segunda-feira, 17 de março de 2008

Notícias do Sahel Africano


(Menina Zerma, que vive em uma cidade muçulmana chamada Gotheye – sul de Níger, onde vive parte do povo Songhai.)



“O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. Is. 9:2

Graça e Paz aos queridos e amados irmãos,

É com alegria e tristeza ao mesmo tempo que venho compartilhar com vocês; alegria por poder compartilhar e louvar a Deus por este tempo aqui, tristeza por aquilo que presenciei durante este tempo. Glorifico a Deus por este tempo aqui no oeste africano, tempo de aprendizado e crescimento. Agradeço a Deus pela vida de vocês por estarem segurando as cordas através da oração e investindo recursos, nos dando condições de fazer o trabalho aqui na África para a Glória de Deus.

Agradeço a Deus por esta oportunidade e privilégio de estar aqui no Oeste Africano, onde tive a oportunidade de orar por lugares, povos, pessoas, abençoando, tomando posse desta terra (Níger) para o Senhor e declarando a Salvação do Senhor nesta terra.

Olhando para este povo, um povo simples, humilde, sofrido e sem perspectiva de futuro, lutando no meio da adversidade da vida, da condição social e ambiental que cada dia são mais difíceis; sobrevivendo a cada dia, seu coração se comove.
Mas o que chama a atenção é que apesar de toda essa dificuldade nós podemos encontrar um sorriso estampado no rosto de uma criança, que não tem muitos motivos para isso, porém caminha sorrindo no caminho da vida em meio a pobreza e miséria.
Assim os povos do Oeste da África seguem resistindo, lutando no meio da adversidade e sobrevivendo.
Uma coisa sei, sei que o que realmente trará transformação total de vida é a Palavra de Deus no meio deles, “mas como ouviram se não quem pregue” Rm. 10:14.
Aqui estive em vilarejos sem presença de um cristão se quer, é muito triste ver esta realidade de perto; você pode andar em vários vilarejos, no meio do nada, cercado por deserto, pedras e montanhas sem testemunho de nenhum cristão. Vilarejos como o que eu estive acampado neste último dia 16/05, um acampamento Tuaregue – Os Senhores do Deserto – um povo muçulmano; estive ali e tive a oportunidade de passar uma noite em meio a este povo e orar por este povo.

Também estive em Ouagadougou em Burkina Fasso, onde conheci "F", que, aliás, nunca mais irei me esquecer deste garoto, um adolescente, que era amarrado junto a uma árvore e espancado por seu pai, mas que sabe o valor da vida e aprendeu desde de cedo a não desistir daquilo que acredita; que anda 10 Km para poder aprender a ler e escrever, porque sabe como isso vale a pena, que as vezes come rato porque é sua única refeição. Um garoto tímido, com um olhar triste, mas com um coração de ouro, que quem o conhece jamais poderá esquecê-lo. A realidade da África vai além do que imaginamos ou pensamos.

Nesta mesma cidade também tive a oportunidade de compartilhar de Jesus para com os garotos de nosso projeto de futebol, que inclusive alguns deles são muçulmanos, foi uma benção.
Gostaria que muitos do Brasil pudessem estar no Níger e ver esta realidade de perto, uma vida, uma história, um povo que luta para sobreviver, não viver, mas sobreviver.

Meu apelo e pedido aos irmãos é que orem para que Deus levante no meio da Igreja brasileira pessoas que “em nada considere a vida preciosa para si mesmo”* (At. 20:24 a), mas que estejam dispostas a se doarem, vivendo no meio destes povos no Sahel Africano, para que os "povos que vivem na terra da sombra da morte" possam ver a Luz e assim encontrem o Caminho, Jesus Cristo.
Orem louvando e agradecendo a Deus por este tempo no Níger e que Deus use todo este material que foi coletado para a Glória DEle.
Orem também pelo propósito desta viajem missionária, que é trazer um grupo de pastores e líderes da Igreja brasileira em Dezembro para verem e conhecerem de perto toda esta realidade que vive hoje o Oeste Africano, viabilizando assim o envio de mais obreiros para esta seara do Senhor.

Que o nosso Deus missionário vos abençoe grandemente,

No Amor de Cristo,
Cassiano Carvalho
Tel. contato: (35) 3438-2801

* Minha adaptação

Obs.: Por questão de segurança e preservação de identidade o nome deste adolescente não foi citado neste relato. E se existe alguém que leu este relato e esta interessado em saber maiores informações sobre a Expedição Missionária é só entrar em contato: cassianoac@yahoo.com.br

Nenhum comentário: