sexta-feira, 21 de setembro de 2018

AS 3 ESTRATEGIAS DO INIMIGO DA SEMENTE

AS 3 ESTRATEGIAS INIMIGO DA SEMENTE
                                                                                                          
Mc 4:1-20
Introdução:
Meus amados irmãos! O texto sobre o qual vamos meditar hoje é o da parábola do semeador.
Quando nos lemos os 4 evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João nós logo descobrimos que o principal método que Jesus usou para ensinar foi através de parábolas.
Parábolas são histórias de acontecimentos do dia-a-dia que Jesus usava para ilustrar verdades espirituais
Interessante que apenas João não registrou a parábola do semeador, mas ela registrada em 3 evangelhos: Mt 13:1-23, Mc4:1-20 e Lc 8:4-15.
Está parábola é a única parábola da bíblia que Jesus contou para a multidão,
 E depois reuniu os seus discípulos em particular, e explicou para eles o significado dela.
Nesta parábola 3 personagens se destacam: o semeador, a semente e os solos.
O semeador: são aqueles que pregam a palavra de Deus, que semeiam a semente.
A semente: é palavra de Deus, o evangelho que Jesus nos deixou com a tarefa de anunciá-lo.
O solo: é o coração daqueles que recebem a semente, que é a palavra de Deus.
Ouvimos constantemente na igreja pregações, ensinos e até musicas falando da parábola do semeador,
Há poucos dias atrás na escola bíblica dominical, nos tivemos uma lição abençoada falando desta parábola,
Mas, eu quero aqui deixar um pouco de lado o semeador, a semente, os solos e falar dos: AS 3 ESTRATEGIAS DO INIMIGO DA SEMENTE. Vejamos então:
 A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS.
Antes de falar dos adversários da semente, eu preciso aprofundar um pouco mais a respeito desta semente.
Como já disse a semente é a Palavra de Deus.
A bíblia diz em Tg 1:18. Que a palavra de Deus gera.
A  bíblia diz em Tg 1:21. Que a palavra de Deus salva.
A bíblia diz em 1 Pe 1:23 que a palavra de Deus regenera.
A bíblia diz em Jo 8:32 que a palavra de Deus liberta.
A bíblia diz em Rm 10:17 que a palavra de Deus produz fé.
A bíblia diz em Jo 17:17 que a palavra de Deus santifica.
=  A bíblia diz em Jo 6:44-45 que a palavra de Deus nos atrai a Deus.
A semente do semeador é a Palavra de Deus
Em Hb 1:3. A bíblia diz que: - O Senhor sustenta todas as coisas pela sua Palavra de seu Poder. Se nós estamos de pé hoje é graças à sua Palavra.
A bíblia  diz no 
Sl 119:105 Que  a palavra de Deus é  lâmpada para os pés.
A bíblia diz em 
Ef 6:17 que a palavra de Deus é a  espada do Espírito.
A bíblia diz em 
Hb 4:12 que a palavra de Deus e eficaz, e  mais penetrante que espada de dois gumes.
a palavra de Deus é Purificadora. Disse o Salmista:  
- como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a sua PalavraSl 119:9.a palavra de Deus nos livra de pecar: O mesmo Salmista disse:  - escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra tiSl 119:11.
A semente do semeador é palavra de Deus, veja alguns conceitos importantes sobre a palavra de Deus.
Pela Palavra, tudo o que existe foi feito. - Disse Deus: haja luz... e houve luz. Gn 1o diabo tentou Jesus no deserto, mas, pela palavra Jesus o venceu dizendo: - Está escrito, está escrito, escrito...Mt 4
o Próprio Jesus é comparado à Palavra: 
- No princípio era o Verbo e verbo estava com Deus e verbo era DeusJo 1:1.
- E o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos  a sua gloria, gloria como unigênito do PaiJo 11:14.
O verbo é a palavra que exprime ação. Jesus é a Palavra em Ação. Jesus é o verbo de Deus, a palavra viva de Deus revelada.
Alias não dá pra separar a palavra de Deus de Deus, Jesus Cristo é revelação viva de Deus, a bíblia é a revelação escrita de Deus.
Jesus é a própria palavra, e a palavra de Deus e verdade, por isso ele mesmo disse: - conhecereis a verdade e a verdade vós libertará. Jo 8:31.
A semente que o semeador sai a semear é a palavra de Deus, a semente que o semeador sai a semear  é Jesus Cristo.
Infelizmente existem pessoas por ai que dizem que são semeadores, mas estão semeando sementes erradas,
Não adianta semear salvação pelas obras, a salvação é somente através da pessoa bendita de Jesus Cristo.
Não adianta nada também misturar outras sementes com a semente do evangelho, tem gente por ai misturando com o evangelho a teologia da prosperidade, inovações humanas, tradições mundanas...
Não misture nada com esta semente, pregue à genuína e pura palavra de Deus, e deixa que o Espírito Santo faça esta semente germinar e dar frutos para gloria do nome de Jesus.
Na verdade o resultado não depende de quem planta, o resultado depende da semente e do tipo do solo onde a semente foi plantada.
A semente é sempre a mesma; a palavra de Deus, o semeador pode ser diferente, mas o resultado depende do solo,
 O DIABO É O INIMIGO DA SEMENTE.
Bom a semente é a palavra de Deus,  e a palavra de Deus  edifica, produz fé, santifica fortalece...
Quando a palavra de Deus permanece na vida do crente, Jesus disse que tudo que o crente pede será feito.
- Se vós permanecerdes  em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Jo 15:7.
Agora, o diabo, o nosso adversário faz de tudo pra que esta palavra não permaneça em nós,
Ele não quer que a palavra de Deus, que a divina semente permaneça na nossa vida.
Então ela usa suas estratégias, para roubar, secar e sufocar a semente. Vejamos quais são estas estratégias:
1º estratégia do inimigo da semente: roubar a semente
Na parábola do semeador, Jesus disse que o semeador saiu a semear, e uma parte da semente caiu a beira do caminho, e vieram as aves do céu e comeram a semente.Mc 4:4.depois quando estava a sós com os seus discípulos Jesus explicou o significado disto dizendo:
- a semente que caiu a beira do caminho, são aqueles que ouvem a palavra, mas logo vem satanás e rouba a palavra que foi semeada neles Mc 4:15.
Ei  não foi isto que o nosso Jesus disse: - o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir... Jo 10:10.
Sabe como o diabo age para roubar a semente do coração¿ ele usa as distrações, ele usa as aves do céu os passarinhos. Preste bem atenção!
Você sai do trabalho a tarde, corre pra casa, e começa se arrumar para vir a igreja, é dia de culto de ensino, dia ouvir a palavra de Deus, receber a semente divina.
Toma banho, veste a roupa, calça os sapatos, coloca um perfume, estica o cabelo pra lá pra cá, coloca um prendedor no cabelo,
Mas na hora de sair, o diabo manda um passarinho, a criança vai a cozinha e derrama suco na roupa, e ai você diz: - pronto! Não vou mais à igreja não! O diabo roubou a semente!
Você esta tranqüilo, sossegado no dia de folga, e ai pensa assim: - vou ler a bíblia! Vou tirar um tempinho pra receber a semente!
Mas quando você começa a leitura o diabo manda um passarinho o telefone toca, é aquela Irma fofoqueira que vai ficar meia hora no telefone falando dos outros,pronto o diabo roubou a semente!
Outra hora, você esta na igreja, ouvindo a palavra, a semente está sendo plantada no seu coração,
 Você tá se alegrando sentindo  a presença enquanto ouve  e aprende a palavra.
Ai o diabo envia um passarinho,
A  irmã do lado te da um cutucão, pra pode te mostrar e falar da roupa da outra irmã, pronto, o diabo roubou a semente!
O irmão do seu lado te cutuca pra te vender um carro na hora da pregação,  pronto o diabo roubou a semente!
Ei! Se qualquer um destas coisas acontecerem com você, na hora de ir pra igreja, na hora do culto, na hora da pregação!
Diga pro passarinho que o diabo enviou; - sai pra lá satanás!  Agora é hora de ouvir a palavra de Deus!
Se foi a roupa do menino que sujou na hora de ir pra igreja, não perturbe, não xingue, leva ele no quarto troca a roupa dele e diga:
- Diabo! Eu te conheço! Seu chifrudo! Rabudo! O sangue de Jesus tem poder!
Vamos embora pra igreja por que hoje Jesus estará no nosso meio e ele tem uma palavra para nós!
Se a irmã fofoqueira te liga na hora que você lendo, diga pra ela:  - eu não tenho tempo pra fofoca por que estou lendo a palavra de Deus,
Se alguém que te atrapalhar na hora do culto diga pra esta pessoa: - por favor, não me atrapalhe na hora da mensagem!
Cuidado irmão! A semente que é lançada na beira do caminho, mas, o diabo usa os passarinhos para comê-la,
Diga assim comigo: - sai pra lá passarinho! Não me distraia!
Isto quer dizer o diabo usa as distrações para te impedir de receber a semente da palavra de Deus.
Cuidado com passarinho, ele é bonitinho! Tem uma bela plumagem, os olhinhos brilhantes; voa bem alto; assovia muito bem; mas ele só quer devorar a sua semente.
Nos dias atuais existem uns passarinhos poderosos por ai roubando a semente de muitos crentes.
Pastor não to entendendo! Que passarinhos são estes¿ eu te explico!
Programas de televisão, facebook, watsapp...
Não to dizendo  você não pode usar estas coisas, se você souber usar a TV e as redes sócias elas até podem ser úteis,
 Para evangelização, para se comunicar com as pessoas que estão longe, para pesquisas e até para entretenimento.
O que eu to dizendo é que você não pode deixar o diabo usar estas coisas para roubar o tempo que você tem para se dedicar a ouvir e aprender a palavra de Deus.
Nada neste mundo pode nos distrair nada neste mundo pode roubar a semente que Deus colocou no nosso coração que é a sua palavra!
- E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
 Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem. Lc 21:34-36. 
2º estratégia do inimigo da semente: não permitir a semente aprofundar.
Na parábola do semeador Jesus disse que outra parte da semente caiu onde não tinha muita terra, e veio o sol e queimou a semente, por que não tinha raiz. Mc 4:5-6.
Depois Jesus explicou para os seus discípulos, que  este solo rochoso, são aqueles que ouvem a palavra, recebem com alegria, mas não tem profundidade,
Não tem raiz, e quando vêm as lutas as perseguições, eles logo desistem por que não tem profundidade. Mc 4:16-17.
Agora, preste atenção! A 1º estratégia do adversário da semente é, enviar os passarinhos, as distrações,
A 2º estratégia do inimigo da semente é enviar pedras,pedra é aquilo que impede a semente de aprofundar, de criar raízes.
Quando nós lemos a bíblia, quando nos estudamos a palavra de Deus, nós criamos raízes, e quando nos criamos raízes nós não caímos tão facilmente.
 O inimigo da semente que é o diabo sabe disso, e ele sabe também que o sofrimento, as tribulações as perseguições faz com que muitos crentes deixem a fé.
Então ele começa enviar pedras, discórdias na família, contendas na igreja, perseguição no trabalho, no colégio...
As pedras que diabo envia têm a finalidade de sufocar a semente, impedir a semente de criar raízes.
Ei! Nos precisamos aprender a lidar com as pedras, não podemos deixar as pedras sufocar a semente que foi plantada nos nossos corações.
Faça como fez Jacó, Jacó sabia lidar com as pedras;  ele  estava fugindo de Esaú seu irmão que queria matá-lo.
No meio do deserto, Jacó estava cansado,  preocupado, não tinha nem mesmo onde dormir,
Mas ele encontrou ali uma pedra, e fez dela um travesseiro, e dormiu tranquilamente, e ainda viu o céu aberto e teve um encontro com Deus. Gn 28:11-12.
Quantas vezes  o diabo querendo sufocar a semente, coloca pedras enormes na nossa vida;
 Dificuldades com a família, problemas financeiros, problemas na igreja, enfermidades...
São pedras que parecem impossíveis de serem tiradas, mas façamos como Jacó, se não dá pra remover a pedra faça dela um travesseiro.
Ao invés de ficar reclamando, murmurando, vamos descansar em Deus, vamos colocar nossos problemas e dificuldades nas mãos dele.
Jesus disse- Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Mt 11.28
O diabo gosta de colocar pedras no nosso caminho, para impedir a semente de criar raízes,
Mas, quando nos colocamos estas pedras nãos mãos de Deus as coisas começam mudar
E ai nós temos que aprender mais um pouco ainda com Jacó, primeiro ele fez um travesseiro com a pedra,
Mas agora ele vai longe ainda ele pega a pedra e faz um altar com ela para adorar a Deus
- tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna sobre cujo topo entornou azeite.
E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. Gn 28:18-19.
Quantas pessoas que quando surge uma pedra no caminho, param  de ir a igreja, param orar, param de ler a bíblia,
Jacó faz diferente pega a pedra, faz travesseiro e depois pega a mesma pedra e faz um altar e adora o Senhor!
Ei! As pedras que o diabo coloca em nosso caminho não podem sufocar a semente que Deus plantou no nosso coração.
Mesmo que você esteja entre as pedras, continue adorando a Deus, continue colocando tudo nas mãos dele e ele vai te dar a vitoria!
Como estão suas raízes¿ rasas ou profundas¿ seestiverem rasas elas serão arrancadas pelo vendaval das lutas e perseguições.
Mas se estivem profundas as pedras que o diabo lançam, não vão sufocar a sua semente.
3º estratégia do inimigo da semente: sufocar a semente.
Na parábola do semeador Jesus disse que outra parte da semente caiu entre espinhos, e crescendo os espinhos a sufocaram, e não deu fruto. Mc 4:7.
Depois em Jesus explicou aos seus discípulos que esta semente é a que caiu entre o espinhos,
São aqueles que ouvem a palavra, mas os cuidados do, a fascinação das riquezas, e demais ambições entram e sufocam a semente, e ela fica infrutífera. Mc 4:18-19.
Na 1a estratégia o inimigo envia os passarinhos, na 2a estratégia o inimigo envia as pedras; na 3a estratégia ele envia os espinhos.
a estratégia do diabo aqui agora é sufocar a semente, com os cuidados, ambições deste mundo.
Não tem nada de errado em querer ganhar dinheiro, prosperar, comprar casa, carro, dar um condição financeira boa para os nosso filhos, isto não é errado!
Alias a nossa obrigação e trabalhar para não faltar nada na nossa casa e dar o melhor para nossa família.
O problema é quando o inimigo da semente usa estas coisas como uma fascinação pelas coisas materiais, e com isto nos sufocamos a semente,
Que é a palavra de Deus que foi plantada em nossos corações e precisa frutificar e dar frutos.
O dinheiro é uma bênção, mas o amor ao dinheiro é um espinho que sufoca a semente da palavra de Deus. Paulo disse:
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores1 Tm 6:10.
Jesus também falou do perigo do dinheiro tornar-se um deus na vida do homem.
- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. M 6:24.
Tem gente que faz de tudo pra ganhar dinheiro: mente, engana, rouba, pratica suborno, mata...
Por causa do amor ao dinheiro casais se separam amizades são desfeitas, filhos ficam contra pais e pais ficam contra filhos, pessoas tiram a vida dos outros.
É claro que o dinheiro pode sim ser um bênção, quando ele é meio pelo qual alcançamos alguns valores da vida.
Que bênção você ganhar dinheiro e ter o sustento para sua família, ter  o  seu carro pra andar, sua casa própria pra morar,
Que bênção você ter dinheiro pra um momento de lazer com a sua família, que bênção você ter dinheiro pra ser um dizimista na casa de Deus, um ofertante,
Que você poder ajudar a construção do templo, ajudar a obra missionária, ajudar alguém que precisa de uma cesta, de um remédio, de pagar uma conta de luz...
O dinheiro pode sim ser uma bênção quando, nós sabemos como usá-lo, e não deixamos que ele se torne um espinho que sufoca a palavra de Deus na nossa vida
 Peça sabedoria para Deus para ganhar honestamente o seu dinheiro, e depois peça sabedoria também para saber gastar o dinheiro Deus te deu.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Is 55:2.
CONCLUSÃO:
A palavra de Deus é a semente, que o semeador semeou no solo do meu e do seu coração,
Se o nosso coração for uma terra boa, esta semente vai frutificar e vai dar frutos, a trinta, a sessenta e até cem por um.
Agora, jamais se esqueça do inimigo da semente, o inimigo da palavra de Deus, que é o diabo,
Ele continua por ai usando as suas estratégias malignas, para impedir o crescimento da semente.
São os pássaros na beira do caminho: as distrações.
São as pedras colocadas para que a semente no crie raízes.
São os espinhos; as ambições deste mundo que sufocam a semente.
Mas eu creio que se nos vigiarmos, se nos colocarmos nossos problemas nas mãos de Deus,  se amarmos a Deus mais do que as coisas deste mundo,
O nosso coração será uma terra boa, onde a semente vai germinar, vai crescer e vai dar muitos frutos para gloria do nome de Jesus!
Repita comigo: o meu coração não é o solo a beira do caminho, o meu coração não é um solo rochoso, o meu coração não é um solo cheio de espinhos.

O meu coração é uma terra boa! Onde  semente será lançada e dará frutos com abundancia.

Nenhum comentário: