terça-feira, 25 de novembro de 2014

Esboço sermões de casamento

 
Gn 2:18 – Num dos primeiros planos de Deus (a família), Deus preparou uma mulher para Adão, preparou uma companheira.
Ele é o mesmo e prepara ainda hoje uma mulher para cada homem.
Existe um modelo certo de mulher preparada para um marido:
  1. Idônea: Significa capaz. Uma mulher a altura do homem. A Bíblia viva trás: “...Vou fazer uma companheira para ele, uma auxiliadora à altura dele.” A altura dele é alguém preparada para sua capacidade, alguém capaz como ele. Por isso a Bíblia diz no vs. 20 que olhou para a terra e não achou nenhuma mulher à altura dele, e criou uma. Deus preparou alguém capaz para ele;
  2. Auxiliadora: Deus fez uma mulher para ajudar o homem na missão dele. Fez uma mulher submissa – segunda na missão. Tinha que ser alguém idônea.
Portanto existe um marido feito para a cada esposa. Esse modelo segundo os padrões de Deus é:
  1. Responsável: Chefe da casa. No vs. 24 diz que o homem deve deixar pai e mãe e formar uma família independente. Para isso o homem tem que assumir o seu papel de responsável pela família, de supridor, de orientador e de sacerdote. Esses requisitos são essenciais para quem quer ser responsável, comandante do lar;
  2. Ser alguém que irá fazer de tudo pela sua esposa. É se tornar uma só carne. Significa ser uma só pessoa, e ninguém quer o mal para si mesmo. Se é uma só carne, é uma só pessoa.
Noiva, noivo, casais, solteiros, prestem atenção: Deus fez esse modelo de homem e mulher para o casamento. Devemos lembrar que os dois foram feitos a imagem e semelhança de Deus, e naquele jardim, eles eram muito semelhantes à imagem de Deus. Nunca o homem foi tão parecido com Deus como naquela época, pois não havia pecado na terra. Mas o diabo disse a Eva: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Gn 3:6 O diabo ofereceu a Eva para ela ser semelhante a Deus – como Deus. Ela aceitou. Ela quis o que já tinha! No casamento o diabo vai oferecer coisas que nós já temos, ou pelo menos deveríamos. Ele irá oferecer:
  1. Felicidade: A felicidade está dentro do casamento;
  2. Romance: 52% dos homens traem e 51% das mulheres traem. Buscam romances fora do casamento;
  3. Amizade: Não há amigo mais sincero que o conjugue, pois é uma só carne;
  4. Diversão: Muitos procuram baladas, freqüentam bares, boates, etc... Não existe melhor diversão do que com a família.
Noivo: Lembre-se essa mulher na qual você faz uma aliança hoje é aquela que Deus preparou para você, ela tem a capacidade de lhe proporcionar tudo o que você precisa para ser feliz!
Noiva: Lembre-se esse homem no qual você faz uma aliança hoje foi aquele que Deus preparou para você. Deus viu que você tinha qualidades que se adéquam a ele. Não existe outra pessoa que você vai se dar bem. Ele é o seu “número”.
A aliança que farão hoje, foi preparada por Deus!

ENTRADA DAS ALIANÇAS

VOTOS: _________, VC. PROMETE RECEBER A ________ COMO A SUA LEGITÍMA ESPOSA, CRENDO QUE ELA É A PREPARADA DE DEUS PARA VC., HONRA-LA E AMA-LA EM TODAS AS SITUAÇÕES?
ENTÃO, SELE AS SUAS PALAVRAS COM ESSA ALIANÇA.

AJOELHAR E DECLARAR A BENÇÃO DO MATRIMÔNIO DIANTE DE DEUS.

COM OS NOIVOS LEVANTADOS, DECLARAR CASADOS DIANTE DA IGREJA

Nenhum comentário: