso curso. Espero que tenha gostado de mais essa aula. Amanhã estaremos abordando a nossa terceira parte.

Que Deus o abençoe rica e abundantemente,

Em Cristo Jesus,


Pr. Waldyr do Carmo

Nenhum comentário: