quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Eis que venho sem demora

-Tema: APOCALIPSE

Apocalipse 2.5,16; 3.11; 16.15; 22.7, 12, 20  
-Introdução: A primeira manifestação de Jesus foi predita pelos profetas e cumprida com precisão. Contudo nem mesmo os estudiosos das Escrituras perceberam que se tratava do Messias. O mesmo pode acontecer na segunda vinda de Cristo, quando voltar para buscar sua Igreja. Se não estivermos atentos, podemos ser surpreendidos com o retorno do Senhor. Por isso Jesus deixou avisos no Apocalipse repetindo sete vezes “eis que venho sem demora” para nos ensinar como estar pronto para recebê-lo.
Como se preparar para a volta de Jesus?
Através dos avisos de Jesus no Apocalipse vamos refletir como nos preparar para a sua volta:
1- Voltar às primeiras obrasApocalipse 2.5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.
A primeira coisa que precisamos fazer para nos preparar para a volta de Jesus é voltar às primeiras obras da salvação. Muitos cristãos começam sua vida de fé, empolgados pela energia de sua nova vida e depois vão deixando seus ministérios e sua dedicação à obra de Deus. Então é preciso retornar aos compromissos assumidos no altar de Deus e “sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (II Timóteo 4.5). O mandamento de Jesus em pregar o evangelho precisa ser cumprido (Mateus 28.20). Quando Jesus voltar quer nos encontrar trabalhando na sua seara.
Volte a fazer o que Jesus te mandou!
                              
2- ArrependimentoApocalipse 2.16 “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”.
A segunda coisa a fazer para estar preparado para a volta de Jesus, segundo estas palavras é se arrepender dos pecados. A mensagem do evangelho pregada por Jesus no início de seu ministério terreno foi “arrependei-vos” (Mateus 3.2). Isto será o que o Senhor quer ver em seus filhos. Todos os seres humanos são pecadores (Romanos 3.23) e a única solução é o arrependimento para a salvação.
O arrependimento te prepara para encontrar com Jesus!

3- Conservar a coroaApocalipse 3.11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
O terceiro requisito em preparação para a volta de Jesus é conservar o que recebemos de Deus. Não podemos desperdiçar as bênçãos e “não recebais em vão a graça de Deus (II Coríntios 6.1). A cada dia somos agraciados com capacidade para vencer as lutas e devemos prosseguir “para o alvo, para o prêmio da soberana vocação” (Filipenses 3.14). Talvez seja isso que Jesus quis dizer com a parábola dos talentos que devem ser multiplicados (Mateus 25.14-30). Precisamos estar atentos para não perder as bênçãos de Deus.
Conserve seu dom para se encontrar com Jesus!

4- Guardar as vestesApocalipse 16.15 “(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)”.
A quarta coisa necessária em preparação à volta de Jesus é guardar as vestes. A nudez, na Bíblia, é símbolo de pecado e vergonha (Gênesis 2.25; 3.10-12 e 21). Por isso, o servo de Deus deve estar preparado como alguém que se veste para sair (Eclesiastes 9.8). Como o povo de Deus quando saiu do Egito estavam de “lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão prontos para marchar (Êxodo 12.11). Isso significa santificação. Somente quem for lavado no sangue do Cordeiro entrará no céu (Apocalipse 7.14).
Santifique sua vida para a volta de Jesus!

5- Guardar a PalavraApocalipse 22.7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
O quinto ensinamento de preparação para a volta de Jesus é guardar a Palavra de Deus. Jesus nos ensinou a “examinai as escrituras” (João 5.39). Quando aprendemos a Palavra, somos preparados para vencer o pecado, como disse o salmista: “guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (Salmos 119.11). Saber um texto ‘de cor’ significa ‘de coração’ [cor = cardia]. O Espírito Santo nos lembra das palavras de Deus para nos ajudar quando precisamos (João 14.26). Assim como o povo de Deus precisou comer o Maná até entrar na terra prometida (Josué 5.12), precisamos diariamente nos alimentar da Palavra de Deus até a volta de Jesus.
Guarde as palavras de Deus até Jesus voltar!

6- Receber o galardãoApocalipse 22.12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.
A sexta coisa que precisamos para estar prontos para a volta de Jesus é confiar que Deus tem uma recompensa para cada um de nós. Muitas vezes ficamos esperando reconhecimento nesta terra e nos decepcionamos. Por outro lado também ficamos frustrados com as injustiças que vemos. Precisamos confiar que todos serão “julgados, segundo as suas obras” (Apocalipse 20.12). Então não precisamos preocupar em fazer justiça, porque Deus é essencialmente justo (Romanos 12.19).
Sua recompensa está preparada até a volta de Jesus!

7- TestemunhoApocalipse 22.20 “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente,venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”.
O sétimo conselho de preparação para a volta de Jesus é o testemunho de vida. Jesus nos deu o seu testemunho e sua palavra. A autoridade de Jesus consistia em falar o que vive e não ser hipócrita como os fariseus que não viviam o que pregavam (Mateus 7.29). O tema do julgamento final não será apenas as palavras que foram ditas e sim as obras praticadas (Mateus 25.31-41). Muitos falsos cristãos serão surpreendidos no dia do juízo final (Mateus 7.22,23). Precisamos praticar a Palavra de Deus mais que apenas ouvir (Tiago 1.22). Mais que falar de Jesus, devemos viver segundo a sua vontade.
Viva o evangelho até a volta de Jesus!

Prepare-se para a volta de Jesus!
-CONCLUSÃO:
Não podemos achar que Jesus está demorando em voltar, por que é para nos dar mais tempo que Ele espera a hora certa de vir, pois “não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento (II Pedro 3.9). A cada dia precisamos aproveitar as oportunidades de se preparar para a volta de Jesus.
Jesus está voltando. Prepare-se!


Nenhum comentário: