segunda-feira, 20 de junho de 2016

Os recursos da evangelização

Os recursos da evangelização
Texto: Mateus 9.35;10.13

Introdução: Vivendo períodos e contextos de dificuldades econômicas, não são poucos os que usam a falta de dinheiro como desculpa para o não comprometimento com a obra missionária. Mas a verdade é que o dinheiro nunca foi o fator determinante da obra de evangelização

Jesus deixou claro quais eram os recursos para a evangelização, ao ensinar três princípios que demonstraram que o dinheiro não deveria ser uma preocupação que impedisse os discípulos de avançar na evangelização.

1. O benefício da evangelização está pago por Deus. Mateus 10:8

De graça recebestes, de graça dai. Todo o benefício da evangelização está pago na cruz do Calvário, onde Jesus satisfez a justiça de Deus, rasgou o escrito de dívida que pesava contra todos os seres humanos, e expôs os satânicos credores ao desprezo público (Colossenses 2.13-15). Jesus pagou uma conta, não ao Diabo e ao inferno, mas a Deus e sua justiça.

Jesus nunca deveu satisfação ao Diabo. Sempre agiu para fazer única e exclusivamente a vontade do seu Pai. Por esta razão, o evangelho é oferecido com a convocação do profeta Isaías: “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo” (55.1).

2. O pagamento do operário da seara é responsabilidade de Deus. Mateus 10:9-10

O milagre da multiplicação dos pães e peixes (João 6.1-13) ensina que, quem paga a conta do reino de Deus, é Deus. O menino que doou seus pães e peixes comeu bem mais do que cinco sanduíches e ainda sobraram doze cestos. Ninguém pode doar ao reino de Deus e ficar com menos do que possuía antes de doar. Deus não transfere suas dívidas a terceiros. A recomendação de Jesus aos seus discípulos foi para que não levassem seus bens e poupanças para o campo missionário, pois Deus sabe da dignidade do trabalhador e sabe remunerar abundantemente aqueles que são seus.

3. Os recursos para a evangelização são providenciados por Deus. Mateus 10:11-13

Aqueles que estão ocupados com o que comer ou beber ainda estão vivendo como gentios, servindo a dois senhores, e não aprenderam que todas as coisas nos são dadas por Deus quando buscamos seu reino e justiça em primeiro lugar (Mateus 6.24-33). O anúncio da boa notícia do reino sempre abrirá casas para que os discípulos comam e bebam a mesa da comunhão, onde todos, os que abrem mão do que possuem, recebem cem vezes mais, já no presente, e no porvir a vida eterna (Marcos 10.28-31; Lucas 10.4-9).

Conclusão: Desde menino ouço pastores dizendo que os missionários voltarão do campo caso a igreja não contribua financeiramente. Não admito esta possibilidade. Creio conforme Hudson Taylor, precursor da evangelização da China que disse: “a obra de Deus, feita segundo a vontade de Deus, jamais terá falta dos recursos de Deus”. Dão e sofrem prejuízo, não engajados, mas os que se omitem diante de Deus e seu reino.

Nenhum comentário: