terça-feira, 4 de setembro de 2018

Como devo esperar e apressar a volta de Jesus


TEMA: Como Devo Esperar a Volta de Jesus – Tg 5:7-11
Vamos à leitura bíblica do texto de nossa referência, onde rogamos ao Espírito Santo que fale conosco: “
7.Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguardacom paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.

8.Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.

9.Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados.Eis que o juiz está às portas.

10.Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.

11.Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fimo Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
” (Tg5:7-11)Nossa meditação de hoje falará de como nós devemos nos comportarmos até a vinda de Jesus emsua glória e será o Espírito Santo quem nos irá ensinar, por meio de Tiago, o irmão do Senhor.Ele começa a dizer para sermos pacientes até à vinda do Senhor. Russel Shedd nos diz que a palavrano grego relativa à paciência
makrothum
ē
sate
não tem o mesmo sentido de que a palavra no grego
hupomon
ē
que está escrita no livro de Jó, cujo sentido denota paciência sob aflição. É outro tipo depaciência, tal qual uma expectativa.Ele mesmo explica o tipo da paciência: como a do lavrador que aguarda o precioso fruto da terra.Quem planta, tem a expetcativa da colheita. Ele sabe que a colheita virá, mas não será no diaseguinte, ou numa data que ele quer, mas no tempo em que ela estiver pronta para vir.Nada adianta eu plantar hoje e amanhã eu ir conferir, pois nada encontrarei. Também não adiantaeu ir e desenterrar a semente plantada para ver o progresso, pois isso vai acabar matando asemente. Eu plantei e agora devo esperar o fruto, mas como? Há cuidados que devemos tomar.Ele, então, repete: sede pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.Tiago em 108 versículos nos prescreve 54 mandamentos. Eu entendo que as duas frases denotamordenamento. Seja paciente! Fortalecei o vosso coração! E qual o motivo para assim tomarmos talatitude? A vinda do Senhor está próxima!No entanto, a todos os que foram dirigidas essas palavras morreram, inclusive o autor delas e nãoviram o cumprimento da volta de Jesus. O que isso significa para eles e para nós que estamos lendoe meditando na palavra de Deus? Houve algum erro do profeta? A palavra não é inspirada? Não creioque seja assim. Deus está nos ensinando que nosso viver deve ser de grande expectativa de suavinda e eu entendo porque.Creio que nosso momento de encontro com o Senhor é sempre hoje, agora, pois não sabemos seestaremos vivos dentro de um minuto. Estando nós vivos, o fato mais certo de nossa vida não é o

“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
dia de amanhã, mas o dia de hoje que pode ter o seu final. Nossa vida pertence a Deus e ele nosinstrui a vivermos de modo a que devemos estar a espera de Jesus, sendo pacientes e com ocoração fortalecido, a qualquer momento.Estávamos falando de paciência, não da paciência diante do sofrimento, mas da paciência dolavrador e de que o coração do lavrador deveria também estar firme, fortalecido na esperança, pois já as primeiras chuvas dão sinais de que estão por vir as últimas. Que dia maravilhoso será o dia doSenhor quando ele surgir e vier a nós como prometeu.Os homens ficarão pasmos, sem entenderem, confusos, mas os crentes fiéis se rejubilaram esaltearão de alegria e louvarão ao Senhor, pois vinda é a sua pessoa e o seu reino. Devemosaguardar o dia da vinda do Senhor com expectativa ardente, como se fosse ocorrer a qualquermomento. A morte é o evento mais certo para todo ser vivente, assim, para o crente deve sertambém a vinda do Senhor: a qualquer momento!Quem é paciente e está fortalecido não vai viver se queixando uns dos outros, pois sabe que a vindade seu Senhor está próxima. Será que eu não tenho motivos de queixas para com meu irmão e elepara comigo? Certamente que sim, mas não é isso que diz a palavra de Deus, se temos ou nãomotivos, mas que deixemos de lado tais questões e demandas contra os nossos irmãos.A palavra de Deus está nos pedindo para sublimarmos, isto é, desprezar as queixas, controvérsias,intrigas de nós para com os outros e vice-versa por causa da excelência que nos está reservado noencontro breve com o Senhor! Se o outro se queixa e nós revidamos ou vice-versa nós estamos forado propósito de Deus e rebeldes ao seu Espírito Santo.Muitos irão estufar o peito e se achar os donos da razão. Eu estou certo em minhas queixas, poiseste meu irmão é um nó-cego! Eu tenho razão! Qual é o mais sensato o que evita uma batida decarro ou o que passa por ela porque estava certo e cheio de razão? Se você se julga melhor do que oseu irmão, cuidado com o orgulho e a jactância. Diz-nos a palavra de Deus que seremos julgados namesma medida com que tivermos julgado ao nosso irmão e ainda que se nos acrescentará! Cuidado,pois!Muitos também são os casais que vivem se queixando um do outro porque estão cheios de razãopara dar e vender. Estão tão certos e convictos de que estão certos que se tornaram orgulhosos e jánão enxergam mais nada. Tornaram-se cegos e se esqueceram da palavra de Deus que diz para amulher: RESPEITE AO SEU MARIDO! E aos homens: AMAI AS VOSSAS MULHERES COMO CRISTOAMOU A SUA IGREJA.Já pensou se Cristo estivesse em queixa contra a igreja e a igreja conta Jesus? Assim é orelacionamento marido e mulher e Cristo e a igreja. Se você se acha superior, sublime, pois pertoestá o Senhor. ele nos disse que não nos queixemos uns dos outros para não sermos julgados, poiso juíz está às portas!Sai daqui então com esta convicção que se você tem queixa contra o seu irmão converse com Deusque irá te ajudar, mas não endureça o teu coração para não seres entregues a si mesmo e comerdos frutos das suas próprias ações as quais irá se lamentar demais depois do feito.Tiago então nos pede para nós que estamos aguardando a vinda do Senhor para qualquer momento,mais precisamente para o dia de hoje: tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas,
os quais falaram em nome do Senhor. Quem deles foram felizes? Ele mesmo dá a resposta: os queperseveraram firmes.Por último fala da paciência de Jó que suportou o sofrimento mais difícil que é o da aflição e que napaciência alcançou a bênção do Senhor quando este, o próprio Senhor, lhe apareceu numredemoinho e depois quando lhe restituiu tudo o que tinha perdido quando Jó orava por seusamigos. E se Jó não tivesse orado por seus amigos, mas se queixasse deles?Como então devemos aguardar a vinda de nosso Mestre e Senhor?

Com paciência! A paciência do lavrador.

Com um coração fortalecido na esperança de sua vinda a qualquer momento, especialmentehoje.

Não nos queixando uns dos outros, para não sermos julgados, mas sublimando, pois o JustoJuíz está às portas.

Tomando por modelo no sofrimento e na paciência os profetas que falaram em nome do Senhore que receberam por isso a injustiça, sendo felizes os que perseveraram firmes até o fim.

Sendo como Jó na paciência que diz respeito ao sofrimento.

Sabendo que o Senhor é terno de misericórdia e compassivo.Já vimos como devemos aguardar a vinda de nosso Mestre e Senhor, mas agora como apressá-la?Seria possível? O verso 7 de 2 Pe nos fala que para o Senhor um dia é como mil anos e mil anoscomo um dia. Para nós, humanos, 1000 dias representam quase 2 anos e 9 meses. É óbvio que osentido aqui é figurado dando-nos a entender que somente Deus é que conhece tais tempos.Vejamos o que diz o texto de 2 Pedro 3:9-18:

9. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelocontrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão quetodos cheguem ao arrependimento.10. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão comestrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obrasque nela existem serão atingidas.11. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os quevivem em santo procedimento e piedade,12. esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus,incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.13. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quaishabita justiça.14. Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdesachados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,15. e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nossoamado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
16. ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suasepístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveisdeturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.17. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não sucedaque, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;18. antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
 O verso 9 começa dizendo que o Senhor não retarda a sua promessa, mas pelo contrário! Ora, o queé contrário de retardar se não apressar? Alguns, diz o texto no vs 9, estavam pensando que oSenhor estava alongando a sua vinda e isso os afligia, por isso que Pedro lhes diz justamente ocontrário com relação a sua vinda.Com relação a sua vinda o Senhor está apressando, mas com relação a eles está sendo longânimonão querendo que ninguém pereça, antes que todos cheguem ao arrependimento. O que significadizer que o Senhor está sendo longânimo? No grego a palavra traduzida como longânimo é
μακροθυμε
 ῖ

que podemos compreender como ser paciente para conosco.Pelo menos neste texto de 2 Pedro vemos claramente que a crença de que o Senhor retarda a suapromessa está completamente infundada. O Senhor não retarda a sua volta, pelo contrário, a idéia éa de que ele a está apressando sendo, no entanto, paciente, longânimo, para com todos para queninguém pereça, antes que cheguem ao arrependimento.Então nos já temos a nossa primeira conclusão: quem apressa a vinda do Senhor é o próprio Senhor.No verso 12, Pedro nos diz para esperarmos e apressarmos a vinda do Senhor, como?Russel Shedd nos diz de forma magistral que o crente tem o privilégio de apressar a vinda do Senhorem primeiro lugar considerando e seguindo a vontade do Senhor (2 Pe 3:2), segundo, lembrandoque a graça preocupa mais o Senhor do que o juízo (2 Pe 3:8 e 9), em terceiro lugar vivendo emsanto procedimento e piedade (2 Pe 3:11) e, em quarto lugar, esperando vigilante, em paz esantidade (2 Pe 3:12 e 14 e Tt 2:13, 14; Lc 12:35-48).Eu ainda acrescentaria o que se encontra nos demais versículos deste mesmo capítulo que disse queem virtude de tais coisas, nós, os que esperamos o Senhor, devemos apressar a vinda do Senhorpor:1.

Nos empenharmos por sermos achados em paz, sem mácula e irrepreenssíveis. Empenhodenota esforço, combate, luta, vontade de fazer as coisas como devem ser feitas. Quem seempenha, se esforça e combate o bom combate. Repare que ele nos pede para sermos achadosem paz, sem mácula e irrepreenssíveis.Isso é demais! Como iremos nós suportar tanta carga? Você já reparou que para agir assim eter essa atitude você terá que abrir mão das suas razões? É tão difícil, por amor ao próximo,admitirmos algo que sabemos estarmos certos. No entanto, devemos confiar em Deus e não emnossa força e certeza. Jesus, nosso exemplo, confiou em seu Pai total e cabalmente para quenós seguíssemos seu exemplo.2.

Ter por salvação a longanimidade de nosso Senhor. E por falarmos de longanimidade, vejamosseu significado real no dicionário Aulete do UOL: “
(lon.ga.ni.mi.da.de) - sf. 1. Qualidade delongânime 2. Disposição natural do ânimo para suportar com serenidade e resignação as

“...eis que estou convosco todos os dias... “(Mt 28:20)
"
... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ...
"
(Fp 3:13,14).
contrariedades, insultos, vexames e ofensas: "Nunca se lhe ouvia um queixume, nunca articulouuma acusação contra Flores. Sofria todos os desmandos do marido com resignação elonganimidade." (Lima Barreto, Clara dos Anjos)) 3. Esquecimento completo de males e revesessofridos 4. Generosidade, magnanimidade. [F.: Do lat. tard. longanimitas, atis.]
” Nosso Senhor foi nosso exemplo de longanimidade ao suportar sobre si a afronta de seusalgozes, inimigos e de todos que se opuseram a ele. Sabem porque ele tudo suportou? Por amorde nós e por obediência ao seu Pai. Sua confiança em seu Pai era tão grande que tudo aceitavasem se opor. Jesus, de fato, sabia o que é Deus no controle de tudo e de todas as coisas.Reparem que Pedro também cita o apóstolo Paulo como aquele que comentou sobre alonganimidade do Senhor. Adverte, no entanto, para não sermos os ignorantes e instáveis quetudo deturpam para sua própria destruição.3.

Acautelamo-nos para não suceder sermos arrastados pelo erro dos insubordinados, isto paranão cairmos da nossa firmeza. Quem está firme deve tomar cuidado para permanecer comoestá e assim nenhum vento contrário irá os abater.4.

Crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a quem é aglória tanto no presente momento como no futuro. O meu lema é BUSCANDO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, mas taí um outro lema interessante: CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. [Que tal, meus filhos, um lema desses para a vida de vocês?]Agindo assim saberemos tanto esperar como apressar a vinda de nosso Senhor.

Ref.:http://www.bibliaonline.com.br   
Bíblia Russel Shedd

A Deus toda a glória. Amém!

Nenhum comentário: