quinta-feira, 20 de março de 2008

O pastor: deveres do crente e igreja para com o pastor


1. CONSIDERÁ-LO MENSAGEIRO, DE DEUS

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (1 Cor 4:1)

E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. (Gal 4:14)

2. NÃO DESPREZÁ-LO, NA QUALIDADE DE PROFETA DE DEUS

Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. (Mat 10:40)

Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Luc 10:16)

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1 Tim 4:12)

3. OUVIR SUAS INSTRUÇÕES, BÍBLICAS

Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 2:7)

Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; (Mat 23:3)

4. SEGUIR-IMITAR SEU EXEMPLO, SANTO

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (1 Cor 11:1)

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. (Filip 3:17)

5. IMITAR SUA FÉ (DOUTRINA BÍBLICA, FÉ PURA)

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Heb 13:7)

6. TÊ-LO EM ALTA REPUTAÇÃO

Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra; (Filip 2:29)

E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (1 Tes 5:13) (Esta paz inclui a paz entre a igreja e seu pastor)

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1 Tim 5:17)

7. AMÁ-LO

Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça. (2 Cor 8:7)

Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; (1 Tes 3:6)

8. ORAR POR ELE

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; (Rom 15:30)

Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. (2 Cor 1:11)

E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, (Efé 6:19)

Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. (Heb 13:18)

9. OBEDECER-LHE

Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. (1 Cor 16:16)

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Heb 13:17)

10. DAR-LHE ALEGRIA

Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. (2 Cor 1:14)

E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. (2 Cor 2:3)

11. AJUDÁ-LO

Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. (Rom 16:9)

E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. (Filip 4:3)

12. SUSTENTÁ-LO

E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar à lei do SENHOR. (2 Cro 31:4)

Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? (1 Cor 9:7-11)

E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. (Gal 6:6)

13. ORAR PELO AUMENTO DO NÚMERO DE PASTORES (FIÉIS)

Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mat 9:38)


www.ilustrar.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Reveja teus coneceitos, podemos respeitar o homem de Deus.
mas não podemos concordar com suas atitudes se são diferentes do que a biblia diz.
Sejamos imitadores de Cristo, na humildade, na oração e em tudo, pois Cristo é Santo e Único.
Agora não vou concordar , tampouco aceitar repreensão da parte de um Pastor que não mora na igreja, nunca está presente, fala o que quer, não conversa, em almoços de confraternização não senta com os irmãos mas deve ser servido separadamente.

Conta pra mim irmão voce concorda com um homem que não corresponde aquilo que voce crê?